Leite fermentado é realmente bom para melhorar a flora intestinal? ou seria melhor iogurte natural/

5 respostas
Leite fermentado é realmente bom para melhorar a flora intestinal? ou seria melhor iogurte natural/ kefir?
Bom dia, tudo bem? Os leites fermentados podem auxiliar porém sua composição possui muitos açúcares e aditivos, e geralmente é composto por uma única cepa de lactobacillus. O seria melhor o kefir ou kombuchá, e dependendo do seu caso, passar por uma avaliação clínica para analisar como está o funcionamento intestinal e se necessário manipular cepas específicas para reposição da flora intestinal. Espero ter ajudado!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia! O leite fermentado contém a cepa Lactobacillus, porém o da tampa vermelha contém alguns aditivos a mais que podem não ser tão benéficos a saúde intestinal, o da tampa verde é melhor aproveitado pela microbiota intestinal, mas ainda sim é uma cepa somente, para melhorar a saúde intestinal pode ser usado a favor, porém temos que verificar a alimentação para estar adequada!
Além do que os colegas falaram, outro ponto importante é você manter uma alimentação com alimentos prebióticos. Os alimentos prebióticos são ricos em fibras e servem de alimento para essa nova microbiota (vindo do leite fermentado, kefir ou kombuchá).
Não adianta consumir os microrganismos vivos e não dar substrato para que eles se mantenham vivos, vivendo numa boa na sua microbiota intestinal, certo?
Alguns alimentos prebióticos são: aveia, banana, maçã. linhaça, farelo de trigo, alho, cebola..
A fermentação é feita por lactobacilos vivos, ou seja, bactérias do bem que ajudam no funcionamento intestinal. Portanto, o leite fermentado é um alimento probiótico, assim como o kefir e o kombucha, e pode beneficiar saúde, em especial a flora intestinal. Além disso, pode ajudar a fortalecer a imunidade.
Olá!
Sim, são realmente bons, assim como os iogurtes naturais. São conhecidos como alimentos probióticos, pois auxiliam no crescimento e proliferação de bactérias benéficas no nosso intestino. Contudo, há de se ressaltar que o balanço de uma boa microbiota depende de outros diversos fatores, como: ingestão de fibras dietéticas, compostos bioativos, hidratação e exercício físico.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.