Insônia terminal pode ser tratada com psicólogos?

8 respostas
Insônia terminal pode ser tratada com psicólogos?
Também sim.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Insônia terminal pode ser tratada por psicólogo(a) cognitivo-comportamental, higiene do sono, medicamentos, avaliação médica geral, entre outros. O importante é investigar a causa da insônia terminal e trata-la. Abraço.
O psicolólogo poderá te ajudar muito para tratar o componente emocional da insonia , independente da necessária avaliação médica.
Além do psicólogo é recomendável consultar-se com outros profissionais. A insônia por exemplo pode estar relacionada à menopausa, demência, depressão, hábitos noturnos, etc. Nesses casos, além de um processo psicoterapêutico, é necessário também uma avaliação médica.

Espero ter ajudado e desejo melhoras.
O psicólogo está capacitado para tratar da insônia de um modo geral. Utilizando de conhecimento e com aplicações de técnicas, é possível se determinar se a causa é orgânica ou vem em decorrência de ansiedade ou depressão. As técnicas utilizadas para o tratamento serão de acordo com a linha utilizada pelo profissional.
Lógico que sim. Esse tipo de insônia (terminal) é caracterizado pelo despertar precoce ao horário em que a pessoa se programou para acordar. exemplo hipotético: o indivíduo colocou o despertador para acordar às 06:00h e de repente acorda às 04:00h. Sendo que esse "acordar mais cedo do programado" começa a se tornar uma rotina. O psicólogo pode sim, fazer uma investigação desse quadro e com ajuda do paciente se implicando no processo podemos descobrir a causa desse processo. Se acontece por alguma ansiedade, depressão ou outros problemas de contextos emocionais.
Antes de tudo é importante avaliar se há causas biológicas. Contudo o ato de dormir remete a vivências muito primitivas de um bebê que dormia, como era seu sono desde o início da vida? Sempre teve problemas ao adormecer ou tem problemas com a manutenção do sono?
Dormir remete a perda de controle e capacidade de sonhar, lidar com o inconsciente. Busque sim uma boa psicoterapia.
A insônia pode ser tratada por psicólogos, sim, mas recomenda-se que paralelamente sejam realizadas consultas com médicos clínicos, neurologistas e/ou psiquiatras para avaliar a causa e definir o diagnóstico.

Especialistas

Otomar Pereira de Pereira

Otomar Pereira de Pereira

Terapeuta complementar

Cuiabá

Dylan Pregardier

Dylan Pregardier

Terapeuta complementar

Florianópolis

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Andressa Pedro Barbosa

Andressa Pedro Barbosa

Médico de família

Garopaba

Pedro Henrique Faccenda

Pedro Henrique Faccenda

Médico de família

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 221 perguntas sobre Insônia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.