Levando em consideração que a cafeina em doses adequadas podem aumentar a disponibilidade de dopamina

7 respostas
Levando em consideração que a cafeina em doses adequadas podem aumentar a disponibilidade de dopamina no organismo, seria correto afirmar que ela pode aliviar os sintomas de TDAH no adulto? Não dispondo de acesso ao metilfenidato atualmente tenho tomado capsulas de cafeina para diminuir os sintomas.
Prezado!
Realmente não procede sua pergunta, consulte ao médico de sua confiança com relação aos efeitos e eficácia do medicamento que irá tomar. Caso necessite faça um Avaliação Neuropsicologica para investigar as funções cognitivas para comprovar o TDAH.
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Dificilmente a cafeína irá pelo menos aliviar as dificuldades de quem sofre com TDAH. O principal efeito da cafeína não seria aumentar a disponibilidade de dopamina nas regiões cerebrais que precisam desse aporte para o alívio do déficit de atenção e da hiperatividade. A principal ação seria sobre a adenosina, que promove o sono. Além disso, desenvolmemos tolerância (ou seja, o efeito da substância será cada vez menor) à cafeína, até por sermos consumidores de café desde pelo menos a adolescência. O melhor para você é realmente buscar uma opinião profissional de médico(a) ou psicólogo(a) a fim de avaliar primeiramente se você sofre de TDAH realmente. Espero ter contribuído!
Olá, você já tentou cortar o glúten e o leite da alimentação? Novos estudos estão apontando que 18% da população com TDAH possuem doença celíaca e retirando esses alimentos o TDAH melhora ou até a pessoa fica boa em alguns casos. Já que está com dificuldades com a aquisição do medicamento, poderia procurar um médico para examinar se é seu caso, mas só exame de sangue não detecta, precisa também da biopsia do duodeno para confirmar se é o caso. Caso seja, precisará de um psicólogo para ajudar a superar os novos problemas que irá encontrar por não poder comer na rua, etc...
Sua percepção está correta. A cafeína foi usada no passado na terapia do transtorno de déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) e há pesquisas no sentido de restabelecer seu uso. No entanto, ainda não foi suficientemente estudada e, portanto, não foi aprovada e você deve procurar acesso às medicações convencionais.

Se a dificuldade de acesso for por motivos financeiros e você consegue comprovar esta dificuldade, por vezes é possível entrar com um mandado de segurança contra o Estado e obter o fornecimento gratuito.

Referências

Ioannidis K et al. Ostracising caffeine from the pharmacologic arsenal for attention-deficit hyperactivity disorder - what is the correct decision? A literature review J Psychopharlacol 2014 v. 28 p. 830-6

Pandolfo P. et al. Caffeine regulates frontocorticostriatal dopamine transporter density and improves attention and cognitive deficits in animal model of attention deficit hyperactivity disorder Eur Neuropsychopharmacol 2013 v. 23 p. 317-28
TDAH quando não tratado está frequentemente associado com baixo
desempenho acadêmico, problemas de relacionamento com amigos, familiares e
professores, aumento da criminalidade e acidentes. Além disso o paciente chega a
desenvolver sintomas psiquiátricos como ansiedade, depressão e abuso de
substâncias; os tratamentos para TDAH são variados e incluem o acompanhamento
de psicólogo e intervenções farmacológicas. Existem estudos que em alguns casos( varia consideravelmente entre os indivíduos) a cafeina realmente melhora seu estado de alerta e cognição. Então seria correto afirmar que em alguns casos sim.
A cafeina é um estimulante que pode causar dependência. O metilfenidato, não
Complementando as respostas, também é importante o processo psicoterápico. Existem locais de atendimento facilitado economicamente, A terapia auxilia incluindo métodos de suporte e recursos complementando algumas dificuldades do do acometimento; bem como aspectos que repercutem psicologicamente no paciente.
Um abraço, cuide-se.

Especialistas

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Patrícia Moreira

Patrícia Moreira

Psicólogo

Manaus

Bianca Caroline Secco Silva

Bianca Caroline Secco Silva

Psicólogo

São Paulo

Solange Heckler

Solange Heckler

Psicólogo

Carlos Barbosa

Thais Hernandes Kiesel

Thais Hernandes Kiesel

Psicólogo

Taboão Da Serra

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.