Já tive 02 crises de depressão, aparentemente, não estou em crise, mas não posso nem ouvir falar

13 respostas
Já tive 02 crises de depressão, aparentemente, não estou em crise, mas não posso nem ouvir falar em problema psicológico,seja de qual natureza, que começo a passar mal. Estou pensando em procurar uma psicoterapeuta, isso me ajudaria?
Sim, a psicoterapia vai te ajudar a encontrar seu equilibrio fisico, psiquico e emocional.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A psicoterapia previne futuras crises e trabalha na origem do aparecimento e enrecorrencia da depressão
A depressão é uma doença e deve ser tratada com medicamento e psicoterapia. Dentre outras coisas, a psicoterapia possibilita o aprendizado de novas formas de lidar com as diversidades da vida, possibilitando uma melhor qualidade de vida e prevenindo novas crises. Além dos tratamentos medicamentosos e psicológicos, a atividades física é de grande importância para quem tem depressão.
Olá!
Entendi que já apresentou crise depressiva duas vezes. Mediante ao seu relato eu sugiro que procure um médico Psiquiatra para entender melhor os seus sintomas, e fazer o diagnostico, é fundamental fazer psicoterapia pois seria essencial para maiores esclarecimentos internos. Fazer atividades em acadêmias de dança, natação, qualquer exercício físico ajuda a parte psíquica e emocional.
Quando há doença é necessário procurar ajuda. As doenças psicológicas e psiquiatras são mediadas pelo psicólogos e psiquiatras. A escuta é o principal meio desses profissionais em ajudar aqueles que sofrem. A alma dolorida precisa ser aliviada e isto só através da fala e escuta profissional. Portanto, a psicoterapia é essencial para se vislumbrar novas possibilidades.
Pelo que entendi, apesar dos dois episódios depressivos que mencionou, o que me parece pendente na pergunta é a preocupação que gira em torno do assunto.
Mesmo que deva procurar auxílio para controle da doença, caso venha a reincidir, sugiro que busque recursos para lidar com ela.
O que lhe ocorreu, mesmo que não mais aconteça, por si só, causa-lhe transtornos (você passa mal, "só de ouvir falar"). A psicoterapia, certamente lhe ajudará a lidar com isso.
Certamente, a psicoterapia vai ajudá-la a se conhecer melhor, a entender como você funciona, e, dessa forma, você cria uma maior consciência da origem de seus problemas, promovendo assim a modificação de comportamentos.
A psicoterapia ira ajudar você na prevenção deste e de outros sintomas.
Torna se necessário investigar os processos psíquicos ,pois eles geram sérios agravantes físicos( Somatizações)...
Mente e corpo buscam o equilibro para um bom funcionamento.
Perfeitamente! Isso poderá ajudar-lhe a lidar com as dificuldades enfrentadas hoje.
Através da psicoterapia, você conseguirá desenvolver mecanismos e formas de lidar com essa ansiedade e sintomas, ao invés de evitar falar de problemas relacionados a questões psíquicas e/ou emocionais, você terá condições de enfrentá-las, assim como possibilitará a prevenção da reincidência de outra crise depressiva!

Espero, também, ter contribuído em esclarecer a sua dúvida.

Atenciosamente,
Sim e muito. Na psicoterapia você irá se conhecer cada vez mais,compreender o que te leva a essas crises,conhecer as associações que você acabou fazendo de "problemas psicologicos= crise", enfim, o autoconhecimento é um importante passo para a cura. Siga em frente!!
A psicoterapia pode nos ajudar mesmo quando não estamos em crise, ela têm como papel o autoconhecimento, do qual pode nos proporcionar uma melhora a longo prazo. Pense da seguinte forma, por mais que você não está em crise de depressão nesse momento, você ainda têm conteúdos próprios que te deixam preocupado(a), você têm sentimentos que gostaria de trabalhar, partes de você que gostaria de entender os motivos de certos comportamentos. De fato, a psicologia pode lhe ajudar nesses pontos e muitos outros, dos quais possa desejar. Abraços e tenha uma ótima semana.
Sim!! Psicoterapia e acompanhamento psiquiátrico ajudam bastante. Psicologa(o) e psiquiatra trabalhando juntos daria um melhor resultado do que um tratamento isolado.
Olá a Psicoterapia pode lhe ajudar nesta questão emocional.
Sessões semanais com um psicoterapeuta contribuem para identificar pensamentos, conflitos e distorções na interpretação dos fatos na vida, que compõem a chamada distorção cognitiva. Este auto-conhecimento ajuda a amenizar a depressão, e previne recaídas no futuro.

Poder falar e ser compreendido faz um bem danado: em cada sessão, o profissional vai ouvir, intervir e mostrar alternativas. Ao estimular a reflexão sobre as emoções , a psicoterapia contribui significativamente para sua saúde mental.

Especialistas

Ana Paula Alves dos Santos

Ana Paula Alves dos Santos

Psicólogo, Psicanalista

Caruaru

Agendar uma visita
Luar Violeta Perez

Luar Violeta Perez

Psicólogo, Psicanalista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Ariana de Araujo Souza

Ariana de Araujo Souza

Psicólogo

Eunápolis

José Linhares

José Linhares

Médico de família

Porto Alegre

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 96 perguntas sobre Psicoterapia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.