Li que alguns anticoncepcionais podem interferir negativamente na libido da mulher. Mas comigo foi diferente,

6 respostas
Li que alguns anticoncepcionais podem interferir negativamente na libido da mulher. Mas comigo foi diferente, quando eu fazia uso de anticoncepcional, senti minha libido "em alta". Parei de tomar e voltei ao normal. Como se explica isso?? Obs.: eu tomava o Diane 35.
Olá, com exceção do DIU, é normal que os anticoncepcionais causam uma queda na libido. No seu caso, pode estar ligado a fatores psicológicos. Talvez o método lhe dava mais segurança e elevação do auto estima, e esses fatores contribuíram psicologicamente com a manutenção ou elevação da libido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Libido é algo complexo que tanto tem a ver com fatores biológicos, como psicológicos. Agora o que eu achei interessante foi você dizer que com a retirada do anticoncepcional as coisas "voltaram ao normal" e aí fiquei em dúvida sobre o que exatamente aconteceu e se isso teve algum impacto negativo na sua vida sexual - o que seria algo para se dar um pouco mais de atenção. Um abraço!
Olá, o melhor a fazer é procurar a ajuda da sua ginecologista, em caso de administração de qualquer medicamento, inclusive anticoncepcionais, pois cada um deles contêm dosagens e tipos de hormônios distintos. O que posso dizer com segurança é que diferentes organismos podem responder de diferentes maneiras com o uso de determinadas substâncias. Inclusive na bula do seu anticoncepcional você pode consultar o tópico "reações adversas ou efeitos colaterais" e constatar que o tanto a diminuição da libido como o seu aumento podem ocorrer, o que indica que foram estes os achados das pesquisas realizadas previamente. Espero tê-la ajudado.
O anticoncepcional Diane, também pode aumentar a libido em alguns casos, pesquise a respeito. No geral, tem - se que as pílulas anticoncepcionais podem diminuir a libido,porem há sempre exceções em toda regra e o ser humano é muito complexo para se estabelecer um padrão. Você ficou incomodada com o aumento de sua libido? Como ela era antes? Parou a pilula para comparar se sua libido voltaria ao normal ou por outro motivo?
Uma das coisas que mais tiram a tranquilidade de uma mulher é a possibilidade de engravidar sem querer. Com certeza você se soltou mais, se permitiu mais em sua prática sexual, quando tomava remédios anticonceptivos. Paz e Bem!
Olá, tudo bem? Em relação ao uso de anticoncepcionais e o aumento ou diminuição da libido, a literatura médica ainda apresenta muitas controvérsias. Há estudos que evidenciam a diminuição da libido decorrente da dosagem dos hormônios. Entretanto, cada organismo pode reagir de uma maneira diferente. Existe uma série de crenças relacionadas com o uso do anticoncepcional (como alterações do humor, aumento de peso) que acabam influenciando as pessoas que fazem uso da medicação. Pessoas com suscetibilidade a ansiedade podem acabar tendo várias dos efeitos colaterais por somatização. A libido não tem relação apenas com os níveis de hormônios , mas principalmente com os hábitos de vida da pessoa e o que ela pensa sobre o tema do sexo. O que você considera normal hoje está bom para você? Se não, procure ajuda de um terapeuta para trabalhar essas questões. Um abraço.

Especialistas

Párvati Cortez

Párvati Cortez

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Sylvia Murrieta

Sylvia Murrieta

Psicólogo, Psicanalista

Brasília

Debora Gill

Debora Gill

Psicólogo

Rio de Janeiro

Eliana Vaz Fávero

Eliana Vaz Fávero

Psicólogo, Terapeuta complementar

Osasco

Mayara Zaqueo Diniz

Mayara Zaqueo Diniz

Psicólogo

São Carlos

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 210 perguntas sobre Distúrbios na libido
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.