Homem, 32 anos. Não tenho amigos. Desconfio das pessoas e por isso não consigo me aproximar. Sei que

12 respostas
Homem, 32 anos. Não tenho amigos. Desconfio das pessoas e por isso não consigo me aproximar. Sei que isso não tem logica... Me relaciono muito bem com mulheres(apenas até conseguir sexo, depois perco o interesse e me afasto), mas não me dou bem com homens. Que posso fazer?
Sugiro procurar um psicólogo o qual te levará a questionar_se sobre a razão desse temor,como chegou a esse estado e como sair desse sofrimento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os motivos para tal comportamento podem ser vários. Como você chegou até esse site é provável que isso esteja lhe provocando algum sofrimento. Recomendo que procure um psicologo para entender melhor o que há com você. Podendo desenvolver maneiras de reduzir esse sofrimento e ser mais feliz. Cuide-se. Estou a disposição.
Olá. Então, parece o fato de desconfiar muito das pessoas te leva a se sentir inseguro e não estabelecer vínculos mais fortes. A forma como você encara o mundo diz muito de suas emoções e até ações. Você pode ter uma visão muito negativa acerca dos outros o que te causa comportamentos que você mesmo coloca como "sem lógica". Procure um terapeuta cognitivo comportamental. Na terapia você pode corrigir os seus "erros de pensamento" e manter relações mais saudáveis. O ser humano é um ser social, está sempre em relação. A interação social é uma habilidade que se aprende. Um abraço.
Dependendo de nossa história de vida ,que são os acontecimentos desde a infância, muitos deles as vezes traumáticos, desenvolvemos algumas crenças nucleares.
Estas crenças as vezes são muito rígidas, chegando a atrapalhar nossa qualidade de vida, em vários aspectos, como: relacionamentos , trabalho, lazer, etc, causando sofrimento.
A terapia cognitiva, pode te ajudar a compreender e a flexibilizar essas crenças e pensamentos.Busque um profissional .
Olá. Sua descrição me leva a entender que tens uma postura defensiva com o outro e portanto, superficial e artificializada. É minha (apenas) hipótese. Ainda que se reconheça tendo "boa" relação com mulheres, vc identifica um limite. Então, é questionável esse entendimento de boa relação. De qualquer forma, tb sob hipótese, penso que sinta uma solidão, um estar sozinho, talvez tb um vazio. Como indicado pelos outros profissionais, engajar-se num processo de auto-conhecimento é o caminho para suas respostas. Quanto a abordagem, todas as linhas terapêuticas tem sua eficácia. Deves procurar um profissional que possa se sentir acolhido empaticamente. Espero ter-lhe ajudado.
Olá!!! Como deve ser ruim não conseguir confiar, não é mesmo? Você já pensou em buscar ajuda psicológica, como foi sugerido pelas outras profissionais? Importante se conhecer e ter alguém em quem você possa confiar pra conversar. Boa sorte neste encontro!!
Se você percebe que isso não tem lógica já está à frente de grande parte da população. Todos nós temos nossas esquisitices, mas poucos reconhecem.
Parabéns por ter chegado até aqui!
Como já disseram anteriormente, mais importante do que os tipos de terapia é sentir-se acolhido.
Questione-se sempre.
Boa sorte.
Olá.
Você deseja saber os motivos de agir assim? Deseja mudar?
Se sim, sugiro que procure um psicólogo psicanalista.
Abraço
Caso você queira começar a mudar esta forma de se relacionar com as pessoas, busque um profissional, psicólogo ou psiquiatra. Confiança é uma questão muito delicada. Dúvida, também.
Deve procurar um(a) psicólogo(a). É importante a sua consulta, mas mais ainda o seu desejo de tornar-se outra pessoa. Estou à disposição! Um abraço!
Ola, pelo que descreve pode procurar uma ajuda terapêutica ( Psicologo) , juntos poderão buscar a raiz de sua dificuldade em estabelecer vinculos duradouros ( seja com mulheres e amigos, ). Dessa forma, afetando sua vida pessoal e no caminhar de sua existência. Psicóloga Cristina
Olá! Durante toda nossa vida até os dias atuais, no seu caso, até hoje com 32 anos, estamos aprendendo constantemente. Aprendendo não só questões relacionadas a estudo e a conhecimentos específicos. Aprendemos também sobre a maneira como nos relacionamos. Desta forma, pode ter havido algo em seu passado que hoje te faz desconfiar das pessoas e do mundo ao seu redor. De repente a maneira como seus cuidadores (pai, mãe, avós, tios, instituição, etc) te criaram, um excesso de proteção ou temor constante de que algo ruim acontecesse te fez hoje se tornar apreensivo em relação a isso, te impossibilitando de estabelecer vínculos seguros.

Sugiro que você procure um psicólogo em terapia cognitivo-comportamental que poderá te auxiliar no descobrimento dos pensamentos que você tem em relação a si, aos outros e o mundo (tríade cognitiva), com o intuito de compreender o porque da sua dificuldade de se relacionar e posteriormente traçar metas para modificar esta situação.
Abraços.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Cristiane Barros

Cristiane Barros

Psicanalista

Cláudio

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

Beatriz Carvalho

Beatriz Carvalho

Psiquiatra

Porto Alegre

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Janete Aparecida Rodrigues da Silva

Psicanalista

Cristalina

Carolina Giovelli Karlec

Carolina Giovelli Karlec

Psiquiatra

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 53 perguntas sobre Transtornos da personalidade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.