Já fui diagnosticada uma vez com traços/princípio de transtorno de personalidade. Não tratei. Piorou.

15 respostas
Já fui diagnosticada uma vez com traços/princípio de transtorno de personalidade. Não tratei. Piorou. Tive problemas por ansiedade e estresse a ponto de parar no hospital e da última vez cheguei a perder os movimentos do corpo. O ideal seria ir num psicólogo ou no psiquiatra?
O ideal para qualquer transtorno, seja ele os ansiosos ou da personalidade, é você buscar ajuda de ambos os profissionais. Isso porquê um bom psiquiatra lhe receitará a medicação mais adequada para os sintomas que você tem. E o Psicólogo, trabalhará em lhe ajudar a lidar com os problemas que você enfrenta e ajudará a lidar com seus pensamentos.
Aconselho procurar um profissional com abordagem cognitivo-comportamental ou que atue com DBT.

Espero ter ajudado vc!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ideal seria procurar ambos profissionais, para que o psiquiatra pense se há necessidade de medicações para que você lide melhor com suas angústias e ansiedades. Na psicoterapia poderá falar sobre você em geral, sem censura, com confiança e poderá assim elaborar suas vivências. Com um bom acompanhamento e equipe profissional qualificada você pode sim viver melhor. Não hesite em procurar ajuda.
Muitas vezes o Transtorno de ansiedade Generalizada, Transtorno de Panico e TOC, podem ter sintomas tao severos e causar sofrimentos e perda da qualidade de vida. Podem ser muito parecidos com transtornos de personalidade.E importante uma avaliação médica e um trabalho conjunto com o psicólogo para um diagnóstico diferencial.
Olá, a psicologia e a psiquiatria trabalham em aspectos diferentes mas complementares. Avaliação psiquiátrica é fundamental para excluir outros transtornos que podem estar afetando e causando sintomas. A psicologia ajudará a compreender traços das sua personalidade e encontrar outras saídas para os conflitos cotidianos. Em ambos os especialistas você encontrará apoio para construir comportamentos mais adequados frente a situações de estresse e ansiedade. Buscar técnicas de respiração e exercícios aeróbicos podem ajudar.
Absç Betânia Tassis.
Não há dúvidas de que é importante procurar todas as ajudas possíveis. Por outro lado, psiquiatras e psicólogos também podem cometer iatrogenias, ou seja, erros de tratamento.
Grande parte do processo já foi iniciada, uma vez que você reconhece a necessidade de ajuda.
O fato de ter apresentado uma anestesia dissociativa indica haver necessidade de acompanhamento médico. Normalmente, distúrbios da dissociação são acompanhados de alterações na transição vigília-sono. Alguns exames podem ser úteis.
E como disse, médicos também podem piorar as coisas. O uso indiscriminado de antidepressivos não é inócuo, já que provoca sérios efeitos comportamentais indesejados. Dependendo dos traços de personalidade, principalmente na instabilidade emocional ou borderline, o uso de antidepressivos aumenta a irritabilidade e impulsos indesejados.
Olá!

Vá aos dois, pois o Psiquiatra e o Psicólogo, junto com você, formam uma boa equipe com o mesmo objetivo, seu bem-estar. Portanto, essa parceria vai te trazer alivio e você poderá lidar melhor com seus problemas e dificuldades. E não deixe de se cuidar, assim que iniciar o tratamento não abandone, você se sentirá muito melhor.

Abraços. Boa sorte.
O melhor acompanhamento seria o realizado em conjunto, psicólogo e psiquiatra.
Sugiro que você procure, à princípio, um psicólogo para que você descreva um pouco mais sobre suas vivências até o momento. Nós, psicólogos, podemos avaliar a necessidade da avaliação psiquiátrica e, sendo necessário, você será acompanhada pelos dois.
A psicoterapia pode te auxiliar no seu processo de auto conhecimento para que compreendas melhor como é seu perfil ansioso e estressado (conforme sua descrição). E, que mecanismos utilizas para lidar com tudo o que acontece no seu dia a dia. Compreender como você está organizando suas vivências pode te ajudar a se dar conta de caminhos que te levem ao novo.
Busque um processo terapêutico e viva melhor!
Um famoso psiquiatra da Bahia declarou em sua palestra: REMEDIOS NAO CURAM CONFLITOS. Quem trabalha na cura de conflitos de forma especial e o PSICOTERAPEUTA, psicologo clinico.
Olá. Os tratamentos com ambos os profissionais se complementam e um não exclui o trabalho do outro. Ou seja, seria importante ser avaliado(a) tanto por um psiquiatra quanto por um psicólogo. Sugiro que você escolha um dos dois para começar o tratamento e este pode te direcionar para o próximo. Escolha o que você se sentiria mais à vontade para iniciar este processo.
Não deixe de procurar um ou outro. mas o ideal seria puder fazer os dois acompanhamentos caminhado juntos, terá um excelente resultado.
Fé e não pare tudo vai ficar bem pode acreditar.
A vida é simples problemas todos nós temos, só não podemos deixar pra lá okay?

Boa sorte
Olá, tudo bem?
O tratamento ideal para os transtornos de personalidade envolvem a intervenção multidisciplinar e complementar entre Psiquiatra e Psicólogo.
O médico psiquiatra irá auxiliar a diagnosticar fisicamente o transtorno e poderá indicar o melhor tratamento medicamentoso para cada paciente, quando necessário, a fim de promover melhora rápida dos sintomas que causarem maior desconforto.
Já o psicólogo auxiliará o paciente a descobrir possíveis correlações com fatos passados e a encontrar e desenvolver ferramentas reflexivas que promovam qualidade de vida a longo prazo para paciente e familiares.
Os dois profissionais podem te ajudar, cada qual de sua forma. O psiquiatra é um médico especialista que conduzirá de forma geral um tratamento medicamentoso.
Já a psicologia, minha área de atuação, pode favorecer a contextualização dessa vivência que como você mesmo relatou já vem se instaurando há algum tempo.
Não deixe que a situação se agrave ainda mais para procurar se cuidar. Não pare diante das barreiras e talvez até pré conceitos. o seu bem estar é o mais importante.

Abraço!
Recomendo que busque ajuda com ambos! A psicoterapia (normalmente reapizada por psicólogo) é fundamental para todos os tipos de transtorno de personalide, sendo mais importante do que qualquer medicação.
Por outro lado, a avaliação psiquiátrica é importante para definir se há um diagnóstico fechado, se há indicação de uso de medicação e se é necessária investigação de doenças que caisem sintomas psiquiátricos.
Recomendo procurar um (a) psicólogo (a) inicialmente, pois pode se tratar de uma demanda não medicamentosa, mas simplesmente psicológica. Um abraço!
Um trabalho conjunto entre Psicólogo e Psiquiatra ajuda a pessoa a manejar a maioria dos transtornos de personalidade, sendo que a Terapia do Esquema, dentro da Terapia Cognitivo-Comportamental, tem apresentado excelentes resultados para esse fim.

Especialistas

Renan Marin

Renan Marin

Psicanalista

São Paulo

Juliana Cintra

Juliana Cintra

Psicanalista

Recife

Raquel Moret

Raquel Moret

Psicanalista

Duque de Caxias

Nilo Júnior

Nilo Júnior

Psicanalista

São José dos Campos

Ana Paula Gomes

Ana Paula Gomes

Psicanalista, Terapeuta complementar

Vila Velha

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.