Já tive duas crises de bartholinite, posso usar coletor menstrual? Ele pode provocar uma outra crise

2 respostas
Já tive duas crises de bartholinite, posso usar coletor menstrual? Ele pode provocar uma outra crise? Nunca me senti confortável com absorvente normal, queria uma outra opção sem ter que passar por tudo de novo.
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Na presença de inflamação e infecção, isto é, uma bartholinite, a glândula não deverá ser retirada. A marsupialização ou drenagem da glândula de Bartholin deve ser realizada. Apenas o antibiótico não irá resolver o seu problema. O procedimento de marsupialização ou drenagem pode ser feito durante a gravidez se necessário. A gravidez não aumenta o risco da bartholinite. Se você tiver um cisto que atrapalhe as relações sexuais ou as atividades de vida habituais, ou bartholinite de repetição, a retirada da glândula de Bartholin deve ser realizada após o tratamento da infecção. Na presença de bartholinite de repetição, a retirada da glândula de Bartholin é indicada. Apenas o antibiótico pode não resolver o seu problema. Converse com o seu médico..Agende a sua consulta de reavaliação. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu diagnóstico e tratamento corretos. O antecedente de bartholinite não impede o uso de coletor menstrual e o coletor menstrual não vai desencadear outra bartholinite. Faça os seus exames periódicos e de rotina.
Use preservativos e proteja-se das infecções sexualmente transmissíveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Importante lembrar, que a bartholinite, é a infecção da glândula de Bartholin geralmente causada por uma bactéria, e se não for adequadamente tratada na fase aguda, além da dor, pode causar infecção intravaginal e uterina. Tudo que puder fazer com que a infecção se estenda da região externa ( vulva) para a interna (vagina e utero) deve ser evitado, incluindo o DIU de cobre, Mirena , coletor vaginal e absorventes internos.
O coletor vaginal é um recipiente de plástico, colocado na vagina que irá fazer com que o sangue que sai do útero, ao invés de ser eliminado, fique depositado dentro da vagina. Isto faz com que as bactérias que normalmente vivem na vagina proliferem mais facilmente e aumentando assim a chance de ter uma infecção, tanto vaginal como uterina. Se o coletor ficar mais de 4 horas na vagina, sem ser trocado, ou se a vagina contiver alguma bacteria patogênica, o sangue menstrual retido na vagina servirá de meio de cultura e proliferação das bactérias. O coletor, por reter o sangue, que é básico, pode aumentar em muito as chances de infecção, tanto vaginal como uterina, e das trompas e ovários, causando esterilidade. O mais adequado, caso não queira menstruar, é tentar usar um método anticoncepcional de forma contínua, para evitar a menstruação, e assim, evitar o uso do coletor, dos absorventes internos e externos. Agende uma consulta, para saber como e que métodos podem ser utilizados para bloquear a menstruação, sem aumentar a chance de ter uma infecção.

Especialistas

Leo Francisco Leone Junior

Leo Francisco Leone Junior

Ginecologista, Mastologista

Curitiba

Agendar uma visita
Kézia Senra

Kézia Senra

Ginecologista

Fortaleza

Agendar uma visita
Ana Carolina de Paula Vasconcelos Camera

Ana Carolina de Paula Vasconcelos Camera

Ginecologista, Especialista em medicina do adolescente

São Paulo

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 77 perguntas sobre Consulta de ginecologia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.