isto apareceu no meu exame: Presença de um nódulo sólido hipoecóico, de contornos regulares, localiz

2 respostas
isto apareceu no meu exame: Presença de um nódulo sólido hipoecóico, de contornos regulares, localizado no terço inferior do lobodireito, medindo 0,4 x 0,3 x 0,4 cm. Ao Doppler a vascularização é predominantemente periférica.TIRADS 4. As chances de ser maligno são altas? se sim o tratamento acredita se em cura?
Olá tudo bem?
Esta classificação de TIRADS demanda uma avaliação de perto com endocrinologista para estudar cada caso separadamente. Caso existe suspeita de malignidade, o endocrinologista indica uma punção deste nódulo para avaliação citológica (ver as células que tem nele). Caso seja detectada malignidade existe tratamento muito seguro e com grandes chances de remissão completa! Por isso é preciso a detecção e acompanhamento precoce com especialista neste tema, o endocrinologista, é fundamental!
Att, Dr Pedro Franco
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta endocrinologia e metabologia - R$ 520

A presença de um nódulo na tireoide, como descrito no seu exame, é uma questão que merece atenção e uma avaliação cuidadosa, mas é importante manter a calma e seguir as orientações médicas para os próximos passos. O sistema TIRADS (Thyroid Imaging Reporting and Data System) é uma ferramenta usada para classificar os nódulos tireoidianos com base em suas características ultrassonográficas, ajudando a estimar o risco de malignidade e a decidir sobre a necessidade de uma biópsia.

Um nódulo classificado como TIRADS 4 indica que há características suspeitas e que o risco de ser maligno é considerável, geralmente variando entre 5% a 80% dependendo de subcategorias específicas dentro do TIRADS 4 (4A, 4B, 4C), com cada subcategoria indicando um risco crescente. No entanto, é crucial entender que a presença de um nódulo classificado como TIRADS 4 não significa automaticamente que ele seja maligno, mas sim que investigações adicionais são necessárias para um diagnóstico preciso.

O tratamento e o prognóstico para nódulos tireoidianos, incluindo aqueles que são malignos, dependem de vários fatores, como o tipo e o estágio do câncer, a saúde geral do paciente e a resposta ao tratamento. Muitos casos de câncer de tireoide, especialmente quando diagnosticados precocemente, têm um excelente prognóstico e altas taxas de cura, frequentemente através de cirurgia para remover o nódulo ou a tireoide afetada, possivelmente seguida por terapia com iodo radioativo, dependendo do caso.

Na medicina integrativa, a abordagem ao tratamento de nódulos tireoidianos ou câncer de tireoide não se limita ao manejo clínico da doença. Ela também enfoca o bem-estar geral do paciente, incluindo nutrição, manejo do estresse e suporte emocional, visando não apenas tratar a doença, mas também melhorar a qualidade de vida do paciente durante e após o tratamento.

É fundamental que você tenha um acompanhamento próximo com um endocrinologista, que possa orientar sobre os melhores passos a seguir, incluindo a realização de uma biópsia por agulha fina, se necessário, para determinar a natureza do nódulo. Lembre-se, a chave para um tratamento eficaz é um diagnóstico preciso e um plano de cuidados personalizado, considerando todas as suas necessidades de saúde.

A medicina integrativa pode oferecer um suporte valioso nesse processo, trabalhando em conjunto com as abordagens convencionais para oferecer um cuidado holístico e centrado no paciente. Encorajo você a discutir todas as suas opções de tratamento com seu médico e a considerar uma consulta com um profissional de medicina integrativa para um suporte adicional ao seu bem-estar geral.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.