Já existem evidências científicas a respeito de benzodiazepínicos causarem ou serem responsáveis fut
2
respostas
Já existem evidências científicas a respeito de benzodiazepínicos causarem ou serem responsáveis futuramente pelo Alzheimer?
Existem muitas evidências de prejuízos para a memória, em curto e longo prazo, alguns dos quais podem ser irreversíveis. Existem evidências que sugerem aumento de riscos para quadros demenciais, de modo geral e pelo menos um estudo é altamente sugestivo que pode predispor à doença de Alzheimer. Logicamente, trata-se de probabilidades - nem todos vão ter os mesmos problemas, na mesma gravidade.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Antes de tudo deve-se saber por quanto tempo houve o uso dos benzodiazepínicos. Se eram de curta, média ou longa duração. Onze estudos foram publicados entre os anos de 1998 e 2015, sobre o uso dos benzodiazepínicos e o risco de distúrbios demenciais. Os resultados relatavam uma confusão mental residual. É possível supor que a insônia é em si um fator de risco para a demência (a maioria dos BZD’s é erroneamente utilizada para este fim), e que as pessoas com baixa reserva cognitiva são mais propensas a usar benzodiazepínicos, ou que seu estilo de vida está associado a menos interações sociais do que os não usuários, o que poderia contribuir para a construção e a associação estatística encontrada. Porém não há estudos que indicam que os benzo são diretamente causadores de demência. O que é uma questão com diversos fatores associados: interesses da indústria farmacêutica, do pouco consenso mundial sobre o uso, da pouca fiscalização de compra e venda dessas medicações em países em desenvolvimento, dentre outros.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Minha mãe foi fazer um procedimento estético e acabou lesionando o nervoso do do rosto levando a paralisia periférica facial. Essa paralisia pode causar algum dano ao sistema nervoso e a o cérebro no geral ou é só na face mesmo?
- O que não fazer quando se tem ansiedade e depressão ?
- Como o estresse é a ansiedade demasiada podem causar espasmos nos músculos ciliares alterando a acomodação do cristalino, essa alteração pode aumentar o grau do astigmatismo?
- A ansiedade e o stress podem aumentar o grau do astigmatismo?
- Ola, venho sentindo dores pelo corpo, algumas em forma de pontada e outras musculares, principalmente ao pé da barriga e sinto nausea e constipação, tenho ansiedade e estou em início de depressão, pode ser por conta da ansiedade ou depressão?
- Faço um tratamento com remédio homeopatico, posso parar a medicação ou tem que fazer desmame?
- Tenho ansiedade e as vezes o coração da um solavanco como se tivesse errado a batida, fico com a sensação de elevador no peito. A ansiedade faz isso?
- A ansiedade pode gerar sintomas permanentes, ou seja, que não diminuem/somem mesmo quando a pessoa não está se sentindo ansiosa?
- Estive em consulta com a psiquiatra, há cerca de 5 dias e ela me prescreveu 15 mg do antidepressivo Mirtazapina à noite. Li que se trata de reação comum o desenvolvimento ou piora da ansiedade, insônia e sonolência. Estes sintomas podem desaparecer depois das 3 semanas de adaptação ao medicamento ou,…
- A tomar pregabalina, posso tomar vinho à refeição?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1036 perguntas sobre Ansiedade
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.