ja tive depresao profunda e sinto que estou novamente mas nao tenho vontade nem de levantar da cama o

15 respostas
ja tive depresao profunda e sinto que estou novamente mas nao tenho vontade nem de levantar da cama o que eu devo fazer?
Não se esqueça, uma depressão não tratada tende a retornar com mais intensidade.

E quanto mais cedo você começar o tratamento, mais cedo irá se recuperar.

Abraços
Rosimeire

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A depressão se manifesta por uma falta de querer, falta de força generalizada, como por exemplo, a falta de força para sair da cama, falta de querer procurar uma ajuda profissional, etc.
É preciso que você tenha claro que esses são os sintomas da doença e que para superá-los precisará de um esforço extra para procurar ajuda profissional.
Se você puder se apoiar em alguém próximo e de confiança melhor ainda, essa pessoa poderá lhe ajudar a marcar um psiquiatra e um psicólogo, por exemplo, que são os dois profissionais que você deve consultar neste momento.
Acertar numa formulação medicamentosa, o que só um Médico Psiquiatra pode ser capaz. A seguir aos efeitos medicamentosos positivos, crescer no tratamento, principalmente através de uma Psicoterapia de Conscientização.
Como bem salientaram os colegas, é preciso um diagnóstico preciso de um especialista para avaliar se é uma depressão maior (endógena), com causas biológicas/orgânicas, ou uma depressão exógena (reativa), mas ligada a eventos ambientais, para que se saiba se é necessário entrar com tratamento medicamentoso ou não. Entretanto, em ambos os casos, é imprescindível que se faça um acompanhamento psicoterápico, com uma linha que vc mais se identifique, para que vc possa trabalhar os aspectos e motivações mais profundos. E, de fato, este é um trabalho mais a longo prazo, que irá minimizar as recaídas.
Quando até as forças para levantar da cama faltam, é necessário contar com uma pessoa próxima e de confiança para um primeiro passo.
Quando você teve a depressão pela primeira vez, provavelmente tratou apenas os sintomas e, quando eles diminuíram, você achou que estava tudo resolvido. Isso é falso, porque seu posicionamento diante da vida continuou o mesmo. Há algo em você que precisa ser trabalhado, a longo prazo. Portanto, existem métodos que dão resposta a curto prazo, como o tratamento medicamentoso, mas eles precisam se combinar com tratamentos a longo prazo, com um psicólogo ou psicanalista. A primeira coisa a fazer é dar o primeiro passo, sabendo que seu caminho ficará menos difícil a medida que você caminhar.
Gostei muito da resposta do colega Dr. Luiz Henrique, prática e objetiva.
Procure um psiquiatra, provavelmente, se é uma recidiva, o tratamento farmacológico e o vínculo com o profissional vão te ajudar.
Se não conseguir logo consulta com psiquiatra, não adie o tratamento por isso, inicie com um clínico ou médico de família, até pra avaliar também como vc está fisicamente ( função tireoideana, anemia, obesidade ...)
Muitos clínicos são bastante habilidosos em acompanhar pctes com depressao.
Como você já teve depressão, conhece os sintomas, e isso pode o auxiliar a buscar o tratamento o quanto antes. É possível você ter um bom tratamento e melhorar. Em alguns casos conciliar tratamento medicamentoso com psicoterapia. A terapia cognitivo-comportamental ficou conhecida por tratar depressão e mostrar através de pesquisas que funciona. Então procure um psicologo que trabalhe nessa área e ele lhe encaminhará para um psiquiatra. Lembre-se: Ação precede a motivação, por isso não espere estar disposto para começar o tratamento, apenas comece e depois virá a motivação.
Busque uma terapia desde que esta percebendo que ficar na cama está lhe causando prejuízos. Junto a psiquiatra você começará a se perceber melhor e ampliará seu nível de consciência e o contato consigo mesma.
At.,
Monica Araújo
Olá!!
Ser Feliz é uma decisão. Você pode e merece uma vida harmoniosa e com resultados positivos.
A depressão é uma doença e tem tratamento.
Levante-se. Busque ajuda com profissionais competentes. Permita-se. Não espere. Você merece ser Feliz.
A depressão pode ser caracterizada por uma fixação no passado ou até uma continuação de situações que acontecem na família.

Exemplo minha bisavó era depressiva, ou um primo amado, enfim....quebrar um ciclo às vezes é importante.

Não sei profundamente sobre seu caso, entretanto sinto seu sofrimento e acredito que você tem todos os recursos para entender e ressignificar esta situação.

Abraço caloroso!
Cirlei Moreno - Coach
O passo mais importante você já esta dando que é reconhecer o problema. O importante agora é procurar ajuda profissional da área de saúde mental, que poder ser um psicólogo ou psiquiatra. A depressão é uma doença que precisa ser tratada com bastante seriedade e visando a remissão dos sintomas, para evitar que o problema se cronifique. Fique bem !!
O Transtorno Depressivo é uma doença e necessita de tratamento. A disfunção bioquímica do cérebro provoca alterações emocionais e comportamentais, como indisposição e desmotivação. Procurar um especialista é o melhor caminho, atualmente há uma combinação de tratamento medicamentoso e psicoterápico como intervenção.
O primeiro passo a tomar é reconhecer o problema, o que você já está fazendo. O ideal é que você procura ajuda profissional da área da saúde mental, que pode ser um psicólogo(a), ou um médico(a) psiquiatra. Caso na sua cidade não tenha ninguém da área de fácil acesso, deve procurar um clínico geral para iniciar o tratamento o mais breve possível. A depressão é uma doença que deve ser tratada como tal, com seriedade e visando a remissão completa dos sintomas, para evitar que o problema se cronifique. Não deixe para depois para iniciar o tratamento. Atenciosamente
Olá, Primeiro seria importante procurar um psiquiatra e depois fazer um acompanhamento com um psicólogo. abraço.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 146 perguntas sobre Transtorno depressivo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.