Iniciei com psiquiatra prescrevendo Valdoxan, para depressão, e Ansitec, para ansiedade. Outra psiqu
2
respostas
Iniciei com psiquiatra prescrevendo Valdoxan, para depressão, e Ansitec, para ansiedade. Outra psiquiatra adicionou a Bupropiona. Por fim, uma terceira psiquiatra afirma que eu estava com 3 antidepressivos, deixou o Ansitec como SOS, mantendo os outros dois. Afinal, o Ansitec é antidepressivo ou ansiolítico? Obrigada.

O Ansitec* (buspirona) e um ansiolítico, em princípio. E não é para ser usado como "SOS", porque, da mesma forma que os antidepressivos, necessita de dias a semanas de uso contínuo, para fazer efeito. Além disto, deve ser tomado pelo menos duas vezes ao dia. O Valdoxan* (agomelatina) tem uma carência de estudos com boa metodologia demonstrando sua eficácia. Por outro lado, dentro dos efeitos propostos da agomelatina, existe também o efeito ansiolítico, de modo que é questionável (apesar de não ser absurdo) associá-lo à buspirona. A bupropiona é um bom antidepressivo, mas é o único que não demonstra efeito contra ansiedade. De modo geral, há possibilidade de se tratar uma depressão ansiosa (se for o caso), com apenas um tipo de medicação (monoterapia) - mas, logicamente, não há como saber o que seria melhor especificamente em seu caso, sem avaliar pessoalmente.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?

o ansitec é uma medicação especifica para o tratamento da ansiedade e deve ter uso regular. vale a pena, sempre que possível, tentar manter o acompanhamento com o mesmo médico para ter a mesma estratégia de tratamento. muitas vezes a mudança frequente acaba prejudicando o paciente.
Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.