Languishing pode ser considerado um transtorno mental? E como se trata?

16 respostas
Languishing pode ser considerado um transtorno mental? E como se trata?
Oi! É um adoecimento novo, pós pandemia, ainda não chega a ser considerado um novo transtorno mental.
Traz sintomas que podem fazer parte de outros transtornos. Para tratamento buscar acompanhamento de psicóloga e se necessário psiquiátrico. Talvez seja o momento de buscar ajuda profissional, se conhecer melhor, seus sentimentos, emoções, pensamentos...Tenho horário livre para marcar sessão se quiser. Abraço!

Languishing é um termo recente que descreve um estado emocional caracteríco de uma sensação de estagnação, ausência de energia, motivação e sensação de desapego com as atividades cotidianas. O Languishing é um sinal de saúde mental frágilizada mas não é um transtorno. Contudo, se o languishing persistir por um período prolongado de tempo e começar a interferir significativamente na vida cotidiana ele pode ser um sinal de depressão, ansiedade ou outros transtornos. Percebendo tais questões é importante buscar ajuda profissional.O tratamento do languishing envolve várias estratégias que envolvem a criação de hábitos saudáveis (regulação do sono, exercícios e alimentação saudável), a criação de conexões sociais significativas e psicoterapia. O atendimento psicológico pode ajudar a identificar questões subjacentes ao languishing e também trabalhar com elas.
Olá! Languishing não é um transtorno mental. No entanto, sua manifestação pode incluir alguns aspectos característicos de outros transtornos. É bastante comum que a pessoa que "sofre" de languishing apresente apatia e desânimo, mas não ao ponto extremo como seria se estivesse, por exemplo: com depressão. Acometidos por depressão, geralmente, expressam desesperança e tristeza profunda, mas no languishing isto não acontece. Ou seja: no languishing a pessoa não está tão prejudicada em sua saúde mental, entretanto, também não está esbanjando plenitude emocional e bem estar. O tratamento é bastante convencional na prática psicoterápica: ensinar o paciente a identificar os motivos
do surgimento destes comportamentos (psicodinâmica), refletir sobre eles e planejar o futuro, tendem a auxiliar o paciente a superar a fase de languishing.
Languishing não é um transtorno mental, mas um estado emocional observado pós-pandemia que advém das incertezas sobre o futuro e seus sintomas nem sempre são fácil de identificar. Atendimentos psicológicos podem ajudar a lidar com essas questões.

Se precisar de uma ajuda profissional para trabalhar suas emoções, sentimentos e pensamentos tenho horários disponíveis em minha agenda. Melhoras para você!
Olá! Languishing é um termo que foi cunhado recentemente para descrever um estado de saúde mental em que uma pessoa se sente "emperrada" ou "estagnada", sem sentir-se plenamente feliz, mas também não atende aos critérios de diagnóstico de um transtorno mental. É como se fosse um estado intermediário entre o bem-estar mental e o desenvolvimento de um transtorno mental.

Embora o languishing não seja considerado um transtorno mental formalmente reconhecido nos manuais de diagnóstico, como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) ou a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), pode afetar negativamente a qualidade de vida e o funcionamento diário de uma pessoa.

O tratamento do languishing pode envolver várias abordagens, dependendo da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais da pessoa. Alguns passos que podem ser úteis incluem:

Autocuidado: Incentivar a pessoa a cuidar de si mesma, tanto física quanto mentalmente, por meio de práticas como exercícios regulares, alimentação equilibrada, sono adequado e gerenciamento do estresse.

Apoio social: Estimular a pessoa a buscar apoio social, seja por meio de amigos, familiares, grupos de apoio ou profissionais de saúde mental, para compartilhar seus sentimentos e preocupações.

Terapia: A terapia pode ser uma opção útil para ajudar a pessoa a lidar com emoções negativas, identificar pensamentos disfuncionais e desenvolver habilidades de enfrentamento saudáveis. Terapias como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) ou terapia de conversa podem ser eficazes.

Estabelecer metas e atividades significativas: Definir metas e realizar atividades significativas pode ajudar a pessoa a ter um senso de propósito e direção na vida.

Medicamentos: Em alguns casos, a medicação pode ser prescrita por um profissional de saúde mental para ajudar a aliviar sintomas associados ao languishing, como ansiedade ou depressão.

É importante ressaltar que o tratamento do languishing pode variar de pessoa para pessoa e é recomendado procurar a ajuda de um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e um plano de tratamento individualizado. O profissional de saúde mental pode avaliar a gravidade dos sintomas e recomendar a melhor abordagem de tratamento com base nas necessidades e circunstâncias específicas da pessoa em questão. É importante também lembrar que buscar apoio e tratamento é um passo corajoso e valioso em direção ao bem-estar mental. Não hesite em procurar ajuda se você ou alguém que você conhece estiver enfrentando sintomas de languishing ou qualquer outro problema de saúde mental. A ajuda está disponível e o tratamento adequado pode fazer uma grande diferença na qualidade de vida.
Abraço!
Languishing não é considerado um transtorno mental em si, mas é um estado emocional que pode levar a problemas de saúde mental se não for gerenciado adequadamente.

Languishing é descrito como um sentimento de apatia, falta de energia e falta de motivação. Pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo estresse crônico, monotonia, falta de conexão social e mudanças significativas na vida. Embora seja uma experiência comum, é importante prestar atenção em como nos sentimos e buscar ajuda se começarmos a notar que o languishing está interferindo em nossa capacidade de funcionar normalmente.

O tratamento para o languishing geralmente envolve uma combinação de mudanças no estilo de vida, terapia e possivelmente medicamentos. A terapia pode ajudar a identificar e gerenciar pensamentos e emoções negativas, enquanto mudanças no estilo de vida, como fazer exercícios regulares, ter uma dieta equilibrada, dormir o suficiente e buscar conexões sociais positivas, podem melhorar o humor e reduzir o estresse. Em alguns casos, medicamentos prescritos por um profissional de saúde mental podem ajudar a reduzir os sintomas de languishing, especialmente se a pessoa também tiver outros transtornos mentais, como depressão ou ansiedade.
Olá!
"Languishing" é um verbo em inglês que ficou sendo usado como um termo descritivo de um estado de perda da vitalidade, da energia, da motivação, e que é comparável com o que acontece quando uma planta não recebe água ou sol, e vai ficando seca, vai caindo, e parece que vai morrer. Serve de ANALOGIA ao que pode acontecer com um indivíduo que tem problemas para funcionar, e para aparecer com energia e motivação para os outros. Mas isso tem um problema, pois as razões para os inúmeros estados emocionais, médicos e vitais que podem levar a uma pessoa a parecer que está "languising", precisam ser avaliadas e compreendidas num contexto. Não se trata de um diagnóstico formal, pois nem sequer está nos manuais de diagnóstico. É um termo descritivo mesmo. Você até poderia tentar achar o termo em português, se é que consegui explicar como que se vê uma pessoa que está nesses estados.
Muito cuidado com achar que há algo de errado ou de doentio nas experiências naturais de tristeza, luto, cansaço, doença física, envelhecimento, demência ou crise vital, por exemplo. Toda pessoa passa por elas ao longo da vida. É igualmente importante entender que o ambiente cultural e social fica exigindo que as pessoas não importunem ninguém com seus problemas, e fica gerando tabus ao redor da necessidade que as pessoas têm de expressar os sentimentos, pedir respeito ou tempo para elas, descansar, etc. Os seres humanos não somos robôs.
Fico por aqui se tiver interesse em falar sobre o assunto.
Languishing é um estado emocional de apatia e falta de motivação que muitas pessoas estão experimentando em meio à pandemia. Embora não seja considerado um transtorno mental formal, pode afetar significativamente a qualidade de vida e o bem-estar emocional.
Em termos de psicologia cognitivo-comportamental, o tratamento para languishing envolve uma abordagem de mudança de comportamento e pensamento. Isso pode incluir a adoção de estratégias para melhorar a resiliência emocional, como a prática de atividades prazerosas e a busca de conexões sociais significativas. Além disso, a terapia cognitivo-comportamental pode ser útil para ajudar a identificar e desafiar padrões de pensamento negativos e distorcidos que podem estar contribuindo para o languishing. A meditação e o mindfulness também podem ser incorporados como uma forma de aumentar a consciência e a atenção plena, bem como para lidar com a ansiedade e o estresse. Em casos mais graves, pode ser necessário o tratamento medicamentoso em conjunto com a terapia. É importante ressaltar que o tratamento deve ser personalizado para cada indivíduo e a abordagem pode variar dependendo da intensidade e duração dos sintomas. sempre a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Olá, tudo bem? O termo Languishing, não é visto enquanto uma doença diagnosticável nem pelo DSM ou CID. Podemos entender que Languishing seria um termo mais moderno para uma condição de saúde mental, que a pessoa esteja passando por um determinado momento. Muitas características associadas a esse termo encontramos em transtornos diagnosticados como certos tipos de transtornos de humor por exemplo, neste caso algo mais voltado à depressão. O que poderia ser feito é a busca por um tratamento psicológico e dependendo do caso farmacológico somado. Penso que talvez este termo seja algo mais suave e moderno para uma doença que esteja se desenvolvendo no indivíduo mas acaba achando que uma depressão por exemplo seria algo muito distante do que ele está passando, o que às vezes pode estar mais perto e a procura por ajuda auxiliaria na diminuição dos sintomas e para sua própria precaução. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.

Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Olá! Como tenho formação em Hipnose, recebi no último ano pessoas em meu consultório com o diagnóstico de " Languishing". Languishing é uma mistura de sintomas da depressão e ansiedade, sintomas estes recentes em consequência do que vivemos na pandemia. Os estudos que tenho feito, inclusive no meu grupo com profissionais Hipnoterapeutas, Languishing não chega a ser um distúrbio mental, mas é uma alteração que causa danos à saúde mental e que precisa de tratamento com um Psicólogo e em alguns casos também de Psiquiatra. O mais importante para lidar com os sintomas do "Languising" é identificando o momento em que os sintomas começarem a aparecer, identificar os reais sintomas e buscar ações que combatam esses sentimentos. Adotar hábitos e vivências que trazem sentido à nova vida pós pandemia é de extrema importância. Tenho uma live que fala um pouco disso: "Como lidar com as incertezas de 2023". Sugiro que assista. Ela está disponível no meu perfil da Doctoralia.
Sigo à disposição. Um abraço!
Olá! Languishing não é caracterizado como um transtorno mental, porém a pessoa experiência sentimentos de mal estar, improdutividade, falta de motivação, tendencia ao isolamento, sofrimento. Buscar ajuda de um psicólogo é uma boa opção para melhor lidar com o momento.
Boa tarde.
Languishing não é um transtorno, nem mesmo um diagnóstico. Esse é o nome dado a um padrão emocional e de comportamento que se tornou relativamente mais frequente nos consultórios após a pandemia da Covid-19. Também chamado de limbo emocional, essa condição pode ser um dos sintomas de outros transtornos, como uma depressão leve ou atípica. Vale lembrar que a pandemia fez muitas pessoas revisarem suas escolhas e estilos de vida. Então avalie se isso que você chama de Languishing não de trata de um desconforto natural de quem não está mais satisfeita com a vida que tem, sobretudo o trabalho e as relações.
Olá... Linguishing não é considerado um transtorno e sim um estado emcional caracterizado por: sensação de apatia, sensação de vazio, definhamento físico e emocional. O tratamento adequado é a psicoterapia para dar nome as emoções e trabalhar no set terapêutico cada uma delas amenizando a angústia e melhorando a principal queixa.

Abraço.
Olá! Languishing, não sendo um transtorno, nem mesmo um diagnóstico, trás consequências no dia-a-dia, pois, com a sensação de apatia, vazio, desmotivação e definhamento/fragilização emocional e físico, pode comprometer as atividades do trabalho, afetivo-amorosas, as relações familiares e sociais. Portanto, o ideal é procurar um psicólogo (a), para pode revisitar todas essas emoções e sentimentos disfuncionais, para reinstaurar-se um dinâmica de ações de enfrentamento e fortificar-se um arquivo de autocuidado, com exercícios físicos, exercícios de respiração, um alimentação balanceada, e conexão social com amigos, grupos e familiares. Desenvolver a autoaceitação do que aconteceu ou está a acontecer e partir-se para a ação com um cronograma escrito de rotinas produtivas e de satisfação. Com o psicoterapeuta, aprofundar-se no autoconhecimento e desbloquear as energias paralisantes, substituídas por ações de Auto-incentivo e Escolha de novas realidades: estudar um língua estrangeira, aprender ou aprimorar-se num instrumento musical, inserir-se em grupos de atividade física, da igreja, da escola e outros, fazer um novo curso. Vamos lá?
"Languishing" não é considerado um transtorno mental formalmente reconhecido. É um termo que ficou conhecido durante a pandemia de COVID-19, mas é uma condição que pode impactar significativamente a qualidade de vida. Se os sentimentos de languishing persistirem ou se intensificarem, pode ser útil procurar a ajuda de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 120
"Languishing" não é considerado um transtorno mental diagnosticável pelos manuais padrões de diagnóstico, como o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) ou o CID (Classificação Internacional de Doenças). No entanto, esse conceito descreve um estado emocional que muitos consideram estar entre o bem-estar pleno e a depressão clínica — não se sente necessariamente doente, mas também não se sente completamente bem.

O que é Languishing?
O termo "languishing" descreve uma sensação de estagnação e vazio. Pode sentir-se como se você não estivesse vivendo sua vida plenamente, uma falta de motivação ou de propósito, e um declínio geral no interesse e satisfação nas atividades diárias. Foi popularizado pela primeira vez pelo sociólogo Corey Keyes, que acreditava que muitas pessoas não estavam completamente mentalmente saudáveis, mas também não se enquadravam nas categorias tradicionais de doença mental.

Como Tratar Languishing
Embora o languishing não seja um transtorno mental, o sentimento de letargia e descontentamento pode ser um sinal de alerta para a necessidade de mudanças de estilo de vida ou de ajustes na saúde mental. Aqui estão algumas estratégias que podem ajudar a tratar esse estado:

Definir e Alcançar Metas Pequenas: Estabelecer metas pequenas e alcançáveis pode ajudar a criar uma sensação de progresso e propósito.

Cuidado com a Saúde Física: Exercício regular, uma dieta equilibrada e sono adequado são fundamentais para a saúde mental. Estar fisicamente saudável pode ajudar a melhorar o estado de ânimo geral.

Práticas de Mindfulness: Técnicas como meditação e atenção plena podem ajudar a aumentar a consciência do momento presente e a encontrar mais satisfação nas atividades diárias.

Conexões Sociais: Manter conexões sociais significativas é vital. Interagir com amigos, família ou grupos com interesses comuns pode ajudar a combater sentimentos de isolamento e estagnação.

Busca por Atividades Enriquecedoras: Encontrar hobbies ou atividades que você acha gratificantes pode injectar mais paixão e entusiasmo na vida diária.

Terapia: Conversar com um terapeuta pode ser extremamente útil. A terapia pode fornecer um espaço para explorar sentimentos de languishing e desenvolver estratégias para lidar com eles.

Avaliação de Saúde Mental: Se languishing parece ser um sintoma de uma questão mais profunda, como depressão ou ansiedade, buscar uma avaliação profissional é crucial.

Conclusão
Enquanto languishing não é considerado um transtorno mental, não ignorar esses sentimentos é importante. Reconhecendo e abordando os sintomas de languishing, você pode tomar medidas proativas para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar mental. A chave é identificar e adotar hábitos e terapias que apoiem a saúde emocional e psicológica.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!