Ja tive 2x Amnésia Global Transitória onde esqueço tudo que aconteceu num período sempre menor de

4 respostas
Ja tive 2x Amnésia Global Transitória onde esqueço tudo que aconteceu num período sempre menor de 24 hs, sem sequelas. Li que isso pode ser após um esforço fisico. Se for esforço fisico, existe algum ultrasson venoso cervical que posso estar fazendo para detectar ou, certamente é um gde stress?
Boa tarde!

Existem várias hipóteses que tentam explicar a causa da amnésia global transitória, mas ainda não temos uma resposta definitiva para o problema.

Uma das hipóteses é sobre o refluxo venoso. De acordo com esse hipótese, pessoas com insuficiência das válvulas nas veias jugulares internas, teriam a predisposição a um refluxo de sangue venoso em situações de esforço físico, e isso poderia afetar transitoriamente certas regiões do cérebro envolvidas na função de memória, dando origem um quadro transitório de amnésia.

Alguns estudos com ultrassom-doppler venoso cervical mostraram que esse refluxo venoso é bem mais comum em pacientes com histórico de amnésia global transitória. Entretanto, esse refluxo venoso também ocorreu de forma relativamente frequente em pessoas que nunca tiveram amnésia global.

De forma prática, não solicitamos o doppler venoso, pois o quadro é benigno, raramente se repete, e essa hipótese quanto à congestão venosa é bastante controversa.

É aconselhável que busque ajuda profissional de um neurologista, para fins de um diagnóstico mais preciso do quadro e que conduta terapêutica deva ser adotada.
Dependendo do diagnóstico, a ajuda de um neuropsicólogo também pode ser importante, a fim de traçar estratégias para lidar com as dificuldades advindas com os episódios de amnésia e trabalhar sua reabilitação.
Conforme explicado pelo outro colega, é preciso procurar um médico neurologista, para realizar todas as investigações possíveis, para diagnosticar dá melhor forma possível suas amnesias.
Após isto, aconselho procurar um psicólogo, para lhe auxiliar no autoconhecimento e ajuda-lo a compreender suas crenças e valores para vivenciar esses aspectos de uma forma mais harmoniosa e com mais qualidade de vida.
A melhor conduta é procurar um neurologista para investigação mais detalhada.
Para auxílio no combate ao stress uma psicoterapia poderá te ajudar