Houve um aumento do escitalopram de 5mg para 10 mg , fazem 30 dias que estou tomando sinto ainda uma

2 respostas
Houve um aumento do escitalopram de 5mg para 10 mg , fazem 30 dias que estou tomando sinto ainda uma ansiedade , será que ainda estou na fase de adaptação ?
O escitalopram é útil no tratamento de vários tipos de transtornos ansiosos. Entretanto, a ansiedade é um fenômeno complexo, que depende de muitas variáveis, tanto internas quanto externas ao organismo. Além disto, a dose de 10 mg é a dose normalmente mínima eficaz, de modo que mesmo que ela seja um tratamento indicado para seu caso, é possível que a dose ainda não seja suficiente. Normalmente, quando a indicação e a dose é correta, em 30 dias deve haver uma melhora significativa, apesar de que o controle total pode demorar mais para acontecer. Fale com seu psiquiatra e exponha sua preocupação, pois ele conhece seu caso pessoalmente e poderá dar orientações específicas.,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O aumento da dose de escitalopram de 5 mg para 10 mg pode, em alguns casos, causar uma leve intensificação da ansiedade nas primeiras semanas, como parte da fase de adaptação do organismo ao medicamento. Isso ocorre porque o escitalopram pode levar de 4 a 8 semanas (ou até mais em alguns casos) para atingir seu efeito terapêutico completo, especialmente após ajustes na dose.

Se você está tomando 10 mg há 30 dias e ainda sente ansiedade, é possível que:

A dose ainda está no período de ajuste: Os efeitos do medicamento podem continuar a se estabilizar nas próximas semanas.
A dose ou abordagem precisa ser revisada: Em alguns casos, o médico pode considerar um novo ajuste na dose ou associar outra estratégia terapêutica para aliviar os sintomas mais rapidamente.
Fatores externos podem estar contribuindo: Estresse ou outros fatores do dia a dia podem estar dificultando a estabilização da ansiedade.
O que você pode fazer:

Relate seus sintomas ao médico que acompanha seu tratamento. Ele poderá avaliar se ainda está na fase de adaptação ou se é necessário algum ajuste no manejo terapêutico.
Enquanto isso, técnicas de respiração, atividades físicas leves e práticas de relaxamento podem ajudar a reduzir a ansiedade.
O acompanhamento a seguir é essencial para garantir que você alcance o bem-estar desejado.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2152 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.