Já tenho 3 anos enfrentando a depressão só em maio de 2018 que eu procurei ajuda e tratamento desde

9 respostas
Já tenho 3 anos enfrentando a depressão só em maio de 2018 que eu procurei ajuda e tratamento desde dessa época que estou fazendo acompanhamento com psiquiatra e remédios por causa da depressão eu acabei faltando muito no colégio, gostaria de saber se tem como eu conseguir laudo levar pro colégio?
A depressão é uma doença silenciosa, ou seja, nem sempre as pessoas a levam em consideração. Por isso tanto o doente quanto aqueles que convivem com ele não acreditam que devem tomar providências a respeito. O início do tratamento é importante. Contudo é também fundamental a perseverança no mesmo. É comum que pacientes iniciem o tratamento e logo que se sintam um pouco melhor o abandonem. Isso prejudica e por vezes até aprofunda a doença e seus sintomas. A retomada das atividades normais devem ser planejadas com seu médico. Sugere-se o contato com a escola para informar o inicio do tratamento. A escola poderá orientar sobre quais documentos ou medidas serão necessárias para que possas retomar as atividades escolares. Além disso, sugiro que inicies também um acompanhamento psicológico. Ele irá lhe ajudar a manter-se firme no tratamento e a tomar as melhores decisões nesse início. A depressão é uma doença que exige atenção emocional também. Mantenha-se firme e confiante no tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que você procura seria o atestado, expedido por diferentes profissionais, dentre eles seu psiquiatra ou psicólogo. No caso do psicólogo, conforme a resolução 007/2003 do CFP, o atestado é um documento produzido após uma avaliação psicológica que certifica uma determinada situação ou estado psicológico, tendo como finalidade de afirmar sobre as condições psicológicas do paciente que o solicita, com os fins de: (a) justificar faltas ou impedimentos, (b) justificar estar apto, ou não, para atividades específicas, (c) solicitar afastamento ou dispensa.
O profissional psiquiatra ou psicológo que está cuidando do seu caso poderá emitir um laudo relatando sua condição pois ele sabem do seu histórico clínico. O laudo apresentará o seu quadro patológico e o atestado médico servirá para justiciar a necessidade de afastamento do trabalho ou da escola
Olá!! Sim, o seu médico pode fornecer o laudo que você necessita, mas é muito importante que você faça terapia associada à medicação. O remédio é importante e ajuda a tratar os sintomas da depressão, como seu humor e o sono. Mas a terapia vai te ajudar a entender as causas e a lidar com elas, desenvolvendo habilidades e comportamentos necessários para melhorar sua qualidade de vida e retomar suas atividades. Abraços.
Olá, só para reforçar o que já foi dito aqui, procure um psicólogo. Só a medicação e o tratamento psiquiátrico não é o suficiente para o seu tratamento. A psicoterapia também é muito importante. Qualquer coisa, estou à disposição. Abraços e boa sorte!
Você deve ser muito jovem para estar ainda no colégio, procure uma psicoterapia com psicologo ou psicoterapeuta que irá te ajudar muito para tratar tua ansiedade e ter a possibilidade de cura antes que a ansiedade se torne cronica. Procure um terapeuta que trabalhe com EMDR ou Brainspotting pode ser que te ajudem a reverter o quadro. Se precisar entre em contato.
É possível sim o laudo mas mais importante é vc se cuidar, pelo relato vi que vc ainda nao faz terapia, seria interessante vc pensar na possibilidade, para poder tentar compreender o que lhe leva a tal estado.
Att
Eduardo
Olá Procure o profissional que está cuidando de você e explique que precisa de um atestado, laudo onde cita que estás em tratamento, o seu estado emocional, se está sendo medicada para que presente no colégio. Se tiver com acompanhamento psicológico faça o mesmo. Você pode solicitar. Caso não esteja com acompanhamento psicológico, procure, pois tanto o tratamento medicamentoso é importante quanto o psicológico.

Abraço!
Procure um psiquiatra ou psicólogo, que precisarão te conhecer primeiro para depois se pensar na possibilidade de fazer um laudo.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thialy Beltran

Thialy Beltran

Psicólogo

Brasília

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.