HOCD tem tratamento?

18 respostas
HOCD tem tratamento?
 Claudia Goes
Psicanalista, Psicólogo
Guarulhos
Olá.
Há sim tratamento! Conforme dito pelos colegas, é imprescindível fazer acompanhamento com um psiquiatra para fins de ajuste de medicações, bem como acompanhamento psicológico para fins de trabalhar os sintomas apresentados!
Estou a disposição!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Recomenda-se inicialmente um diagnóstico psiquiátrico preciso, com medicação, será norteador. Isso será importante para dar início ao processo psicoterapêutico, trabalhando de forma eficiente em conjunto aos efeitos do medicamento sobre os sintomas, dentre eles os sintomas de instabilidade de humor, depressivo, isolamento social, entre outros. Então, o trabalho em conjunto do medicamento com o desenvolvimento de habilidades por meio da terapia serão importantes.
Sim. É importante a avaliação do psiquiatra em conjunto com o psicólogo para que se elabore o plano de tratamento que deve incluir o medicamento e psicoterapia.
Dra. Edicleia Neves
Psicólogo, Psicanalista
Rio de Janeiro
Tem tratamento sim e a psicanálise pode ajudar muito nesse processo. A análise ajuda ao próprio paciente a construir um trajeto menos angustuoso e aceitar seu funcionamento que lhr é próprio.
Sim, há tratamento. Existem algumas possibilidades de tratamento que a partir da primeira consulta será apresentado.
Sim, todos os Transtornos Obsessivos Compulsivos têm tratamento.
Que consiste em acompanhamento Psiquiátrico e Psicológico constante.
A Terapia Cognitivo Comportamental tem se mostrado um importante aliado para tratamento de HOCD.
O importante é não perder a esperança de ter uma vida equilibrada e com bem estar!
Dr. Judson Riker
Psicólogo, Psicanalista
Salvador
Sim, existe tratamento. Procure todas as fontes de ajuda que existem. A psicoterapia que e uma area de especializacao da Psicologia tem muita ajuda. Esta doenca e caracterizada por obcessoes e compulsoes que escravizam o paciente gerando sofrimento e atrapalhando a vida e os relacionamemtos. A pessoa precisa corrigir suas crencas. Exemplo: a pessoa tem a falsa crenca que se nao obedecer aquelas obcessoes ou comoulsoes algo catastrofico vai aconteder. Esta crenca e falsa e precisa ser desmistificada. O apoio psicoterapeutico e importante. Creia na sua librtacao. Todos que lhe amam estao sofrendo com voce e torcendo pela sua libertacao.
 Amanda Salomão
Psicólogo
Recife
Sim, tem tratamento! Ele é feito com o medicamento prescrito pelo psiquiatra e a psicoterapia. Assim é possível ter um grande controle sobre os sintomas.
Sim. O HOCD é bastante diferente de dúvidas e angústias relacionadas à sexualidade em um indivíduo homossexual, e tem tratamento.

Eu sugeriria que, uma vez diagnosticado com um psiquiatra, que elaborará junto contigo um plano e tratamento incluindo tratamento medicamentoso e psicoterapia, você procurasse também atendimento psicoterápico, com um profissional que tenha conhecimento dessa condição.
 Marlene Carvalho Caterina
Psicólogo
Jacareí
Claro que é possivel! Tudo que qualquer um de nos procuramos com certeza o retorno terá.Realmente precisa de 2 acompanhamento psicologico e psiquiatrico se nescessario . O ato da proprio individuo buscar ajuda já e o inicio do tratamento, e um otimo começo.
Dra. Leila Lagonegro
Psicanalista, Psiquiatra
São Paulo
Considero importante o tratamento medicamentoso associado a Psicoterapia Analítica
Dra. Ajurymar Santos
Psicólogo, Terapeuta complementar
Feira de Santana
Olá! O tratamento existe e é possível aprender a viver com esse diagnóstico de uma maneira mais leve e saudável! A psicoterapia juntamente com o psiquiatra será fundamental nesse processo! Além de uma consciência sobre a mudança de vida. Aprender a fazer escolhas inteligentes na alimentação, espaço físico, atividade física e pessoas trará bem-estar! A mudança começa com o primeiro movimento! Abraço
 Creuza M Salvaterra
Psicólogo
Ipatinga
Sim, tem tratamento, geralmente combinado de psiquiatra e psicólogo. A abordagem mais indicada e há evidências científicas para tal afirmação, é a Terapia Cognitiva Comportamental - TCC, e muitas vezes há necessidade de apoio medicamentoso. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
 Laura Vargas Medina
Psicólogo
Barueri
Ola... A compulsão seja ela de qualquer ordem, traz sofrimento ao indivíduo. Seja um transtorno já caracterizado patologicamente ou uma disfunção de comportamento, a pessoas com compulsões podem e devem ser cuidadas. Independente de já ter um diagnostico realizado por um psiquiátra e estar em tratamento medicamentoso o acompanhamento psicoterápico é fundamental diria indispensável. Falar em cura, partiremos do pressuposto de doença e em quastões biopsicossociais é mais prudente falar em tratamento, acompanhamento, qualidade de vida e desenvolvimento. É possivel um acompanhamento profissional sim, com muitos ganhos para o paciente. Estou á disposição.
Sim. considero importante um acompanhamento profissional, considerando o que o paciente relata e então, a partir de uma avaliação realizada em conjunto paciente-profissional. O profissional deve direcionar o melhor caminho e que o paciente não se angustie.
Prof. Rosângela Fatori
Psicólogo
Matão
Respondendo a sua pergunta, sim.
Procure ajuda profissional, a associação do psiquiatra e psicologo será um diferencial neste processo.
Obrigada pelo contato, Gratidão.
Rosângela Fatori
 Katiana da Costa Santiago
Psicólogo
Fortaleza
Não podemos falar em cura, porém, em remissão de sintomas. Dentro da leitura psicanalítica é investigado a base sintomática. O primeiro passo é procurar uma análise para que esses sintomas obsessivos se coloquem a disposição para uma elaboração. Em muitos casos não se torna necessário o uso medicamentoso nas quando já há um diagnóstico médico é imprescindível. A terapia mais indicada para essa demanda é a psicanálise. Abraços
Prof. Maria Consolata Pappacena
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá!
HOCD ou TOC Gay é um tipo de TOC que está relacionado a dúvidas obsessivas. A pessoa que sofre com o HOCD sofre pensamentos intrusivos de cunho homosexual.
O tratamento para o HOCD não é diferente para os outros tipos de Toc, a psicoterapia e o apoio psiquiatrico são os indicados.
É possível superar?
Sim é possível! A psicoterapia pode ajudar bastante a superar , e o indivíduo pode viver sua vida de forma plena, saudável.
Abraços

Especialistas

Jordana Brum Andreazza Schaf

Jordana Brum Andreazza Schaf

Psicólogo

Santa Maria

Yarla Moraes Mendonça

Yarla Moraes Mendonça

Psicólogo

São Luís

Sara Camila Covre Sácara

Sara Camila Covre Sácara

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Juliette Chinchio

Juliette Chinchio

Psicólogo

Campinas

Yara Castaldini

Yara Castaldini

Psicólogo

Jardinópolis

Thiago Reis Hoffmann

Thiago Reis Hoffmann

Psicólogo

Tatuí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 77 perguntas sobre Transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.