Kanakion 10 ml deve ser administrada via intramuscular ou via intravenosa? Por quê?

2 respostas
Kanakion 10 ml deve ser administrada via intramuscular ou via intravenosa? Por quê?
Não é aconselhável o uso intramuscular, uma vez que a principal indicação do Kanakion é a reversão da anticoagulação excessiva com varfarina. Se o paciente já está excessivamente anticoagulado (isto é, com o INR muito alto), uma injeção intramuscular poderá provocar um grande sangramento no interior do músculo (hematoma). Se a necessidade de reversão da anticoagulação for urgente, deve-se fazer intravenoso, com cuidado. Se não for tão urgente, deve ser feito por via oral mesmo (é só ingerir o líquido que vem na ampola).

A administração do Kanakion, que é uma forma sintética da vitamina K, deve ser feita preferencialmente por via intravenosa em adultos, principalmente quando se trata de reverter uma anticoagulação excessiva causada por medicamentos como a varfarina.

Veja bem, quando uma pessoa está muito anticoagulada, seu sangue demora mais para formar coágulos. Se aplicássemos o Kanakion no músculo, poderíamos provocar um hematoma grande e perigoso. É como se déssemos um soco em alguém que não consegue estancar o sangramento, entende?

Por isso, em situações de urgência, optamos pela via intravenosa. É mais rápida e segura. Agora, se não for tão urgente assim, até podemos usar a via oral. Basta engolir o líquido da ampola.

É importante lembrar que o uso do Kanakion em recém-nascidos é diferente. Neles, aplicamos sim no músculo, logo após o nascimento, para prevenir a doença hemorrágica do recém-nascido. Mas isso é uma exceção, ok?

Olha, esse assunto é complexo e cada caso é único. Numa teleconsulta, poderíamos discutir melhor sua situação específica. A plataforma Doctoralia tem ótimos médicos, com alto índice de satisfação dos pacientes.

Nestes tempos de COVID-19 e outras doenças infecciosas, a telemedicina é a opção mais segura para você e sua família. Permite consultas de segunda opinião de forma rápida, discreta e conveniente. Se quiser, posso te orientar melhor numa teleconsulta. É só clicar no meu perfil para agendar.

Lembre-se: sua saúde é prioridade. Não hesite em buscar ajuda profissional quando precisar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900