Já faz uns anos que tenho ataques de pânico quando dirijo. Como posso superar isso?

8 respostas
Já faz uns anos que tenho ataques de pânico quando dirijo. Como posso superar isso?
A pergunta remete a uma situação bem específica (dirigir) que provoca um crise de ansiedade, não sendo possível classificar como pânico ou síndrome de pãnico. De todo modo só uma consulta com um profissional de psicologia pode auxiliar no melhor entendimento e enfrentamento deste problema.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O ataque de pânico acontece quando uma informação é passada, erroneamente, do cérebro para o corpo, desencadeando reações de luta ou fuga. A terapia cognitivo-comportamental trabalha todos os aspectos envolvidos nesta problemática, dando ferramentas para que o sujeito consiga lidar com a mesma, e superá-la. Atenciosamente, Ziza.
O medo de dirigir envolve também outros fatores: cultura, valores, criação, expectativas que a própria pessoa tem acerca de si mesma, expectativas, críticas e cobranças de pessoas significativas, envolvimento em acidentes, traumas etc. Em grande parte dos casos, a ansiedade pode ser tão forte que a pessoa não consegue controlar as reações manifestadas pelo corpo. Existem algumas técnicas de relaxamento que podem auxiliar na retomada do controle da respiração e fazer com que a pessoa se acalme. O ideal é que a pessoa procure um terapeuta, preferencialmente na linha cognitivo-comportamental. Também existem clínicas de psicologia especializadas no medo de dirigir. Dependendo do estado em que você more, pode ser que o próprio Detran ofereça um trabalho voltado para pessoas como medo de dirigir. Abraços! Juliana Paim
Você pode superar isto iniciando um trabalho com psicólogo. Algumas auto-escolas já têm psicólogo para clientes com dificuldades em dirigir. A sua dificuldade é comum em pessoas com extrema sensibilidade corporal. Quando dirigimos, o carro passa a ser uma extensão do nosso corpo; exige uma percepção aumentada do nosso esquema corporal. Deslocamento no espaço, previsão de fatos, coordenação motora e ritmo, a gente aprende quando criança ao brincar. Ao crescer o brincar se torna um compromisso de responsabilidade e cuidado com a própria vida e com a do outro, sem perder a espontaneidade, alegria. E quando a dificuldade aparece, é preciso procurar ajuda e apoio.
É interessante que você consulte um Psicólogo para uma avaliação precisa. Pelo seu relato é mais provável que se trate de uma fobia. Através de técnicas psicoterapêuticas você poderá verificar a origem desse medo e com o tempo eliminar esses sintomas negativos.
Boa noite!
Você relata passar por "ataques de pânico" alguns anos.
Esse diagnóstico.foi dado por algum especialista?
Acredito que você deva procurar um psicólogo, relatar seus sintomas , o tempo que vem.sentindo. O psicólogo poderá ajudá-lo!
Abraço!
Olá, bom dia.
Esse diagnóstico foi dado por um especialista ou você está especulando conforme pesquisas sozinho?
Caso, não tenha recebido esse diagnóstico preciso, é importante que o faça, com um psicólogo ou psiquiatra.
Para que assim possa começar o se tratar através de sessões psicoterápicas e, dependendo no nível, com medicamentos, receitados por um psiquiatra.
Olá! Consulte um psicólogo e busque as causas do pânico ao dirigir. É possível superar. Na terapia cognitivo-comportamental, que é uma opção eficiente para tratar este tipo de transtorno, o tratamento consiste em exposições graduais ao trânsito e a situações temidas, técnica chamada de dessensibilização sistemática. Se for necessário, pode fazer uso de medicação indicada por psiquiatra. Espero ter ajudado!

Especialistas

Dâmaris Lima

Dâmaris Lima

Psicólogo

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 114 perguntas sobre Ataque de pânico
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.