insonia pode levar a demência?

6 respostas
insonia pode levar a demência?
A insônia crônica pode estar associada a morte cardiovascular, obesidade, acidentes de trânsito, transtornos de humor, de ansiedade e abuso de álccol, aumento do risco de mortalidade, porém não há uma associação com demência.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Acredito que não, mas o prejuízo do sono pode acentuar os sintomas e o quadro clínico, já que um bom funcionamento das funções cerebrais está intimamente relacionado ao descanso adequado e necessário do cérebro. Um médico poderá esclarecer as particularidades do caso. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que está acompanhando, essa é a maneira mais acertada de esclarecer e lidar com a doença.
Estudos recentes têm indicado uma correlação entre insônia e demência. A metodologia desses estudos é baseada no histórico de pacientes com demência. Ou seja, a maioria dos pacientes que sofrem de demência relataram ter insônia ao longo da vida. Já é sabido a bastante tempo que o sono tem papel fundamental na saúde do cérebro. A hipótese levantada é que pessoas com distúrbio de sono sofrem um desgaste neurocognitivo maior, que pode levar a demência.
A Revista Brasileira de Neurologia e o Journal of the America Geriatrics Society, entre outros, publicaram trabalhos que corroboram essa hipótese.

Abraços,
Rosimeire
Insônia é um resultado, uma consequência, e não uma causa. Pode estar no demente, também.
Pesquisas sustentam uma correlação positiva entre insônia e demência. Claro que existem uma série de outras variáveis que podem ser confundidores, mas a insônia por si só, já requer uma intervenção de um profissional qualificado
Estão sendo conduzidas pesquisas que apontam para correlação entre insônia e demência, mas ainda não há um consenso. O distúrbio do sono está relacionado a muitas patologias e necessita ser tratado com médico especialista em sono e terapia cognitivo comportamental focada na higiene do sono.

Especialistas

Raquel Delazari

Raquel Delazari

Terapeuta ocupacional

Santo André

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Gabrielle Ellen Rodrigues Grinblat

Terapeuta ocupacional

São Paulo

Milene Freitas

Milene Freitas

Neurologista

Governador Valadares

Luciana Rocha

Luciana Rocha

Psiquiatra

Cuiabá

Carlos Macedo

Carlos Macedo

Médico clínico geral

Recife

Ariane Maria Carmelin

Ariane Maria Carmelin

Geriatra, Médico clínico geral

São Manuel

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 113 perguntas sobre Demência
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.