Levando a pessoa num momento depressivo, conseguirão diagnosticar a bipolaridade??? pois quando em mania

6 respostas
Levando a pessoa num momento depressivo, conseguirão diagnosticar a bipolaridade??? pois quando em mania ou eufórico, ele não aceita tratamento.
Um bom especialista (Psiquiatra) realizando uma boa anamnese psiquiátrica pode diagnosticar a bipolaridade, mesmo que o paciente esteja na fase depressiva.
É importante procurar o quanto antes o especialista para que seja diagnosticado e tratado de forma correta e o paciente adquira melhor qualidade de vida, com menos viradas maníacas e menos episódios depressivos, tornando-se mais estável, sob o tratamento médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Transtorno Bipolar de Personalidade possui características marcantes que viabilizam seu diagnóstico inclusive em fase depressiva. A opinião técnica que expõe as implicações da patologia contribui para a conscientização do paciente com relação ao seu tratamento, porque é informação com imparcialidade emocional. A ajuda da família é muito importante porque não é incomum o paciente em fase eufórica ou quando apresenta as primeiras melhoras, abandonar o tratamento e também a medicação.
O psicólogo assim como o psiquiatra podem diagnosticar o quadro o quadro de transtorno bipolar em uma fase de depressão através de uma boa anamnese e da avaliação clínica. O importante é procurar ajuda dos profissionais acima o mais rápido possível evitado o agravamento da crise.
De fato, no período depressivo o paciente bipolar, em seu sofrimento, tristeza profunda, desânimo, etc pode pedir ajuda.
Quando for possível esclarecer a condição de bipolaridade, poderá ser possível introduzir o tratamento intercrítico ou preventivo de novos surtos.
É o momento de psicoeducativo, em que se explica de forma simples e esclarecedora como é a evolução e a necessidade de tratamento preventivo.
Já na fase maníaca, não tem sentimento de doença, sente-se muito bem, animado, cheio de energia. Pelo menos temporariamente, pois tenderá a ficar cada vez mais lábil, falante, hiper sexualizado, pródigo, capaz de tudo etc. Adiante ficará cada vez mais inquieto, insone...até chegar a fases mais graves com agressividade e mais comprometimento.
O diagnóstico pode ser feito independente da fase (mania ou depressão), todavia o tratamento costuma ser melhor aceito na fase que gera mais sofrimento, que é a depressão. Ótima oportunidade para procurar um bom profissional. Abraços, Claudia
Através de uma anamnese bem detalhada tanto o psiquiatra ou psicólogo consegue fazer o diagnóstico do paciente mesmo em fase depressiva.
A fase de mania também é marcante no paciente bipolar que contribuem muito para o diagnóstico.

Abraços.

Especialistas

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Joseane Zamprogno

Joseane Zamprogno

Psicólogo

Campinas

Ana Paula Gomes Brito

Ana Paula Gomes Brito

Psicólogo

Fortaleza

Rafaela Câmara

Rafaela Câmara

Psicólogo

Fortaleza

Jessika Moreira Pires

Jessika Moreira Pires

Terapeuta complementar

Uruaçu

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 915 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.