Hoje uma aluno mim perguntou se as tranças aque colocou no cabelo tava bonito respondi que não , eu

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Hoje uma aluno mim perguntou se as tranças aque colocou no cabelo tava bonito respondi que não , eu não acho aquele estilo de tranças bonito Ela falou que fiz bullying ao responder . Foi bullying quando dei minha opinião?
Olá, tudo bem? Talvez, neste caso, mais importante do que classificar a situação como bullying ou não, é entender o que poderia estar por trás da pergunta da aluna. Talvez, antes de dizer imediatamente a sua opinião pessoal, poderia ser importante entender o motivo de a aluna ter feito as tranças, o que elas representam para ela. Compreendo que você não tenha respondido "por mal", mas, é preciso levar em conta que, para o outro, tais práticas (as tranças) podem ter um significado específico. Vocês podem conversar entre si para entender melhor a questão. Espero ter ajudado.

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Talvez seja importante avaliar a dureza da sua resposta, porque foi tão direta e inflexivel, afinal ele acessou o professor e não a pessoa comum que tem intimidade com ele . Como professor talvez sua resposta pudesse ser mais comedida afinal o que importa é como ele se sente com a referenia que possui das tranças..Essa questão de papel nos coloca inumeras vezes em armadilhas , a analise pode ajudar a ter mais logistica emocional nos seus direcionamentos profissionais Acredito que olhar para essa inflexibilidade possa lhe ajudar em todas as outras areas da vida.
Qual é a sua verdade? Expor a sua opinião? Ou fazer com que o outro se sinta bem?
Sempre digo, perca coisas, não perca pessoas!
Ao meu ver, essa aluna precisava de um elogio e pediu isso a você, e você acabou cometendo um “ sincericidio”, a sua sinceridade acabou “matando” a autoestima da aluna.
As vezes a mentira é mais verdadeira do que uma sinceridade, porque mais importante do que a opinião sobre a estética é o bem estar e a autoestima; de todos! A sua e da aluna,
Um abraço,
Lea
Se você já esta refletindo pode ser uma boa oportunidade até de iniciar uma terapia. Talvez você não esteja bem e faltou sensibilidade, empatia com a aluna. Não sei o contexto para afirmar se foi ou não bulling, mas pode começar dessa forma. Como psicologa de adolescentes sei a diferença que faz para eles ouvirem uma opinião sobre aparência, você nunca sabe o que tem por trás da pergunta. A cada momento podemos escolher o que deixamos na vida das pessoas. Ser colaborativo socialmente é uma habilidade importante até para o bem estar psicologico.
Na relação professor-aluno, há uma troca importante de afetividade! Nela implicada uma relação afetiva de transferência, ov
que significa que o professor pode representar para a crianças, diversas figuras de amor fraternal, parental ou até maternal! Uma relação de confiança de valorização do conhecimento, da revelação das habilidades e potencialidades do criança, só é possível através da afetividade! Tente ser afetivo para ganhar a confiança e promover o desenvolvimento emocional, social intelectual da criança!
Olá!
Como educador@s, profissionais, precisamos ter cuidado com as nossas colocações e ficar muito cientes do contexto cultural e histórico que nos rodeia. Existe uma luta que ainda está em desenvolvimento no sentido da inclusão e o respeito das pessoas independentemente da sua origem étnica, por exemplo. Os cabelos cacheados, por exemplo, com volume, ou com estilos de penteado que não sejam lisos, por exemplo, podem ser um traço muito marcado das pessoas que poderiam se identificar como pretas ou pardas. Existe uma história muito desafortunada de racismo e exclusão no Brasil, e até hoje os traços de cabelos cacheados, exemplo, são tratados com preconceito por conta disso, a maioria das vezes.
Então, vamos ter cuidado de não fazer colocações que possam ser lidas como racistas e excludentes das pessoas, por exemplo, por conta dos traços raciais, de caraterísticas físicas ou estéticas variadas.
É o nosso dever respeitar e evitar gerar em outras pessoas, especialmente crianças, sentimentos de serem rejeitados ou excluídos. Como é um tema tabu, já que causa mal-estar tratar dele de forma cotidiana, não é uma questão de opiniões pessoais. Num caso parecido, você não fala a uma pessoa idosa que ela não é bonita só porque na juventude provavelmente teve mais beleza. Isso pode ferir sensibilidades, no mínimo.
Convido você a revisar esse contexto cultural e social ao seu redor, e tentar evitar falar da perspectiva da sua "opinião" quando se trata de assuntos de aparência, traços, estilos estéticos, etnia, beleza, etc. Veja que isso também faz parte da escolha privada das pessoas, até, quando não se trata de etnia, idade ou sexo.
Se você não tem nada de positivo a dizer, recomendo que admita para a pessoa que a sua opinião estética não é boa, por exemplo, ou que você não sabe dizer porque não é o seu estilo ou conforto pessoal.
As pessoas mais jovens precisam de apoio para conseguirem achar a melhor forma de se sentirem confortáveis, e entenderem sua própria identidade.
Boa sorte nesse percurso!
Olá, tudo bem?
O bullying é um ato de agressão verbal e/ou física causado intencionalmente e por repetidas vezes. Nesse caso, não foi o que aconteceu, porém, talvez o desconforto da aluna não fosse de fato por isso, mas sim, pela forma direta com que a resposta foi dada a ela. É preciso entender o que aquela trança representava para ela e, também, o momento de vida pelo qual ela está passando. Existem muitas formas de expressarmos nossa opinião, podendo ser com mais leveza e cuidado ao outro, que vai recebê-la.
Fico à disposição.
Um abraço,
Letícia Andrade.
Olá! Sou professora e sei o quanto, em alguns momentos a nossa opinião tem uma referência para nosso(a)s aluno(a)s. Nessa perspectiva, penso que ao pedir a sua opinião sobre as tranças que já haviam sido feitas a aluna tinha uma expectativa de que a resposta não seria negativa. Creio que ela esperava que você dissesse que havia gostado. Será que ela escolheu mais algum professor para fazer a mesma pergunta? A sua opinião importava para ela, mas provavelmente ela queria que fosse uma opinião igual à percepção dela, por isso, para ela, soou como "agressiva", de alguma forma. Como o cabelo tem muito a ver com autoestima, sua resposta para ela foi recebida como um não ao visual e à escolha dela. Mas penso que você pode tentar conversar com ela para buscar entender como ela recebeu isso e discutir um pouco mais sobre subjetividades.
Existem diversos tipos de beleza, o que é belo para você pode não ser belo para a sua aluna. O que é belo para ela, pode não ser para você.
O mais recomendável para um professor, seria conversar sobre isso, o que é belo para um pode não ser para o outro, mas que devemos respeitar essas diferenças.
Escola é um local de acolhimento e aprendizagem, trabalhando aspectos cognitivos e também socioemocionais.
Nossas respostas afetam ao outro segundo as perspectivas que este tem na resposta. Sua resposta foi direta e de acordo com o que te agrada ou não. Penso que poderia levar em consideração que existe formas de nos expressarmos com clareza e "nossas verdades ", sem atravessar a fantasia do outro. principalmente sendo nosso aluno, porque neste contexto, o aluno vê o professor, em sua maioria, como exemplo, algo a admirar.
Quanto a ser bullying, na palavra em si o que se traduz é ofensa e repetição, você pode até não ter feito isso, mas e se esta menina já vem em si colhendo ofensas e repetições, entendi!?
Sei que não é fácil lidar com alunos, escola e tudo que isso implica, mas busque olhar para cada um como único e facilitará nessa dinâmica do falar e ser ouvido.
Entendo que a situação pode ter sido desconfortável para você e para a aluna. É importante lembrar que expressar sua opinião pessoal sobre o estilo das tranças não é, em si, um ato de bullying. No entanto, a maneira como comunicamos nossas opiniões pode influenciar muito a forma como os outros se sentem.
Ao dar uma opinião sobre algo tão pessoal quanto o estilo de cabelo de alguém, é fundamental fazê-lo com empatia e consideração. Você pode expressar seu ponto de vista de uma maneira que não seja prejudicial. Por exemplo, em vez de simplesmente dizer "não acho bonito", você poderia ter dito algo como:
"Eu aprecio sua escolha de estilo, mas pessoalmente, tenho uma preferência diferente quando se trata de tranças. O que importa é como você se sente usando-as e como elas fazem você se sentir."
Essa abordagem comunica sua opinião de forma mais respeitosa, reconhecendo o direito dela de escolher seu próprio estilo. O importante é manter um diálogo aberto e respeitoso para evitar que a situação seja percebida como bullying. A empatia e a consideração são fundamentais em todas as interações, especialmente quando se trata de assuntos pessoais como a aparência física.
Quando uma criança pergunta se esta bonito algo nela ou algo um trabalho que ela fez na maioria das vezes esta procurando uma afirmação para se sentir segura.
A melhor resposta talvez fosse perguntar o que ela acha ou porque que a nossa opinião é importante.
Como você esta fazendo, perguntando se fez algo certo ou errado, provavelmente esta se sentindo insegura como a aluna. abr e espero ter ajudado.
Olá, como tem passado?
Diante da pergunta da aluna podemos pensar várias coisas que podem estar aí, quais os motivos dela se dirigir a você e questionar isso? Por que você? Ela possui alguma afetividade pela professora, no caso você? O que pode estar de outro sentido juntamente a esse questionamento é extremamente de se perguntar sobre antes de desferir qualquer resposta pessoal que seja, pois em segundo ponto vem o fato de você estar na posição de professora e educadora, uma posição diferente para as pessoas, não sabemos o que ela queria ou demandava de você, mas poderia haver algo aí.
Espero ter auxiliado um pouco.
Olá! Acredito que mais importante do que considerar se foi um bullying ou não, é entender o modo que você se colocou em frente a aluna, e as motivações que podem estar por trás daquela pergunta, e o quê a sua resposta significaria para ela. Neste caso, é importante ter cautela, pois não sabemos o modo que uma "simples" resposta pode atingir o outro, ainda mais se essa aluna for uma criança. Recomendo buscar um psicólogo para poder trabalhar essa questão e outras que também podem estar relacionadas.
Olá! É compreensível que você esteja refletindo sobre a interação com sua aluna. Expressar uma opinião sobre o estilo de tranças pode ser subjetivo e pode variar de pessoa para pessoa. No entanto, é importante considerar a forma como a opinião é expressa e o impacto que pode ter nas outras pessoas.

Em situações como essa, pode ser útil ser sensível ao contexto e à emoção envolvida. Às vezes, o que pode parecer uma simples opinião para nós pode ser interpretado de maneiras diferentes por outras pessoas, especialmente se estiverem vulneráveis em relação à sua aparência.

O bullying geralmente envolve comportamentos repetitivos e intencionais que visam causar desconforto ou constrangimento. Se a sua intenção não era magoar ou constranger a aluna, mas apenas expressar sua opinião, pode ser útil esclarecer isso com ela. A comunicação aberta e empática pode ajudar a resolver mal-entendidos e fortalecer a relação.

Cada interação é uma oportunidade de aprendizado, e isso inclui entender como nossas palavras podem afetar os outros. Se surgir uma situação semelhante no futuro, pode ser útil abordar o assunto com empatia e cuidado, garantindo que a expressão de opiniões seja feita de maneira respeitosa.
De acordo com o MEC o bullying, também chamado de intimidação sistemática, é “todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente. É importante refletir o que está por trás desta pergunta dirigida a você, o que esta aluna está buscando como resposta em você. Para além da pergunto, questionar-se o motivo desta resposta ser inflexível e dura ao ponto de não aludir os sentimentos da aluna em questão. Afinal, a aprendizagem depende de boas relações que o sujeito faz com o mundo, e principalmente com os educadores..
Não foi bullying, de jeito nenhum! Ela pediu sua opini]ão e você a deu. A aluna não conseguiu lidar com o fato de você não ter aprovado, e resolveu atacar acusando-o. Provavelmente ela tem dificuldade de ser contrariada, mas é até educativo aprender que nesta vida, ao pedir uma opinião, nem sempre a resposta é a que queríamos!
O vínculo entre aluno e professor é muito importante. Muitas vezes os alunos perguntam coisas que tem diferentes tipos de significados e representações. Você pode explicar e pesquisar junto com esse aluno a definição de Bullying e depois, de forma individualizada, conversar procurando entender como ele se sentiu e orientá-lo.
Por trás da pergunta já havia uma intenção, ou até mesmo uma dor, a pergunta foi provavelmente com base em olhares e/ou outros comentários que a mesma possa ja ter ouvido, um pouco de falta de sensibilidade de sua parte, porém não se julgue não se culpe se tiver a possibilidade de ver esta aluna novamente e se redimir do seu comentário o faça, pois assim você também se sentirá bem, uma vez que veio aqui colocar esta pergunta, entendo que também mexeu com você!
Somos seres humanos e erramos, basta uma atitude madura para reaver esta situação entre vocês!
att. Oara Milametto Mendonça
Depende, seria se você falasse em tom aspero na voz e olhar reprovador. Caso contrário, a pessoa é extremamente frágil e te enquadrou no que geralmente se diz, que foi bullying.
Olá, boa tarde! O fato de você demonstrar preocupação com essa situação já revela que se ocupou dessa sua relação com seu aluno, e que portanto está buscando cuidar de alguma forma desse vínculo entre vocês. Essa sua iniciativa é muito importante, agora sobre a aparência dele, podemos pensar primeiro o que te incomoda nesse visual: se é de fato uma questão de preferência pessoal ou se o símbolo cultural das tranças pode despertar incômodo. Além disso, podemos pensar sobre o gesto dele de buscar a sua validação: o que acha que fez com que ele te buscasse? O que significava a sua opinião para ele? O que significa para você, no lugar de educador(a), respondê-lo? Podem haver formas de comunicar preferências que sustentem um possível lugar de acolhimento, cuidado e validação que o aluno busque em você, preservando a sua opinião sincera
Não, expressar sua opinião sobre o estilo de tranças de alguém não é, por si só, considerado bullying. O bullying envolve um comportamento repetido e intencional de intimidação, humilhação ou constrangimento de outra pessoa. Dar uma opinião honesta sobre o estilo de cabelo de alguém, mesmo que seja negativa, não constitui bullying, desde que seja feito de maneira respeitosa e não intencionalmente prejudicial.

É importante considerar o contexto e a maneira como você expressou sua opinião. Se você simplesmente respondeu à pergunta da aluna de forma educada e respeitosa, indicando que não achava o estilo de tranças bonito, isso não pode ser considerado bullying. No entanto, se você foi rude, insultante ou tentou humilhar a aluna por causa de suas tranças, isso poderia ser interpretado como bullying.

O respeito mútuo e a consideração pelos sentimentos dos outros são essenciais em qualquer interação social. Se a aluna se sentiu ofendida ou desconfortável com sua resposta, pode ser útil expressar empatia por seus sentimentos e tentar esclarecer suas intenções de uma maneira gentil e construtiva.
O bullying envolve comportamentos repetidos que causam danos emocionais, psicológicos ou físicos a outra pessoa.
Dar sua opinião sobre o estilo de tranças não é automaticamente considerado bullying. No entanto, é importante considerar a forma como você expressou sua opinião e o impacto que ela teve na outra pessoa. Se sua resposta foi dada de forma respeitosa e construtiva, expressando sua opinião pessoal de maneira gentil e sem intenção de ferir os sentimentos da outra pessoa, então provavelmente não foi bullying.É importante ter em mente que todos têm direito às suas próprias opiniões, mas é fundamental expressá-las com empatia e consideração pelos sentimentos dos outros.
Compreendo sua preocupação com o que aconteceu! Na psicanálise, acreditamos que tudo o que dizemos, com intenção ou não, deve ser levado a sério.. Quando sua aluna mencionou se sentir alvo de bullying após sua opinião sobre as tranças, isso nos mostra que, mesmo sem a intenção de causar dano, nossas palavras podem ter consequências emocionais profundas!!! As palavras podem afetar diretamente a autoestima de uma pessoa, especialmente em contextos sensíveis como o da sua aluna, que está em uma fase de formação de identidade! Comentários sobre a aparência, como o estilo de cabelo, podem ser percebidos como um julgamento pessoal e cultural, o que pode levar a sentimentos de rejeição e inadequação. Entendo que essas interações podem influenciar a forma como a pessoa se vê e como acredita que os outros a veem, afetando sua autoconfiança e bem-estar emocional!
E em um contexto escolar, onde a aluna busca aceitação e validação, um comentário negativo pode ser interpretado como uma desaprovação social, o que pode intensificar os sentimentos de exclusão ou de bullying… Ao refletir sobre essa situação, você pode entender como essa troca de opiniões pode ter afetado emocionalmente sua aluna e aprender a expressar suas opiniões de maneira mais empática e cuidadosa, o que ajudará a criar um ambiente onde ela se sinta valorizada e compreendida!
Olá! Estimo encontra-la bem.
Acho que o interessante do seu movimento é justamente questionar a situação, trazendo possibilidade para reflexão acerca da situação, e talvez possibilidade de pensar para além desse momento como algo separado, e sim a representação disso para você.
Como educadores, professores, o lugar dessa figura para criança é extremamente importante, pois torna-se uma referencia representativa para os alunos e o seu desenvolver como sujeito. Retirando isso e os efeitos disso na criança, pode-se ser um momento oportuno para refletir e pensar nos significados desse momento, dessa função para você, assim como trabalhar outras questões que podem estar atreladas a esse olhar. Espero que você encontre espaços onde seja possivél realizar trocas a respeito, e um espaço de terapia, analise, pode te auxiliar nessa caminhada.
Abraços
O que consigo pensar lendo seu relato é que: " Toda verdade dita sem cuidado, vira crueldade". Logo, precisamos ter cuidado ao comunicar algo desagradável para o outro.
Olá, conforme o seu relato suponho que as tranças no cabelo podem estar refletindo algo sobre a autoestima. Como ela é sua aluna, talvez tenha admiração por você, e ao perguntar sua opinião sobre as tranças ela poderia estar buscando a sua validação. Dependendo como foi a sua postura e entoação de voz ela pode ter interpretado como bullying.

A questão do bullying é complexa, e muitas vezes está relacionada não apenas com o conteúdo da fala, mas também com o contexto, a intenção e o impacto que causa no outro. Dar a sua opinião sobre algo, por si só, não constitui bullying, mas é importante considerar como essa opinião foi expressa e recebida pela outra pessoa.

Bullying envolve uma prática sistemática de humilhação, ridicularização ou intimidação, geralmente com o objetivo de diminuir ou machucar alguém. Se sua resposta foi direta e sem a intenção de ferir, pode não se encaixar tecnicamente como bullying. No entanto, o que precisa ser levado em consideração é o impacto emocional que a sua fala teve sobre a aluna. Mesmo sem intenção de ofender, às vezes nossas palavras podem ser interpretadas de forma negativa.

Na próxima vez, talvez seja útil refletir sobre como expressar sua opinião de forma construtiva, validando o esforço e as escolhas da outra pessoa, ao mesmo tempo em que respeita seus próprios gostos. Isso pode evitar que a pessoa sinta que foi julgada ou desvalorizada.
O bullying envolve intenção repetida de humilhar, intimidar ou desvalorizar alguém, criando um ambiente de sofrimento para a vítima. Na situação que você descreveu, parece que sua resposta foi honesta, baseada em sua preferência pessoal, e não acompanhada de comentários depreciativos ou de intenção de ofender. Portanto, objetivamente, não houve bullying.

No contexto professor-aluno, a figura do professor pode ser percebida como uma autoridade. Por isso, a sua opinião pode ter tido um peso maior para ela, sendo interpretada como julgamento.

Sua resposta, baseada em sua opinião pessoal, não configura bullying, mas é importante considerar o impacto emocional que as palavras podem ter, especialmente em um contexto educacional. A psicanálise nos ensina que o significado de uma interação depende tanto da intenção quanto da percepção, e essas nuances podem ser trabalhadas para fortalecer o vínculo e promover o diálogo.
Olá, tudo bem? Veja quando ocupamos uma posição de trabalho temos que ter muito cuidado com essas perguntas. Seria interessante na proxima vez vc entender com sua aluna pq ela procurava a sua opnião?Me parece que sua aluna procurou sua aprovação por ser importante para ela.
Como pessoa você pode ter uma opnião, como profissional entendo que seja melhor vc se preservar para não gerar um mal entendido.
Uma forma de fazer isso é dizendo que o mais importante é ela se sentir bem e gostar deste estilo de cabelo. Eh uma situação bem dificil essa, espero que consiga ter te ajudado.

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