Já tem duas semanas que estou com muita dificuldade em falar, e tive que me afastar das aulas de canto

4 respostas
Já tem duas semanas que estou com muita dificuldade em falar, e tive que me afastar das aulas de canto por conta de uma dor incômoda, acho que pode ser algo com as cordas vocais por conta de eu usar bastante elas, alguma ideia do que possa ser ?? Preciso realmente ir a um fonoaudiólogo ??
Vc como profissional da voz deve sim fazer um acompanhamento com um fonoaudiólogo para saber usar bem a voz, porém antes disso dever ir à um otorrinolaringologista para fazer um exame chamado videolaringoscopia ou videlaringoestroboscopia para avaliar suas cordas vocais e fazer o diagnóstico e a melhor conduta terapêutica
Atenciosamente

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim. Como já foi relatado seria interessante ir ao médico otorrinolaringologista, realizar os exames e cuidar bem de sua voz. Você relatou ser estudante de canto, sendo assim manter hábitos saudáveis em sua alimentação, boa ingestão de líquidos (hidratação), exercício físico e um bom sono, são dicas interessantes para que, não sejam repetitivas as situações de incômodos ou dores, que não devem ocorrer.
SIM, vc precisa procurar um fonoaudiólogo, mas ANTES, vc deve ir ao médico 'otorrinolaringologista', e relatar à ele o seu desconforto.

Certamente ele irá examinar a suas pregas vocais (cordas vocais). Em seguida lhe dará um laudo, com diagnóstico, e se necessário, encaminhamento ao fonoaudiólogo especialista, com o intuito de aprender técnicas para melhor cantar e falar melhor, sem esforço.

Acaso o médico 'otorrino' não lhe explique o porque da sua dificuldade em falar, não hesite em perguntar à ele.

Espero ter contribuído.
Att.

DENISE PUPPIN
(Fonoaudióloga - Prof de oratória - Trainer coach de apresentações, discursos, treinamentos - Gestão emocional e estratégica nas exibições.
A primeira avaliação deverá ser feita por um otorrinolaringologista, o qual fará o exame para verificar a saúde das cordas vocais. Ele poderá solicitar videolaringoscopia ou videoestromboscopia. Após o resultado se identificada a necessidade de acompanhamento fonoaudiológico o médico te informará.
Att
Carmen C.Gonçalves
Fonoaudióloga

Especialistas

Auro Gonçalves

Auro Gonçalves

Otorrino

São Paulo

Jôze de Matos Correa

Jôze de Matos Correa

Fonoaudiólogo

Ribeirão das Neves

Karin Priscila Sant

Karin Priscila Sant

Fonoaudiólogo

Valinhos

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Marília Andreani Paes Leme Giffoni

Fonoaudiólogo

Campinas

Caroline Gil De Oliveira

Caroline Gil De Oliveira

Fonoaudiólogo

Curitiba

Rodrigo Godoy

Rodrigo Godoy

Otorrino

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 90 perguntas sobre Distúrbios Da Voz
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.