Já tomei fluoxetina 20mg duas vezes, por períodos de mais ou menos quatro meses cada, parei pois não

3 respostas
Já tomei fluoxetina 20mg duas vezes, por períodos de mais ou menos quatro meses cada, parei pois não sentia efeito positivo. Pegava o medicamento na farmácia da prefeitura. É possível que esse medicamento não seja eficaz como os que vendem na farmácia?
Em princípio, ela deveria ter a mesma eficácia dos vendidos em farmácia. Desta forma, nenhum médico consegue garantir para você se uma medicação genérica ou similar terá a mesma eficácia que o original, pois este tipo de testagem tem de ser feita em laboratório, através de amostragem e análise estatística. Na prática, apesar de algumas pessoas se queixarem de que a fluoxetina do SUS é menos eficiente, não há nenhuma comprovação disto. Porém, mesmo que isto ocorresse, não se espera nada mais grave que alguma variação em relação à concentração da droga no comprimido ou cápsula, de modo que talvez a pessoa precise de uma dose mais alta do que se tomasse o original. Mas, tudo isto é hipotético pois, como disse, nós médicos não temos como saber o que está exatamente dentro do comprimido, quem faz isto são o próprio laboratório que produz o remédio e a ANVISA. Há alguns laboratórios que refazem o teste de bioequivalência com mais frequência, o que talvez torne suas medicações mais confiáveis. Na prática, já trabalhei muito em postos de saúde e, quando era para a fluoxetina funcionar, ela agia e as pessoas melhoravam. Mesmo em consultório particular, nem sempre ela funciona. De qualquer forma, se não agiu como deveria, pode ter sido uma questão de necessidade de dose mais alta, já que a fluoxetina pode precisar de doses de 60 a 80 mg, em alguns casos. O mais prudente é você voltar ao seu médico, relatar que ainda não obteve a melhora desejada e, com certeza, ele saberá orientar você quanto à melhor conduta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Talvez haja necessidade de mudança do antidepressivo. Converse com seu médico.
Ponderadas as respostas dos colegas Ivan e Luiz Carlos. Apenas acrescento que, quanto ás medicações genéricas, o padrão de resultados terapêuticos é variável. Mas, se vc já tomou a medicação durante um bom tempo, uma das soluções seria estudar uma outra medicação que lhe atenda melhor. O melhor genérico é aquele que lhe traz a melhora desejada. Att/Dr. ClaudioPersio

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1228 perguntas sobre Fluoxetina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.