Já faz uns anos que tenho ataques de pânico quando dirijo. Como posso superar isso?

8 respostas
Já faz uns anos que tenho ataques de pânico quando dirijo. Como posso superar isso?
A pergunta remete a uma situação bem específica (dirigir) que provoca um crise de ansiedade, não sendo possível classificar como pânico ou síndrome de pãnico. De todo modo só uma consulta com um profissional de psicologia pode auxiliar no melhor entendimento e enfrentamento deste problema.

O ataque de pânico acontece quando uma informação é passada, erroneamente, do cérebro para o corpo, desencadeando reações de luta ou fuga. A terapia cognitivo-comportamental trabalha todos os aspectos envolvidos nesta problemática, dando ferramentas para que o sujeito consiga lidar com a mesma, e superá-la. Atenciosamente, Ziza.
O medo de dirigir envolve também outros fatores: cultura, valores, criação, expectativas que a própria pessoa tem acerca de si mesma, expectativas, críticas e cobranças de pessoas significativas, envolvimento em acidentes, traumas etc. Em grande parte dos casos, a ansiedade pode ser tão forte que a pessoa não consegue controlar as reações manifestadas pelo corpo. Existem algumas técnicas de relaxamento que podem auxiliar na retomada do controle da respiração e fazer com que a pessoa se acalme. O ideal é que a pessoa procure um terapeuta, preferencialmente na linha cognitivo-comportamental. Também existem clínicas de psicologia especializadas no medo de dirigir. Dependendo do estado em que você more, pode ser que o próprio Detran ofereça um trabalho voltado para pessoas como medo de dirigir. Abraços! Juliana Paim
Você pode superar isto iniciando um trabalho com psicólogo. Algumas auto-escolas já têm psicólogo para clientes com dificuldades em dirigir. A sua dificuldade é comum em pessoas com extrema sensibilidade corporal. Quando dirigimos, o carro passa a ser uma extensão do nosso corpo; exige uma percepção aumentada do nosso esquema corporal. Deslocamento no espaço, previsão de fatos, coordenação motora e ritmo, a gente aprende quando criança ao brincar. Ao crescer o brincar se torna um compromisso de responsabilidade e cuidado com a própria vida e com a do outro, sem perder a espontaneidade, alegria. E quando a dificuldade aparece, é preciso procurar ajuda e apoio.
É interessante que você consulte um Psicólogo para uma avaliação precisa. Pelo seu relato é mais provável que se trate de uma fobia. Através de técnicas psicoterapêuticas você poderá verificar a origem desse medo e com o tempo eliminar esses sintomas negativos.
Boa noite!
Você relata passar por "ataques de pânico" alguns anos.
Esse diagnóstico.foi dado por algum especialista?
Acredito que você deva procurar um psicólogo, relatar seus sintomas , o tempo que vem.sentindo. O psicólogo poderá ajudá-lo!
Abraço!
Olá, bom dia.
Esse diagnóstico foi dado por um especialista ou você está especulando conforme pesquisas sozinho?
Caso, não tenha recebido esse diagnóstico preciso, é importante que o faça, com um psicólogo ou psiquiatra.
Para que assim possa começar o se tratar através de sessões psicoterápicas e, dependendo no nível, com medicamentos, receitados por um psiquiatra.
Olá! Consulte um psicólogo e busque as causas do pânico ao dirigir. É possível superar. Na terapia cognitivo-comportamental, que é uma opção eficiente para tratar este tipo de transtorno, o tratamento consiste em exposições graduais ao trânsito e a situações temidas, técnica chamada de dessensibilização sistemática. Se for necessário, pode fazer uso de medicação indicada por psiquiatra. Espero ter ajudado!