Já fiz uso de antibióticos, anti-inflamatórios e isotretinoína, todos sem sucesso em relação a

3 respostas
Já fiz uso de antibióticos, anti-inflamatórios e isotretinoína, todos sem sucesso em relação a hidradenite.
Preciso de outra opiniões, dos Srs especialistas no assunto, haja vista ter passado por vários dermatologistas, infectologistas e recentemente cirurgião plástico e não ter visto resultado.
A hidradenite é uma doença inflamatória, imunologicamente mediada e não infecciosa. O uso de antibióticos dá uma falsa ideia de melhora mas não cura. O uso de anti inflamatórios e a isotetrinoina já foi demonstrado que não resolvem. O tratamento de melhor resposta é o cirúrgico (retirada em bloco de toda area comprometida) . O uso de imunobiológicos foi autorizado no ano passado pela Anvisa mas não está indicado para todos os casos. São para formas mais graves da doença e naqueles casos em que foram submetidos a cirurgia de forma correta e recidivaram.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A hidradenite supurativa é uma condição inflamatória crônica das glândulas sudoríparas, acomete mais frequentemente as axilas, região inframamária e virilhas.
A cirurgia era até o momento o tratamento mais indicado, por remover as fístulas. No entanto, novas lesões podem se desenvolver no local, mesmo após o tratamento cirúrgico.
Recentemente vários estudos científicos mostraram o benefício do uso de medicamentos imunobiológicos no tratamento da hidradenite, especialmente da classe anti-TNF alfa. Esses medicamentos já são utilizados para outras doenças inflamatórias crônicas, como psoríase e artrite reumatóide. Parecem promissores também no controle da hidradenite.
A hidradenite é realmente difícil de tratar. O uso de antibióticos e as vzs anti-inflamatorios e corticoides sao usados com intuito de conter a inflamação, mas nao como cura. Para muitos, o tratamento final é cirúrgico com exerese das glandulas inflamadas. Mas muitas vzs há necessidade de reabordagem. Os retinoides como acitretina e isotretinoina tem sucesso em selecionados casos. Também existem tentativas menos invasivas com laser, mas a primeira escolha ainda é a cirúrgica.

Especialistas

Fabiana Bazanella de Oliveira

Fabiana Bazanella de Oliveira

Dermatologista

Porto Alegre

Bruno de Carvalho Fantini

Bruno de Carvalho Fantini

Dermatologista

Franca

Gustavo Dos Santos Rezende

Gustavo Dos Santos Rezende

Cirurgião plástico

Goiânia

Agendar uma visita
Maxwell Lucena Furtado

Maxwell Lucena Furtado

Cirurgião plástico

Maceió

Alexandre Camara Pecanha

Alexandre Camara Pecanha

Cirurgião plástico

Patos de Minas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 132 perguntas sobre Hidradenite Supurativa
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.