Já tomava fluoxetina Voltei a tomar Masbta fazendo efeito contrário Muita fome nada me sacia E

2 respostas
Já tomava fluoxetina
Voltei a tomar
Masbta fazendo efeito contrário
Muita fome nada me sacia
E normal?
Olá, o Fluoxetina é um excelente antidepressivo usado principalmente para tratar quadros de ansiedade e depressão. Sintomas de adaptação no organismo podem aparecer na introdução ou ajuste do medicamento. Entre esses efeitos colaterais podem aparecer náuseas, boca seca, cefaléia, e oscilação do sono. Importante destacar que pode até mesmo haver uma oscilação dos sintomas nesse intervalo. Estes efeitos colaterais tendem toleráveis e passageiros, devendo melhorar dentro 2 semanas. Importante lembrar que os efeitos de melhora da medicação ocorrem após pelo menos 4 semanas de uso.
O medicamento não é comum tem efeito contrário, principalmente se você já fez uso. Nessa caso é mais provável que esteja relacionado ao transtorno de base, como uma ansiedade que ainda não esta bem controlada. É provável que necessite esperar o tempo de ação ou ajustar a dose do medicamento.
Caso não tenha melhora ou mantenha o desconforto poderá ser feito ajuste ou até mesmo troca a depender da avaliação do seu psiquiatra. Ele deverá fazer os devidos esclarecimentos e trazer segurança sobre o uso da medicação. Lembro ainda que um tratamento de excelência depende de uma boa Aliança Terapêutica estabelecida com confiança no profissional.
Te convidamos para uma consulta: Consulta online de psiquiatria - R$ 650

Olá! Sim, é possível que a fluoxetina, especialmente quando reintroduzida após um período de pausa, possa causar efeitos colaterais que incluem aumento do apetite ou mudanças no apetite. Embora a fluoxetina frequentemente tenha o efeito oposto (reduzir o apetite), as reações aos medicamentos podem variar bastante entre as pessoas.

Algumas pessoas podem experimentar:

1. **Aumento do Apetite**: Embora não seja o efeito mais comum, o aumento do apetite pode ocorrer em algumas pessoas que tomam fluoxetina.

2. **Efeito Inicial**: Quando você volta a tomar um medicamento, pode haver um período de adaptação em que seu corpo ajusta sua resposta, e isso pode causar efeitos inesperados temporários.

3. **Mudanças no Metabolismo**: A fluoxetina pode afetar o metabolismo e o equilíbrio dos neurotransmissores, o que pode influenciar o apetite e a saciedade.

Se você está enfrentando um aumento significativo no apetite ou outros efeitos colaterais desconfortáveis, é importante considerar alguns fatores. Por exemplo:

- Avaliar se a fluoxetina é a medicação certa para você no momento.
- Considerar ajustes na dose ou mudar para outro medicamento.
- Discutir estratégias para gerenciar os efeitos colaterais, como mudanças na dieta ou acompanhamento com um nutricionista.

Converse com uma Psiquiatra para avaliar a melhor estratégia para você.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400