Já tomei Fluoxetina, Citalopram e agora estava tomando Escitalopram 10 mg , por 2 meses, sinto muito

3 respostas
Já tomei Fluoxetina, Citalopram e agora estava tomando Escitalopram 10 mg , por 2 meses, sinto muito sono de dia tontura e não consigo sair de casa não tenho vontade, agora o medico trocou por Sertrarina 50 MG ha vantagem nessa troca? Deveria trocar de familia de antidepressivo?
Pelo algoritmo do tratamento da depressão já se poderia trocar de classe, embora você tenha usado alguns bons medicamentos em dose abaixo da máxima, o que seria outra tentativa. Também podem ser feitas associações com AD de outras classes. Fale com seu psiquiatra.

Infelizmente não temos como prever completamente quais serão os efeitos colaterais ou a resposta terapêutica de cada paciente.

Isso depende muito do organismo de cada um. É muito comum na nossa especialidade termos que fazer várias tentativas e erros até encontrar o melhor medicamento para cada paciente.

Fique tranquilo e siga o tratamento com seu médico. Essa troca de medicações faz parte de nossa rotina. Evite sim trocar de médico a toda chora, senão cada um terá que começar quase do zero a pesquisa de qual medicamento será melhor para você.

Att.
Infelizmente, efeitos colaterais, como os que você conta, são muito comuns a grande parte dos antidepressivos. Os motivos pelos quais algumas pessoas respondem melhor, ou têm "esses" ou "aqueles" efeitos adversos com determinado antidepressivo varia desde a classe da medicação até características do próprio indivíduo. Caso essa troca constante se torne exaustiva para você, vale à pena fazer um exame farmacogenético, o que direcionaria o fármaco ideal para o seu perfil genético. Outra excelente opção são as terapias biológicas, como a Estimulação magnética transcraniana.
Atenciosamente
Dr Bernardo