HPV pode se manifestar no canal anal (intestino, reto) ? E a vacina quadrivalente pode proteger desse

4 respostas
HPV pode se manifestar no canal anal (intestino, reto) ? E a vacina quadrivalente pode proteger desse tipo para quem ainda não teve nesse local ?
Para evitar que o câncer de canal anal , a mulher que tem coito anal com frequência deve colher citologia anal(preventivo) anualmente como colhe citologia de colo uterino. Grande abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. O HPV pode acometer reto e ânus provocando as verrugas nestes órgãos. Pode provocar também câncer de reto e ânus.
Se você tem lesões, procure um proctologista. Oriente seus parceiros sexuais a procurarem atendimento médico. Eles também podem ter essa doença sexualmente transmissível.
Solicite ao seu médico exames para descartar outras doenças sexualmente transmissíveis como HIV, hepatite B e C e sífilis.
A vacina quadrivalente protege contra os 4 tipos mais comuns de HPV. A vacina protege contra as verrugas no reto e ânus e contra o câncer provocado pelo HPV. Mas lembre que o HPV tem mais de 100 subtipos e a vacina protege contra 4. Apesar de existir imunidade cruzada, é possível infecção pelos outros tipos de vírus não cobertos pela vacina e desenvolvimento de verrugas e câncer.
Proteja-se. Use preservativos. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
O HPV pode acometer o ânus e o canal retal. O uso da vacina vai proteger contra o câncer provocado pelo HPV nestes locais.
O HPV pode sim se manifestar na região anal e consequentemente causar câncer de reto e intestino por disseminação das metástases retais. A vacinação anti hpv, pode sim proteger contra este tipo muito comum de câncer. Em 2017, o Ministério da Saúde decidiu aplicar a vacina nos adolescentes do sexo masculino, exatamente pela realidade da contaminação retal pelo virus e seus agravos! Consequentemente, saliento que a mulher também pode desenvolver este tipo de câncer, porém, mesmo que a vacina seja usada, quem vai prevenir as contaminações virais diretas, é o uso de preservativos!

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1771 perguntas sobre HPV
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.