Já fiz acompanhamento com um psicólogo/psicanalista durante quase um ano, e tive relativa melhora.
7
respostas
Já fiz acompanhamento com um psicólogo/psicanalista durante quase um ano, e tive relativa melhora. Porém as crises estão cada vez piores. Minha saúde física e mental está bem fragilizada e eu conheço os gatilhos que levam às crises, mas não consigo evitá-los. Não sei mais o que fazer. Como começar?
Retome a terapia. Ter um espaço pra falar e ser acolhido é sempre bom, não é vergonha nenhuma voltar a terapia mesmo já sabendo "de tudo" :)
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Não deixe a terapia de lado, se você está precisando, retome e continue, não desista. Pode demorar para ter resultados significativos, mas você vai conseguir melhorar. Se achar necessário, procure também um médico (psiquiatra e/ou outro). Boa sorte. Qualquer coisa, estou à disposição.
O importante é dar continuidade neste processo psicoterapêutico. Sabendo que muitas vezes não é fácil enfrentar os desafios de um psicoterapia. Falar de assuntos delicados e todo o tempo que se leva para uma melhora , mas como você mesma percebeu o quanto vale a pena.
Abs
Abs
Alguns processos terapêuticos tendem a ser mais demorado. Isso pode ser por causa do método terapêutico, do ritmo que o paciente dá conta, da frequência do paciente nas sessões ou da quantidade mensal de sessões escolhidas. Se você já conhece os gatilhos que lhe direcionam aos problemas, já andou alguns passos, agora precisa trabalhar as formas de enfrentamento e a motivação para lidar com eles. Sugiro que retome a terapia caso tenha gostado do trabalho do seu terapeuta. Se achar que não viu mudanças importantes, sugiro que procure outro, mas não deixe de fazer seu acompanhamento. Gosto de dizer aos meus pacientes que em alguns casos, um problema que vem se desenvolvendo há anos não desaparece em uma quantidade muito restrita de sessões.
Compartilho dos comentários de meus colegas psicólogos e acrescento que o benefício da terapia poderia ser complementado com um tratamento com psiquiatra ao mesmo tempo.
Olá, boa tarde! Concordo com as respostas de meus colegas profissionais e adiciono mais uma coisa, em um curso que fiz a palestrante pontuou a seguinte frase: "os pacientes vão até onde o psicólogo consegue conduzi-lo" ou seja, existe tanto a limitação do paciente quanto a do próprio profissional no processo terapêutico.
Sugero que repense na mudança de profissional que pode estar contribuindo ainda mais em seu processo terapêutico.
Sugero que repense na mudança de profissional que pode estar contribuindo ainda mais em seu processo terapêutico.
Em primeiro lugar, retome a terapia. O fato de conhecermos os gatilhos que provocam nossos problemas, não quer dizer que temos controle sobre eles. A psicoterapia pode te ajudar a entender melhor suas crises e descobrir formas mais eficazes de enfrentar seus problemas.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
- Já está fechando um mês que estou tomando 40mg de paroxetina e até agora não melhorei, tenho depressão e ansiedade, será que devo procurar meu psiquiatra para aumentar a dose?
- Estava a 15 dias sem tomar desvenlafaxina, senti os sintomas de retirada todos. Agora consegui renovar minha receita, posso voltar a tomando a mesma dose que estava tomando anteriormente?
- Já faz algumas semanas que tenho problemas para dormir, meu sono só vem às 4 horas da manhã e acabo acordando às 13 horas da tarde. Mesmo dormindo por 9 horas, me sinto cansada e exausta o tempo todo. Eu já conversei com um psicólogo e ele percebeu que é possível que eu tenha depressão. Qual especialista…
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.