Limpar a casa todos os dias 2 vezes ao dia é normal?

15 respostas
Limpar a casa todos os dias 2 vezes ao dia é normal?
Olá, veja bem! Depende de que tipo de limpeza estamos falando, mas, se essa necessidade de manter o ambiente limpo e organizado te faz ficar refém da casa e te gera sofrimento, talvez fosse melhor investigar com um profissional. Pense com carinho no seu bem-estar! Fico a disposição. Abçs,

Oi! Como vai? A compreensão do que é normal pode variar muito de pessoa para pessoa. Por isso, temos que ver o que essa arrumação significa para você e como ela te impacta. Se você se pergunta se é normal, possivelmente estamos lidando com algo que te incomoda em algum nível. Importante marcar uma consulta com uma profissional da psicologia para falar sobre o assunto!
Olá! O conceito de normalidade varia muito para cada indivíduo e por esta razão não temos condições para mensurar.Agora, se este comportamento está te incomodando e não está sendo natural para você, é interessante investigar o que está querendo dizer para você, e talvez sozinha não tenha condições de entender. Por esta razão, a escuta qualificada de um profissional poderá ser um grande auxílio neste momento.
Olá, pode ser perfeitamente normal a depender dos motivos, da sua rotina, de como é feita essa limpeza... Mas se algo está fora do que é normal para você ou te incomoda... se essa limpeza é compulsiva, se te deixa angustiado(a) quando você não consegue fazer etc pode ser importante conversar com um profissional de psicologia e entender melhor seu momento e buscar ajuda.
Se for uma escolha saudável, tudo bem . Agora se vc já está questionando é porque está incomodando. Precisa verificar seu comportamento.
Ser normal fazer algo ou não, como as colegas falaram, é relativo. Há quanto tempo tem esse hábito? Como se sente em relação a ele?
Ser normal ou não depende de como seria essa limpeza, seu momento de vida, hábitos aprendidos, entre outros. Existem muitos motivos que podem justificar você querer limpar a casa 2 vezes ao dia, poeira excessiva, querer ocupar o tempo para não se sentir sozinha, ter alguém com a saúde frágil em casa, sua forma de demonstrar amor as pessoas que vivem com você, entre muitos outros.
Por outro lado, precisamos estar atentos a nós mesmas, em especial, as mães. Temos a tendência a querer manter a casa sempre limpa e organizada e bem sabemos que o serviço doméstico não termina nunca, se focarmos nele.
Então, pense em você e procure alternar sua rotina em afazeres domésticos e lazer. Caso sinta dificuldade em reduzir a rotina de trabalho, a terapia pode lhe ajudar a entender o porquê desse comportamento.
Olá. Para poder entender o que significa pra você esse limpar a casa, te proponho uma conversa sem compromisso. Sinta-se a vontade para me mandar uma mensagem
Olá! Conforme as colegas falaram é muito relativo. Seria bom analisar esses motivos que a levam a limpar a casa todos os dias 2 vezes ao dia, e se perguntar; se isso é realmente uma necessidade, se é algo que você não consegue ficar sem fazer, se te traz sofrimento, se é algo compulsivo que te deixa ansiosa etc. Pode ser um quadro de Transtorno Obsessivo Compulsivo ou não, por isso o indicado seria procurar por ajuda profissional. Fico à disposição, abraço!
Olá! Conforme dito acima, mais importante do que pensar se determinada atitude é normal ou não, é avaliar o sofrimento que tal ação repetida traz, ou a necessidade de se realizar tal ação para se ter alívio. Ou seja, o contexto em que a ação é realizada! Não sei se quem limpa a casa todos os dias é você ou alguém de se relacionamento, mas a minha sugestão é avaliar se existe algum sofrimento, e de quem! Se quiser conversar mais a respeito, entre em contato!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento de sofrimento psiquico - R$ 200
Olá! O que é normal para uma pessoa, pode não ser para outra. Por isso, é tão difícil responder a sua pergunta, principalmente sem ter acesso ao contexto no qual o comportamento que relata acontece. Ao invés de se questionar sobre o que seria normal nessa situação, pergunte a si o que limpar a casa 2 vezes ao dia significa para você e se existe algum nível de sofrimento associado a essa prática. Caso essa situação não gere incômodo, não tem com o que se preocupar. Mas se causar o efeito contrário, é válido iniciar a psicoterapia para trabalhar melhor essas questões. Cuide-se bem!
Olá, como os colegas já mencionaram se esse ato não traz angústia e mal estar não tem problema. Caso contrário, considero importante a busca de uma psicoterapia para avaliar os reais motivos dessa necessidade. Estou a disposição!
Olá! Na maioria dos casos é comum sim as pessoas manterem os ambientes da casa limpos. Entretanto, se isso lhe tem causado incomodo ou atrapalhado seu cotidiano, independente se é normal ou não, seria importante procurar um psicanalista para endereçar essas questões e buscar elaborar o que está associado com essa limpeza constante.
Olá! Depende de como você se sente fazendo essa limpeza. Isso está fazendo bem ou mal para você? Será que o ato de limpar a casa 2 vezes ao dia está associado a algo que está lhe trazendo sofrimento e você não consegue lidar? Está fugindo de algum assunto do qual precisa cuidar? Sugiro fazer psicoterapia para ter essas e outras respostas. Um abraço!
Olá! Depende. A casa está sendo ocupada por mais pessoas ou ela está sujando mais? Observe se esta sendo sua principal ocupação. Podemos rever este contexto detalhadamente em consulta ou tente refletir a respeito de qual ganho tem neste comportamento. De qualquer forma para saber se tem um prejuízo em sua saúde e qual intensidade, seria necessário uma avaliação mais completa.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Limpar a casa duas vezes por dia pode ser normal para algumas pessoas, dependendo do nível de limpeza que preferem ou das condições da casa, como se há muitos moradores ou animais de estimação. No entanto, se a limpeza frequente estiver associada a sentimentos de ansiedade, compulsão, ou se estiver interferindo nas atividades diárias e na qualidade de vida, pode ser um sinal de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) ou outra condição relacionada à ansiedade. Se você ou alguém próximo sente que essa necessidade de limpeza está causando desconforto ou impacto negativo, seria útil conversar com um psicólogo ou psiquiatra para avaliação.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!