Iniciei o tratamento com escitalopram a uns 15 dias. Semana passada do nada senti coração acelerado,

2 respostas
Iniciei o tratamento com escitalopram a uns 15 dias. Semana passada do nada senti coração acelerado, formigamento na língua/boca e pelo corpo, tontura, falta de ar e queimação, situação q nunca tinha passado antes. Depois de uns dias aconteceu novamente mais duas vezes. Isso pode ser efeito colateral do remédio? É normal?
Não é provável que seja da medicação, pois este tipo de sintomas, quando devidos a ela, são mais comuns nos primeiros dias e tendem a melhorar ou desaparecer após poucas semanas. Assim, não é de se esperar que, não tendo ocorrido antes, apareçam após duas semanas. Podem ter muitas causas, uma delas é ansiedade. Fale com seu psiquiatra.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, isso pode ser um efeito adaptativo (um termo mais adequado do que efeito colateral) ao Escitalopram. Efeito adaptativo é compreendido como efeitos colaterais possíveis de acontecerem no PERÍODO INICIAL de uso de um psicofármaco ou quando ocorre AUMENTO DA DOSE de uma medicação já em uso. No entanto, espera-se que, ao ocorrer a homeostase (simplificando, quando o corpo acostuma com aquela substância) os efeitos adaptativos sumam. Em relação ao Escitalopram, espera-se que tais efeitos não perdurem mais do que 2 semanas, podendo variar de pessoa a pessoa. No entanto, é uma medicação muito utilizada justamente para tratar sintomas paroxísticos da ansiedade e, como deve ter sido lhe orientado, demora cerca de 04 semanas para iniciar o seu efeito terapêutico esperado. Caso tais efeitos perdurem por muito mais tempo ou sejam intoleráveis, procure seu Psiquiatra o quanto antes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.