lamotrigina é indicada apenas pra clicotimia ou no transtorno bipolar tipo 2 Ela tbm é eficaz?

4 respostas
lamotrigina é indicada apenas pra clicotimia ou no transtorno bipolar tipo 2 Ela tbm é eficaz?
Ela sozinha é eficaz para prevenção de novas crises principalmente depressivas e em associação com o carbonato de lítio é eficaz inclusive para retirar a pessoa da crise.
Sozinha é mais indicada na fase de manutenção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A lamotrigina é da classe dos anticonvulsivantes e costuma dar bons resultados em todos os quadros de depressão bipolar, seja do tipo I, II ou III (ciclotimia). Entretanto, ela não costuma prevenir as fases de aceleração ou as fases mistas. Sendo assim, é indicada sua associação com o lítio, com outro anticonvulsivante ou com um antipsicótico, geralmente atípico. Se o paciente costuma ter fases depressivas recorrentes, sua manutenção é útil. Ela também é indicada para tratar alguns tipos de epilepsia e de dor neuropática. Geralmente é bem tolerada, sendo o risco maior o de alergia, principalmente em pacientes mais jovens ou com antecedentes alérgicos, e pode ser grave. Por isso, é fundamental começar com dose baixa e aumentar gradualmente, sendo a melhora observada após várias semanas, quando se chega na dose mínima de tratamento. Se houver receio de reação alérgica, pode-se usar antialérgico por 15 dias antes do início da lamotrigina, o mantendo até se alcançar a dose pretendida.
Os antidepressivos relacionados com ganho de peso são a amitriptilina,nortriptilina,paroxetina,mirtazapina ,venlafaxina,entre outros.Porem,cada organismo reage de uma forma,e tem pacientes que até perdem peso com tais medicações.
A fluoxetina geralmente tem uma perda ponderal dos pacientes,porém tem pacientes que também ganham peso.
O ideal mesmo,é conversar com o seu psiquiatra,expor seus medos,e chegar num acordo com o mesmo,para que você obtenha um resultado favorável.
Tenho longa experiência com lamotrigina, desde sua aprovação nos EUA na FDA para uso psiquiátrico. Sempre foi muito útil em ambas situações e também como "plano b" em bipolar tipo 1 associado com outro estabilizador.

Especialistas

Agnes Aline Ferreira

Agnes Aline Ferreira

Psiquiatra

Campo Belo

José Umbelino Gonçalves Neto

José Umbelino Gonçalves Neto

Psicólogo

Fortaleza

Jeane Godoy

Jeane Godoy

Psicólogo

Cuiabá

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.