Já utilizei mas de vinte tipos diferentes de antidepressivos. Sempre apresento efeitos colaterais como

5 respostas
Já utilizei mas de vinte tipos diferentes de antidepressivos. Sempre apresento efeitos colaterais como boca extremamente seca, disfunção sexual, irritabilidade e tontura, além da depressão propriamente dita não melhorar em nada mesmo após o uso por mais de 30 dias destas medicações. O que ocorre?
Você pode estar tendo uma depressão refratária ou não está usando a medicaçao por tempo e dose adequados ou você tem depressão bipolar. Procure um psiquiatra para esclarecer esta dúvida.

Você já tentou terapias alternativas como acupuntura seria uma ideia, e fazer terapia é essencial. obs: acupuntura se não tiver medo de agulha...Me deixo a disposição.
Importante sempre manter a comunicação aberta com seu psiquiatra sobre as reações dos medicamentos, mudanças de comportamentos por mais simples que sejam devem ser relatadas. Manter um acompanhamento com psicólogo concomitante ajuda na mudança de determinados comportamentos e até mesmo no entendimento do problema.
Importante conversar com seu médico para avaliar essa oscilação de tantos medicamentos. È importante ressaltar que os medicamentos possuem efeitos colaterais alguns mais outros menos dependendo do organismo do paciente. Um tratamento que tem excelentes resultados em conjunto com o medicamento é psicoterapia onde o psicólogo trabalha as questões emocionais ajuda em mudanças de crenças e comportamentos.

Abraços,
Fico a disposição
De forma objetiva, existem 2 possibilidades:
1. Você nao esta usando as medicações pelo tempo necessário (meses) e nas doses terapêuticas por não suportar efeitos colaterais. Neste caso, uma avaliação seriada com o mesmo profissional pode encontrar a melhor medicação. Hoje em dia a possibilidade de realizar testes farmacogeneticos que facilitam esta escolha.
2. Voce possui uma depressão refratária as medicações.
Neste caso, o medico pode usar medicações mais potentes e antigas como os inibidores da monoaminooxidase ou podemos pensar no tratamento com eletroconvulsoterapia.
Outra possibilidade é associar as medicações a uma rotina de psicoterapia, podendo assim conseguir bons resultados.
De qualquer modo, somente um acompanhamento de longa data pode definir qual q melhor estratégica.
Saude!