Já faz um tempo, em que eu ando esquecendo algumas palavras ao falar, e não são palavras muito difíc

15 respostas
Já faz um tempo, em que eu ando esquecendo algumas palavras ao falar, e não são palavras muito difíceis de serem lembradas. Isso é comum?
Olá, boa tarde!
Desejo que esteja bem... É importante entender melhor de que forma os esquecimentos estão acontecendo, mesmo que sejam palavras simples.. É de suma importância buscar uma orientação e avaliação psicológica. Fico à disposição. Abraços.

Olá, seria interessante saber um pouco mais sobre estes esquecimentos,.a maioria das pessoas que tiveram a COVID ficaram com algum déficit de memória. Mas acredito que seria interessante você procurar ajuda de um profissional da psicologia para iniciar um processo Psicoterapêutico, isso poderia lhe ajudar a lidar melhor com suas dificuldades.
Olá, boa tarde. O esquecimento pode acontecer por diversos motivos, desde a questão do cansaço, sobrecarga, burnout, privação de sono ou mesmo questões neurológicas. Pode ser interessante tentar observar a sua rotina, desde quando esses acontecimentos vem ocorrendo e qual a frequência deles. Sugiro a busca por um neurologista caso os esquecimentos persistam.
Olá, como está hoje? Respondendo sua pergunta, apenas com essa informação fica um pouco difícil te dizer se é normal ou não. Você pode começar seu dia a dia e tentar responder algumas perguntas. Você sempre falou bem e teve memoria boa? Desde quando você percebeu que começou a esquecer? Você anda tendo dias muito estressantes ou que te deixe ansioso? As vezes até um simples cansaço ou ansiedade na hora da fala pode ocasionar esses sintomas. Seria interessante você verificar se vem sendo continuo e gradual esses esquecimentos e se persistir, procure falar com um psicólogo para que juntos vocês possam encontrar a causa e trabalhar esse sintoma.. Qualquer dúvida estou a disposição.
Olá, Espero que esteja bem!
São muitos os motivos que nos levam a ter episódios de esquecimentos e, nem todos estão relacionados à psicopatologias. O aconselhável seria procurar um auxílio profissional, deste modo, seria possível verificar a intensidade e frequência em que esses esquecimentos ocorrem. Pois pode ser algo pontual, recorrente de estresse, cansaço ou uma simples mudança na rotina, mas, também, pode ser sintoma de alguma outra coisa e, são vários os transtornos que podem afetar a memória, vão desde transtornos de ansiedade como transtornos neurológicos. Por isso, reforço que o melhor a se fazer é procurar auxílio profissional! Lembre-se "comum" ou "normal" são conceitos subjetivos e a história de vida do individuo é determinante para se compreender de maneira mais efetiva se um "quadro sintomático" é "comum" ou não. Espero tê-lo ajudado. Qualquer dúvida me envie uma mensagem, fico a disposição!
Esquecimento ocasional de palavras ao falar é algo comum, especialmente em situações de estresse, cansaço ou quando está pensando em muitas coisas ao mesmo tempo. Isso não necessariamente indica um problema sério de memória ou cognitivo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Dificuldades com a linguagem podem ser causadas por uma variedade de fatores, desde questões psicológicas como ansiedade até condições neurológicas. Por exemplo, alterações cognitivas leves ou mesmo problemas de atenção podem levar a lapsos na memória.

É aconselhável que você consulte um profissional de saúde, como um neuropsicólogo, que pode ajudar a avaliar sua situação com mais precisão. Eles podem recomendar uma avaliação neuropsicológica para entender melhor seu perfil cognitivo e identificar qualquer área que possa precisar de atenção. Lembre-se de que cuidar da sua saúde cognitiva é importante e existem estratégias que podem ajudar a melhorar sua memória e comunicação.
Olá, como você está?

Compreendo como deve ser um momento bastante difícil para você, mas o esquecimento pode ser consequência de muitas causas, sendo de extrema importância que seja investigado. As causas mais comuns são o estresse e a ansiedade, mas questões neurológicas também podem estar envolvidas, principalmente se o comprometimento é notado em grande parte na linguagem.
Recomendo fortemente, que busque a avaliação de um profissional neurologista e neuropsicólogo e também um psicólogo, para maiores investigações e um direcionamento adequado do tratamento.

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço!
Se isso está ocorrendo com frequência e está causando preocupação ou impactando sua comunicação de maneira significativa, pode ser útil procurar a opinião de um profissional de saúde.

Os especialistas que você pode considerar consultar incluem:

Clínico geral: Se você está preocupado com seus lapsos de memória, pode começar consultando um médico de família ou clínico geral. Eles podem realizar uma avaliação inicial e direcioná-lo para outros especialistas, se necessário.

Neuropsicólogo: Um neuropsicólogo é um profissional que se especializa em avaliar o funcionamento cognitivo e a memória. Eles podem realizar testes neuropsicológicos para avaliar a extensão do problema e ajudar a identificar a causa subjacente, se houver.

Fonoaudiólogo: Um fonoaudiólogo pode ajudar a aprimorar suas habilidades de comunicação, incluindo a fluência verbal e a memória de palavras. Eles podem oferecer técnicas e exercícios para melhorar sua comunicação verbal.

Neurologista: Se houver preocupações sérias sobre a memória e a função cerebral, um neurologista pode ser consultado. Eles são especialistas em doenças e disfunções do sistema nervoso, incluindo problemas de memória.

Além de consultar profissionais de saúde, também é importante adotar hábitos saudáveis para o cérebro, como manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos, dormir bem e manter a mente ativa com atividades que estimulem a cognição, como quebra-cabeças, leitura e aprendizado contínuo. O estresse, a ansiedade e a falta de sono podem afetar a memória, portanto, a gestão do estresse e a busca de apoio psicológico, se necessário, também são importantes.
Em Gestalt-terapia, minha abordagem de trabalho, todo sintoma é um aviso inconsciente do organismo como um todo de que algo não vai bem. Por organismo entenda-se não somente o corpo, o aspecto físico, mas também as questões psicológicas, os sentimentos, pensamentos, comportamentos e aspirações existenciais. É importante ouvir a mensagem que os sintomas relatados estão tentando passar à sua consciência, a respeito do caso. Para tanto, recomendo consultar um psicólogo, para uma avaliação criteriosa do processo relatado, e demais sintomas que talvez possam estar influindo nesta situação. Desejo sucesso! Sempre às ordens!
Para entender melhor como os esquecimentos estão acontecendo você precisa buscar a consulta Psicológica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 130
Esquecer palavras ao falar ocasionalmente pode ser comum e geralmente não é motivo de preocupação significativa. Pode estar relacionado a fatores como fadiga, estresse, falta de sono ou simples lapsos de memória que ocorrem naturalmente. No entanto, se essa dificuldade se tornar persistente, impactar significativamente sua comunicação ou se estiver associada a outros sintomas preocupantes, é aconselhável discutir isso com um profissional de saúde. Em alguns casos, isso pode estar relacionado a questões cognitivas ou de saúde mental que requerem avaliação e orientação adequadas.
Olá!
Como vai?

Comum? Pode-se dizer que tem se tornado, sim, e cada vez mais, em especial quando levamos em conta o "Modo de Vida do Ser Humano contemporâneo".
Agora... de fato, não é um indicativo muito saudável.
Compreendo sua preocupação e posso imaginar que esteja, em grande medida, ligada à fadiga ou ao estresse (elementos que parece que se tornaram quase um "pré-requisito" inevitável das pessoas nos dias atuais).

Enfim, sugiro revisar sua rotina e escolher um tempo para dedicar pra você. Sua Mente pode estar precisando bastante disso! Se, por ventura, esse sintoma persistir, procure por ajuda especializada: o acompanhamento inicial com um(a) Psicólogo(a) e/ou também Neurologista podem ser essenciais para conseguir traçar um entendimento mais assertivo sobre o que está acontecendo com você.

Um forte abraço! Passe bem.
Procure um neurologista e um neuropsicólogo para poderem avaliar o que está acontecendo.
É relativamente comum esquecer palavras ocasionalmente durante a fala, especialmente em situações de estresse, cansaço mental, ou quando estamos distraídos. Isso pode acontecer com qualquer pessoa e não necessariamente indica um problema grave. No entanto, se isso tem se tornado mais frequente ou se você nota outros sintomas como dificuldade de concentração, alterações na memória ou outros problemas cognitivos, pode ser útil discutir isso com um profissional de saúde, como um médico geral ou um neurologista. Eles podem ajudar a avaliar se há alguma preocupação subjacente e fornecer orientações adequadas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!