Já faz 3 anos que minha esposa numa cirurgia, retirou um cavernoma. Recentemente, seus exames apresentaram

1 respostas
Já faz 3 anos que minha esposa numa cirurgia, retirou um cavernoma. Recentemente, seus exames apresentaram alto índice de Gliose. Agora, ela vive com medo de sofrer demência cedo, visto que ela tem apenas 37 anos. A Gliose pode ter relação com a cirurgia? E quais os reais riscos de sofrer demência?
A gliose é um achado habitual nos exames de tomografia ou ressonância do crânio após neurocirurgias, e representam o tipo de cicatriz cerebral, ocorrendo no local onde a intervenção cirúrgica ocorreu. Sendo uma cicatriz, pode ocorrer em vários outros tipos de lesão no cérebro.

Nesse caso, a gliose não é uma lesão progressiva, e o medo de demência seria uma preocupação excessiva, e sendo a cognição de sua esposa preservada no momento, o risco de ela vir a ter demência no futuro seria semelhante ao risco da população em geral.

As medidas para prevenção de demência valem para todos!

A dica para evitar demência no futuro é manter hábitos de vida saudáveis, controlar os fatores de risco cardiovasculares, ter prática de atividade física regular, ter alimentação saudável, além de manter o cérebro ativo e funcionando com a prática regular de leitura e atividades que exigem raciocínio e estimulação memória!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Pedro Varanda

Pedro Varanda

Neurologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Bruno de Vasconcelos

Bruno de Vasconcelos

Radiologista

Serra

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ana Lucia Neves Semmelmann

Ginecologista, Radiologista

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 61 perguntas sobre Gliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.