Jejum intermitente, quando é aconselhável?

6 respostas
Jejum intermitente, quando é aconselhável?
BOM DIA, DEPENDE DO OBJETIVO E DA ROTINA DE CADA UM, POR ISSO A IMPORTÂNCIA DE NÃO REALIZAR ESSE MÉTODO SEM AJUDA DE UM PROFISSIONAL HABILITADO. O jejum intemitente NÃO É ACONSELHÁVEL PARA PESSOAS COM DIABETES POR CONTA DA HIPOGLICEMIA QUE PODE SER CAUSADA POR LONGAS HORAS SEM COMER. TAMBÉM NÃO É ACONSELHÁVEL PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES, IDOSOS E GESTANTES PELA POUCA QUANTIDADE DE NUTRIENTES INGERIDOS AO LONGO DO DIA. PESSOAS COM PROBLEMAS HEPÁTICOS E RENAIS, TAMBÉM NÃO É ACONSELHÁVEL, POIS NÃO CONSEGUEM LIDAR COM OS ÁCIDOS QUE O CORPO PRODUZ DURANTE O JEJUM, PODENDO AGRAVAR A DOENÇA. ENFIM, É IMPORTANTE SABER PRIMEIRO SE O MÉTODO SE APLICA AO QUE ESTAMOS BUSCANDO, E SEMPRE COM MUITA CAUTELA, É A SAÚDE DO SEU CORPO QUE ESTÁ EM JOGO.

O jejum intermitente pode ser utilizado no processo de emagrecimento, mas para o emagrecimento DEFINITIVO ( como foi colocado na pergunta) seria interessante uma dieta mais fácil de ser realizada por longos períodos. Assim, penso que o jejum intermitente, se não houver restrições, pode ser utilizado como auxílio no processo de emagrecimento e uma dieta balanceada e adequada a sua bioquímica deve ser realizada a longo prazo para atingir o seu objetivo. Espero ter ajudado. Abraços
Não existe um perfil de indivíduo que seja indicado o Jejum Intermitente (JI), existem diferentes protocolos de JI. E a recomendação deste deve vir através de uma análise detalhada do perfil de vida e hábitos alimentares do indivíduo. Além disso o JI deve ser indicado é prescrito por uma nutricionista, pois esta técnica exige que a dieta seja calculada para o período em que o indivíduo irá de alimentar.

Att,
Roberta Santiago
O Jejum é mais uma estratégia que utilizamos em consultório.
Mais indicado para indivíduos que já pratiquem atividade física há algum tempo, que ja façam acompanhamento nutricional e ainda sim desejem perder um pouco de peso ou gordura.
Atua também como detoxificante.
Lembrando que existem vários protocolos de jejum e os mesmos devem ser aplicados por nutricionista habilitado.
Jejum intermitente, quando bem prescrito, pode ser uma ferramenta muito importante para TODAS as pessoas, visto que traz inúmeros benefícios: melhora microbiota intestinal, melhora parte cardíaca, cerebral, diminui processo inflamatório, há estudos que dizem que o jejum é capaz de regenerar células beta, estimula a apoptose (processo em que a célula velha é programada para morrer).
Porém, conforme dito inicialmente, você precisa ser orientado, para que o jejum seja benéfico a você e não prejudicial. Para isso, procure um profissional preparado.
Se quiser aprender mais sobre, digite no google academico: "intermittent fasting" e verá inúmeros artigos sobre.
Fico à disposição.
Abraços
Boa tarde, tudo bem? Antes de tudo é preciso saber o motivo pelo qual a pessoa tem interesse em ter adesão ao jejum intermitente. Se for por achar que vai obter um emagrecimento mais rápido, já sabemos que no longo prazo não há diferença, mas se for mais fácil de manter a adesão a uma alimentação de melhor qualidade, promover déficit calórico com mais tranquilidade, pode ser válido. Tem alguns requisitos onde vejo que ele pode se encaixar para a pessoa:
1) A pessoa tem uma boa relação com a comida;
2) Ela consegue manter o controle quando chega a hora de quebrar o jejum e então não sair comendo qualquer coisa pela frente (o que implica muito na qualidade nutricional da alimentação);
3) Se sente mais produtivo durante o jejum;
4) Tem um bom estado de saúde atual;
5) Passa por pouco estresse ou consegue gerenciar ele muito bem (tem um sono de qualidade, atividades que trazem bem-estar, trabalha com o que gosta...).
E o contrário de todos esses pontos podem justamente fazer com que essa forma de se alimentar seja prejudicial ao invés de benéfica. Estado de saúde ruim, qualidade e relação com a alimentação péssimos, falta de organização com o que comer, histórico de distúrbio alimentar... já são importantes impeditivos de se aderir ao JI. Grande abraço!