Já estou tomando escitalopram há um ano. Ocorre que não consigo passar de 5 gotas (5 mg) . O médico

2 respostas
Já estou tomando escitalopram há um ano. Ocorre que não consigo passar de 5 gotas (5 mg) . O médico recomendou essa dosagem por uma ou duas semanas, depois eu deveria partir para 10 gotas (10 mg) para efetivar o tratamento. Mas os sintomas colaterais são muitos: sonolência durante o dia e insônia à noite; boca seca; irritação e uma sensação de descontrole do corpo. Tentei aumentar a dose várias vezes (de 2 a 3 dias seguidos) mas como os efeitos não passaram, retornei para 5 mg. Aí tudo melhora mas sinto que o remédio não surte efeito para meus transtornos. Tentei escalonar as doses subindo uma gota a cada dois dias, mas com sete já fiquei mal. O que fazer? Trocar de remédio? Já tentei com cloridrato de paroxetina, mas com 10 mg desse foi muito pior.
Há pessoas que são especialmente sensíveis aos efeitos colaterais das medicações. Isto por vezes tem a ver com características específicas do organismo delas, mas outras está relacionado à ansiedade. Quando estamos ansiosos (seja pelo próprio transtorno que estamos tratando ou por já esperar uma reação negativa), tendemos a ficar mais atentos a todos os sinais de nosso corpo e, aí, podemos ficar mais sensibilizados. Geralmente, os efeitos colaterais desagradáveis tendem a melhorar muito ou mesmo desaparecer após algumas semanas do aumento, sobretudo para doses pequenas como as que você menciona (10 mg são o mínimo e, frequentemente, há necessidade de mais). Mas, há algumas formas de contrabalançar eventuais efeitos colaterais: acrescentar alguma medicação para insônia ou técnicas de higiene do sono ou cognitivas para insônia; bastante hidratação, mascar alguns chicletes sem açúcar ao longo do dia e escovar bastante os dentes, para boca seca (existe também saliva artificial, para os casos mais graves); sensação de descontrole do corpo é uma informação difícil de interpretar, mas geralmente representa um sintoma físico de ansiedade. O sintoma mais preocupante é a irritabilidade, que deveria melhorar com o remédio. Mas, não é impossível que, no início do tratamento ou com aumento de dose piore, por um tempo ou mesmo que seja consequência das sensações desagradáveis que você tem, que podem deixar você mais irritável. Em alguns casos RAROS, pode ocorrer como sinal de que a pessoa tem, na verdade, um transtorno bipolar. Troca de medicação também é possível, mas medicamentos como o escitalopram em geral realmente são os de primeira linha (e, como disse, ao longo do uso os efeitos colaterais tendem a diminuir, se você os tolerar) e todos os remédios têm algum efeito colateral. Porém, as pessoas por vezes se acostumam melhor aos efeitos colaterais de outra medicação ou mesmo não os sentem. O mais importante é você expor estas suas queixas ao seu psiquiatra, que conhece você pessoalmente e pode dar uma orientação personalizada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Estes efeitos colaterais poderam ser controlados em grande maioria mesmo com o organismo estando reagindo tanto. Existem muitos outros medicamentos que podem ser usados e não provocarem reações. O ideal é que você volte a relatar todos os efeitos equeixas ao seu médico para que ele possa teorientar de forma assertiva.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2151 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.