Já q os nutrientes se perdem durante a fervura, será que é melhor só colocar a proteína de soja de m

5 respostas
Já q os nutrientes se perdem durante a fervura, será que é melhor só colocar a proteína de soja de molho e refogar ao invés de ferver? O oxalato permace sem a fervura?
Você não precisa se preocupar com a perda de nutrientes com o cozimento (fervura) dos alimentos. Ainda que aconteça sim uma perda de alguns nutrientes durante esse processo, não é uma perda importante. Sendo assim, para aqueles que mantém uma rotina alimentar equilibrada, a perda de nutrientes com o cozimento não terá um impacto significativo no estado nutricional.
O ideal é que você deixe a proteína texturizada de soja (pts) de molho em água fervente com algumas gotas de vinagre durante 30 minutos. Em seguida, você pode utilizar uma peneira para lavar a proteína de soja em água corrente, e por fim escorrer toda água. Depois deste processo, a proteína de soja estará pronta para ser utilizada em qualquer receita.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O que se perde na água quando fervemos os alimentos são apenas as vitaminas hidrossolúveis (saem na água , mas também não significa que perderá todos os nutrientes), o restante permanece. Isso nos preocupamos mais , quando falamos de legumes, assim preparar no vapor pode ser uma opção legal, ou até mesmo aproveitar a água destes legumes, para preparar o arroz por exemplo. Mas se você possui uma alimentação balanceada, você vai ingerir também essas vitaminas em outros alimentos.
o oxalato é chamado de ´fator antinutricional` é um composto que prejudica a absorção de alguns nutrientes essências, principalmente o cálcio. Você não vai conseguir remover todo o oxatato com a fervura e esta tudo bem. Diversos alimentos possuem oxalato, como exemplo feijão, soja, batata, alho poro, quiabo, abacaxi ,ameixa, kiwi, uva , limao figo, aveia. Mas não precisa se preocupar, ele prejudica, mas não bloqueia completamente a absorção de outros nutrientes. Isso que acabei de falar, chama-se biodisponibilidade de alimentos. associando algum nutrientes, podem aumentar a absorção do mesmo ou prejudicar. Isso é normal. Dependendo do paciente, do seu estado nutricional e necessidade, utilizamos como estrategias essas combinações de nutrientes especificos. Mas como dito, se você possui uma alimentação equilibrada em sua rotina, diversas frutas, verduras, legumes, carnes magras, graos, etc isso não vai impactar.
Pode continuar fazendo da mesma forma, deixar de molho em torno de 8 horas. Após, levar ao fogo e ferver até o cozimento.
Olá boa precisa de preocupar com as perdas de nutrientes do cozimento da proteína de soja pois a perda de nutrientes que ocorre durante o cozimento da mesma não é significativo.
Recomendo você colocar a proteína de soja em água fervente por cerca de trinta minutos a quarenta minutos antes do cozimento. Depois você retira essa água e cozinha a proteína de soja com temperos naturais como algo, cebola e outros como orégano ou o que preferir (evitar temperos prontos),.
Quanto ao oxalato, ele não vai impedir a absorção dos nutrientes, mesmo que diminua um pouco, fica no mesmo raciocínio que disse anteriormente: a perda é insignificante.
Um abraço
Olá! o oxalato é um antinutriente pois dificulta a absorção de alguns nutrientes, como calcio e ferro, por exemplo. Quando deixamos a soja no remolho (30 min mínimo água quente) grande parte desse oxalato se perde, o que é interessante para nosso organismo. Quanto aos outro nutrientes tbem existe um perda nutricional, porém nesse caso, da soja, isso não é importante, pois a perda é pequena e não fará diferença na nossa dieta. O importante é garantir um aporte nutricional variado, com diversidade na escolha dos alimentos, assim caso ocorra uma perda em um, você recupera em outro.
Sim, se você está preocupado com a perda de nutrientes durante a fervura, uma opção é hidratar a proteína de soja colocando-a de molho e, em seguida, refogá-la em vez de ferver. Isso pode ajudar a preservar alguns dos nutrientes sensíveis ao calor.

Quanto ao oxalato, que é um composto presente em alguns alimentos e pode formar cristais que contribuem para a formação de pedras nos rins em algumas pessoas, a fervura não elimina totalmente o oxalato. Algumas pesquisas sugerem que o cozimento pode reduzir ligeiramente o teor de oxalato, mas a eliminação completa pode ser difícil.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.