Ignorar os pensamentos intrusivos do TOC ajuda a fazer eles acabarem mais facilmente? Pois eu perceb

4 respostas
Ignorar os pensamentos intrusivos do TOC ajuda a fazer eles acabarem mais facilmente? Pois eu percebo que, a cada vez que eu realizo compulsões para evitar os pensamentos, ele se fixam mais e mais na minha cabeça.
Seria interessante entender da onde vem esses pensamentos, isso a análise iria te ajudar bastante, pois não é controlar e sim entender o que provem esse comportamento/ pensamento a origem primária disso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola,
uma das dificuldades relativas ao TOC é que por vezes os pacientes vão criando certos rituais para afastar alguns pensamentos de sua mente, lhes trazendo alívio apenas momentâneo. Porém, se não devidamente elaborados os conflitos internos que mantém o quadro, é possível que o sujeito acabe por acumular vários desses comportamentos estereotipados, que não lhe trazem mais alívio, mas ainda assim se tornam difíceis de serem abandonados.
Nesse sentido, ignorar os seus pensamentos pode te manter na mesma situação de incômodo, postergando uma transformação de seu sofrimento.
Caso queira enfrentá-los de outra maneira, procure por um psicólogo capacitado em sua região.
Cuide-se!
O TOC é um transtorno caracterizado pela presença de obsessões que são pensamentos ou imagens que invadem a mente do indivíduo de forma involuntária, trazendo bastante sofrimento e/ou acentuada ansiedade. Evitações que são as situações, lugares ou pessoas que o indivíduo evita para não desencadear as obsessões. Compulsões, que são caracterizadas por rituais comportamentais ou mentais. Neutralizações definidas por atos mentais ou físicos, mas que não são realizados de forma repetidas como as compulsões.
As evitações, compulsões e neutralizações são estratégias utilizadas pelos indivíduos para lidar com as obsessões. Porém, essas estratégias são disfuncionais. Apesar de trazerem um alívio momentâneo, elas têm um efeito rebote, fazendo com que as obsessões só aumentem.
Para alívio dos sintomas, o recomendado é não fazer uso dessas estratégias. Vou indicar um livro que pode ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o transtorno e quais as melhores formas de lidar com ele. O título é "Vencendo o Transtorno Obsessivo Compulsivo" - Aristides Volpato Cordioli. De qualquer forma a leitura não substitui o tratamento realizado por profissional competente Psicólogo (Terapeuta Cognitivo Comportamental) e/ou Psiquiatra.
As compulsões, que são os rituais desenvolvidos para alivio dos pensamentos intrusivos, tem efeito momentâneo, mas acabam reforçando os pensamentos obsessivos. Ignorar sem ter feito algum plano terapêutico não seria o muito interessante, pois não foi trabalhado os pensamentos intrusivos, ideal é entender esses pensamentos em terapia e reestruturar eles, resolver o problema que os envolve, pois do contrario eles podem continuar voltando, trazendo o sofrimento.

Especialistas

Gabriella Chomentowski Pereira

Gabriella Chomentowski Pereira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Jessica Scopel

Jessica Scopel

Psicólogo

Caxias Do Sul

Gabriela Zanella

Gabriela Zanella

Psicólogo

Três de Maio

Agatha Cristine Silva dos Santos

Agatha Cristine Silva dos Santos

Psicólogo

São José Dos Pinhais

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 269 perguntas sobre Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.