Iniciei 4 faculdades e desisti, vários cursinhos parei na metade! Tudo me distrai, sou muito ansiosa,

10 respostas
Iniciei 4 faculdades e desisti, vários cursinhos parei na metade! Tudo me distrai, sou muito ansiosa, procrastino quase tudo, sinto baixa auto estima, falta de motivação, dificuldade em raciocínio lógico e concentração desde criança. Tenho 30 anos agora e isso me atrapalha muito! Pode ser TDAH?
Olá. Não existem biomarcadores para diagnóstico de TDAH, isto é, substâncias, células, etc que possam ser dosadas para fins diagnósticos nessa doença.

O diagnóstico baseia-se integralmente na entrevista médica, através de critérios diagnósticos que devem ser preenchidos, no DSM-V.

Importante ressaltar que se trata de diagnóstico de exclusão, isto é, que para ser firmado precisa-se primeiramente excluir outras causas.

Com você mesma disse, você é muito ansiosa. Ansiedade consiste em expectativa apreensiva com sofrimento antecipatório. Transtornos de ansiedade e de humor podem explicar seus sintomas.

Sugiro que procure um Médico Neurologista ou Psiquiatra para avaliar seu caso individualmente. Podem ser necessários testes neuropsicológicos para corroborar uma hipótese diagnóstica. Para o tratamento, ideal é combinar Farmacoterapia, Psicoterapia e atividade física.

Abraços!

Prezada, primeiro gostaria de dizer que, apesar de tudo o que você reclama, seu português escrito é muito bom. Com relação a sua pergunta específica, a resposta é Não, não é TDAH, pelo simples motivo que TDAH não existe, foi uma invenção de um psiquiatra que antes de morrer confessou a farsa. O que posso lhe acrescentar é que você pode se beneficiar muito se seguir um tratamento com um psicólogo ou psicanalista e ir mais a fundo nesta sua "procrastinação/desmotivação". Abraços.
Você relata que tais comportamentos estão lhe prejudicando em sua vida diária. Procure fazer uma avaliação Neuropsicologica para detectar com precisão alguma desordem atencional ou outra função cognitiva, para se sentir mais motivada e posteriormente uma psicoterapia.
Monica
Independente do diagnóstico vindo da área médica, é importante ressaltar que sintomas de procrastinação, dificuldade de concentração e motivação são fatores importantes na vida de uma pessoa que podem desencadear sofrimento e angústia, sendo portanto sempre indicado a consulta a um profissional da saúde. O psicólogo, nesse caso, é aquele que poderá ajudar a pessoa a trabalhar as questões referentes a ansiedade, dificuldade de tomar escolhas e mesmo culpa decorrente de certos hábitos sem julgamentos, buscando não treinar ou ajustar a pessoa a uma vida sem essas dificuldades mas sim ajudá-la a entender como esses sintomas se inserem em sua história de vida e auxiliá-la a construir alternativas possíveis para a convivência com estas.
Olá. Sugiro que você revise seus propósitos de vida, seus talentos e valorize melhor suas escolhas. Difícil oferecer sugestões mais detalhadas pois falta-nos compreender melhor o seu contexto de vida. O que levou você a escolher as faculdades, quais ganhos estavam inseridos, e se existem ou não cobranças veladas ou ostensivas para suas conquistas, que possam gerar decisões prematuras e ansiedade. Conhecer melhor sobre estas questões podem ajuda-lo a resgatar seus verdadeiros talentos e recuperar sua auto estima. Tente e seja feliz.
A ansiedade causa muita desconcentração e falta de foco. Contudo, acho importante você passar por uma avaliação minuciosa. Na minha clinica, encaminho pacientes para avaliação neurológica após realizarmos um psicodiagnóstico que consiste na realização de testes psicológicos que avaliam a parte atentiva e seus prejuízos. Diante do que você relatou, acho importante essa avaliação. Vai te deixar segura pra partir para o devido encaminhamento. Procure ajuda. Boa sorte.
Olá! Não podemos diagnosticar a distância e como os amigos já disseram, esse é um diagnóstico onde se deve ter todo cuidado ao fazê-lo, já que virou "moda" explicar tudo através dele.
Pelo o que diz realmente a ansiedade é um fator marcante. Você precisa se perguntar antes de tudo, se ao não terminar as atividades que se propõe ou ao procrastinar, você se sente mais calma e quais pensamentos sobre você mesma ou sobre as situações estão fazendo você se paralisar.
Abraço!
Olá

Para saber se você possui TDAH só procurando um profissional para fazer uma avaliação. Entretanto, pode ser que tudo o que você relata sentir pode estar fazendo você ter essa dificuldade de concentração. Recomendaria você procurar uma Terapia para trabalhar todas essas dificuldades. Pela prática que eu tenho em clínica com a abordagem Cognitivo Comportamental, poderia dizer que há uma melhora bem significativa. Mesmo o TDAH também melhora com uma terapia.
Bom dia!
De forma generalista, não é determinante e/ou humanamente esperado, que as pessoas saibam exatamente qual profissão seguir. Penso que, com 30 anos e passagem por 4 universidades, deve ter iniciado suas "escolhas" cedo; período possível de suscitar maior fluxo de mudança, no quesito escolhas (embora mudanças sejam esperadas ao longo de toda a vida). Com relação ao raciocínio lógico; existem diversos tipos de inteligências além deste. Porque estou dizendo tudo isso? Ao ler sua pergunta, fiquei pensando se estamos falando de uma situação em que existe uma cobrança interna intensificada: "Ter que ser de alguma forma".
De qualquer forma, este é um apontamento inteiramente generalista, ou seja, não configura nenhuma verdade sobre as suas vivências, não tampouco sugere diagnóstico.
Embora infelizmente tenha se tornado um modismo social, dizer que as pessoas possuem TDAH; este é um diagnóstico importante, de difícil avaliação e, que deve ser confirmado somente por profissionais da área da saúde mental (Psicólogas e Psiquiatras) pois, somente estes, terão condições de avaliar não somente uma lista de sintomas, como questões subjetivas do paciente.
Sugiro que inicie com análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha e confiança.
Espero ter podido auxiliar.
À disposição.
Essas queixas em relação ao diagnóstico de TDAH são muito vagas, pois antes de qualquer diagnóstico é necessário que se faça um bom levantamento de queixas e uma escuta bem aprofundada do seu histórico de vida, e isso requer um tempo pertinente e precioso. As problemáticas podem se referir a questões tramáticas psiquicamente falando e muitas vezes podem nem chegar a um diagnóstico fechado, o que requer somente o bom uso da terapia como melhora nesses casos.
Um ponto que me chamou atenção na sua queixa foi que você desistiu de quatro cursos da faculdade, só ficou a duvida se você realmente desejava estar em alguma dessas profissões ou não ?
No mais, procure um Psicólogo e se possível uma avaliação neuropsicológica para ver até onde essa concentração possa ser de cunho psiquico ou se também é neurológico.
Cuide-se!