Já existem evidências científicas a respeito de benzodiazepínicos causarem ou serem responsáveis fut

2 respostas
Já existem evidências científicas a respeito de benzodiazepínicos causarem ou serem responsáveis futuramente pelo Alzheimer?
Existem muitas evidências de prejuízos para a memória, em curto e longo prazo, alguns dos quais podem ser irreversíveis. Existem evidências que sugerem aumento de riscos para quadros demenciais, de modo geral e pelo menos um estudo é altamente sugestivo que pode predispor à doença de Alzheimer. Logicamente, trata-se de probabilidades - nem todos vão ter os mesmos problemas, na mesma gravidade.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de tudo deve-se saber por quanto tempo houve o uso dos benzodiazepínicos. Se eram de curta, média ou longa duração. Onze estudos foram publicados entre os anos de 1998 e 2015, sobre o uso dos benzodiazepínicos e o risco de distúrbios demenciais. Os resultados relatavam uma confusão mental residual. É possível supor que a insônia é em si um fator de risco para a demência (a maioria dos BZD’s é erroneamente utilizada para este fim), e que as pessoas com baixa reserva cognitiva são mais propensas a usar benzodiazepínicos, ou que seu estilo de vida está associado a menos interações sociais do que os não usuários, o que poderia contribuir para a construção e a associação estatística encontrada. Porém não há estudos que indicam que os benzo são diretamente causadores de demência. O que é uma questão com diversos fatores associados: interesses da indústria farmacêutica, do pouco consenso mundial sobre o uso, da pouca fiscalização de compra e venda dessas medicações em países em desenvolvimento, dentre outros.

Especialistas

Isa Melo

Isa Melo

Psicólogo

Patrocínio

Júlia Henrique Nascimento

Júlia Henrique Nascimento

Psicólogo

Tubarão

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Kassiane Ben Gonçalves da Silva

Psicólogo

Nova Esperança do Piriá

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Thiago Zorzetto de Oliveira Couto

Psicólogo

Ribeirão Preto

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.