lamotrigina associado com fluoxetina é eficaz no caso de TAB tipo 2?

5 respostas
lamotrigina associado com fluoxetina é eficaz no caso de TAB tipo 2?
Procede. No TAB deve-se usar um estabilizador de humor. No caso que você relatou, está de acordo com o que os estudos mostram: a lamotrigina, além de funcionar como estabilizador de humor, tem potencialidades anti-depressivas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O transtorno bipolar tem como característica não ter boa resposta com antidepressivos (fluoxetina) devendo ser evitadas sempre que possível. O uso destas medicações estão relacionadas a respostas atípicas (como piora de ansiedade, inquietação, nervosismo, etc). Já a lamotrigina não é uma medicação com claro benefício para o transtorno bipolar ou em qualquer fase da doença. Ela é uma medicação de segunda linha para profilaxia de episódios depressivos no Transtorno bipolar tipo 1.
Ainda que existam muito poucos estudos bem desenhados para testar a terapêutica do transtorno bipolar tipo 2, o mais importante é reconhecer a fase em que se encontra o paciente (inter-crise, depressão, hipomania, eutimia sintomática, etc) para então ser feita a melhor definição da estratégia terapêutica.
Boa sorte!
Abraço
Em relaçao a medicaçao o medico psiquiatra é a pessoa indicada para pedir informaçao. A associação de um tratamento psicoterápico em conjunto com o medicamentoso seria muito benéfico entender melhor o transtorno e melhor a qualidade de vida.
Concordo com o Psiquiatra Fábio Fonseca. O inicio de uma psicoterapia associada a intervenção medicamentosa seria de grande valia para melhorar a qualidade de vida do individuo e ajuda-lo a entender e aceitar a doença.
Sim, ambas as medicações são eficazes no transtorno bipolar tipo II. Muitas vezes, faz-se necessário associar um outro estabilizador de humor para evitar sintomas de hipomania ( leve agitação e euforia).

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.