Lexapro 10 mg e quetiapina 25 mg é eficaz para o tratamento de depressão bipolar?

3 respostas
Lexapro 10 mg e quetiapina 25 mg é eficaz para o tratamento de depressão bipolar?
Esses dois medicamentos podem sim ser usados no tratamento da depressão bipolar, porém está faltando um medicamento estabilizador do humor nessa prescrição. O lexapro (escitalopram) é um ótimo antidepressivo, porém não deve ser usado em monoterapia na depressão bipolar. A quetiapina nessa dose (25mg) tem ação sedativa, mas não tem ação antidepressiva nem estabilizadora do humor. Consulte o seu psiquiatra para saber qual planejamento terapêutico esse profissional traçou para o seu caso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Tanto o lexapro como a quetiapina são duas medicações boas e eficazes para tratamento do transtorno bipolar. Há duas ressalvas entretanto:
1 O lexapro (escitalopram), assim como qualquer antidepressivo, não pode ser utilizado sozinho para tratamento de depressão bipolar. Sempre deve haver um estabilizador do humor junto.
2 A quetiapina é um dos melhores estabilizadores do humor utilizados para tratamento da depressão bipolar. Porém, a dose de 25 mg ao dia é muito baixa. Imagino que o seu médico te passou uma dose inicial e pretende progredir a dosagem.
Nunca altere a dosagem as medicações por conta própria sem falar com o teu médico! Ele é a pessoa mais indicada para avaliar a necessidade de ajuste das medicações!
O transtorno bipolar deve ser diagnosticado devidamente por profissionais. E os medicamentos só podem ser receitados por médicos responsáveis pelo tratamento. Os efeitos provocados pelos medicamentos variam de pessoa para pessoa, por isso é importante a pessoa ser acompanhada devidamente por um profissional da área médica e, através dos relatos do paciente, o médico poderá administrar a medicação mais apropriada. Por isso não é possível generalizar o tratamento a partir da patologia somente. E é de suma importante o acompanhamento terapêutico por profissionais da área da psicologia/psicanálise. Em terapia, o paciente poderá ter uma melhor compreensão da origem de seus conflitos e, por consequencia, potencial para dissolvê-los.

Especialistas

Camilla Casarin Francisco

Camilla Casarin Francisco

Psiquiatra

Umuarama

Caroline Zurawski Sisto

Caroline Zurawski Sisto

Psicólogo

Porto Alegre

Viviane Nóbrega

Viviane Nóbrega

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Ana Larissa Marques Perissini

Ana Larissa Marques Perissini

Psicólogo, Sexólogo

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 944 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.