Já tive síndrome do pânico desde a infância, mas desde quando descobri que na minha família já

5 respostas
Já tive síndrome do pânico desde a infância, mas desde quando descobri que na minha família já tiveram casos de esquizofrenia, tudo piorou. Quando escuto falar sobre isso, coração acelera, calafrios, mãos e pés frios, tremedeira e um pânico em ficar esquizofrênico. Posso estar ficando?
Acho que você precisa de tratamento para seu quadro de ansiedade e pelos relatos não me parece ter esquizofrenia. Procure um psiquiatra para uma avaliação completa!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Prezado paciente, não é possível e prudente dar diagnósticos como você pede através do seu relato. Ha necessidade de acompanhamento seriado com seu medico psiquiatra. No entanto, posso te dizer que ter casos de esquizofrenia na família não o tornará necessariamente portador da mesma. Na verdade, se você tiver um irmão com esquizofrenia, as chances de você não ter a doença são bem maiores (em torno de 90-95%) do que você ter. Se o caso for de parentes distantes, o risco de você desenvolver se aproxima da população geral, que é em torno de 1% de chance. Logo, me parece que a questão principal é o seu medo de ter a doença. Isto pode estar relacionado a ansiedade excessiva, e a episódios de pânico. Sugiro que você procure atendimento com profissional, converse pessoalmente com ele, tire suas duvidas e realize tratamento para sua ansiedade. A psicoterapia nestes casos é fundamental. Grande abraço
Prezado,

O fato de você pré disposição a ter a doença realmente não significa que terás.
Você nos disse que tem diagnóstico de Síndrome do Pânico, e aparentemente esses sintomas que relatou condiz com essa condição.
Está tomando medicamentos para amenizar os sintomas? Para completar o tratamento, se ver "livre" desta angústia eu aconselho a procurar um psicólogo que pode ajudá-lo a entender melhor os dois casos, tanto do Pânico quanto a esquizofrenia.

Qualquer coisa pode me escrever.

Obrigada,
Psicóloga Thais
Faça uma avaliação com o médico especializado e a psicoterapia o ajudará para não ser dominado pelos sintomas do pânico.
Atenciosamente!
Monica Araujo
Neuropsicologa
Entendo que esteja temeroso, mas não é porque tem familiar esquizofrênico, que desenvolverá a doença, sugiro que você busque acompanhamento Psiquiátrico e Psicológico, para tratar os sintomas de ansiedade, como esses que você sente.
Espero que lhe tenha ajudado, estou a disposição
Abraço

Especialistas

Felipe Arruda

Felipe Arruda

Psiquiatra

São Paulo

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 474 perguntas sobre Esquizofrenia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.