Já faz algum tempo que acordo durante a noite com a boca seca e com a sensação de estar com a língua

5 respostas
Já faz algum tempo que acordo durante a noite com a boca seca e com a sensação de estar com a língua ''colada'' ao céu da boca. Depois de uns meses notei o aparecimento assombroso de muitas cáries. Devo fazer somente a restauração das manchas ou há algo que aliado pode diminuir/resolver o problema?
Olá. Provavelmente você está com o fluxo salivar abaixo do normal, e então a boca fica muito seca à noite e aparece cárie porque a saliva é uma proteção. Aplicação de flúor ou bochechos antes de dormir podem ajudar a prevenir cáries. Procure um dentista Iara fazer o tratamento o quanto antes.

Essa sensação de boca seca só acontece a noite? Tente observar se é continua, o q pode ser um sinal de xerostomia, dai temos q procurar as causas (varias) ou se somente a noite ( pode ser problema respiratório). De qq maneira qdo se respira pela boca isso influencia na capacidade da saliva em
Promover a devida limpeza dos dentes. Além
Do tratamento paliativo das lesões de cárie você deve procurar resolver a causa, caso contrário outras aparecerão.
Primeiro devemos diagnosticar a causa da sua xerostomia (boca seca). Normalmente ela acontece como efeito colateral do uso de algumas medicações, mas pode aparecer em decorrência de algumas doenças ou em idades avançadas. A saliva é a grande protetora dos dentes e da mucosa bucal contra o surgimento de doenças, além de suas funções digestivas. Procure o seu médico para avaliar a possibilidade de ajustar ou mudar algum medicamento que esteja tomando se for o caso. Se não estiver tomando nenhuma medicação deve procurar um médico ou um dentista para realizar o diagnóstico.
Trate as cáries e faça o uso de saliva artificial (existem varias marcas no mercado) enquanto a sua produção de saliva não estiver normalizada.
Claro que você deve fazer as restaurações, mas se não resolver o problema da boca seca poderá desenvolver novas lesões. Tente associar os dois tratamentos.
A boca seca pode estar relacionada a uma má qualidade respiratória (respiradores bucais em sua maioria), falta de ingestão de água durante o dia, ou até mesmo outros problemas de saúde como algumas Síndromes, nesse caso a mais comum Síndrome de Sjögren, porém você irá observar nesse caso a boca seca não somente a noite, e além disso é comum olhos secos e falta de lágrimas. A falta de fluxo salivar retira uma importante auto limpeza que evita muito as cáries. O ideal é você procurar seu dentista realizar as restaurações necessárias e avaliar juntamente com ele qual a causa da boca seca e como resolver. Hoje temos no mercado produtos que estimulam produção de saliva e a saliva artificial que pode te trazer mais conforto.