insonia pode levar a demência?

6 respostas
insonia pode levar a demência?
A insônia crônica pode estar associada a morte cardiovascular, obesidade, acidentes de trânsito, transtornos de humor, de ansiedade e abuso de álccol, aumento do risco de mortalidade, porém não há uma associação com demência.

Acredito que não, mas o prejuízo do sono pode acentuar os sintomas e o quadro clínico, já que um bom funcionamento das funções cerebrais está intimamente relacionado ao descanso adequado e necessário do cérebro. Um médico poderá esclarecer as particularidades do caso. Todas as dúvidas devem ser esclarecidas com o profissional que está acompanhando, essa é a maneira mais acertada de esclarecer e lidar com a doença.
Estudos recentes têm indicado uma correlação entre insônia e demência. A metodologia desses estudos é baseada no histórico de pacientes com demência. Ou seja, a maioria dos pacientes que sofrem de demência relataram ter insônia ao longo da vida. Já é sabido a bastante tempo que o sono tem papel fundamental na saúde do cérebro. A hipótese levantada é que pessoas com distúrbio de sono sofrem um desgaste neurocognitivo maior, que pode levar a demência.
A Revista Brasileira de Neurologia e o Journal of the America Geriatrics Society, entre outros, publicaram trabalhos que corroboram essa hipótese.

Abraços,
Rosimeire
Insônia é um resultado, uma consequência, e não uma causa. Pode estar no demente, também.
Pesquisas sustentam uma correlação positiva entre insônia e demência. Claro que existem uma série de outras variáveis que podem ser confundidores, mas a insônia por si só, já requer uma intervenção de um profissional qualificado
Estão sendo conduzidas pesquisas que apontam para correlação entre insônia e demência, mas ainda não há um consenso. O distúrbio do sono está relacionado a muitas patologias e necessita ser tratado com médico especialista em sono e terapia cognitivo comportamental focada na higiene do sono.