Hj foi feito o canal no 1 molar, mas falta pôr o curativo definitivo. A dentista me passou amoxilina

6 respostas
Hj foi feito o canal no 1 molar, mas falta pôr o curativo definitivo. A dentista me passou amoxilina, Nimezulida e paracetamol. O que quero saber é, depois de um canal é necessário antibiótico e antiinflamatório ? ( Estou com medo de está mal feito )
antibiótico e anti-inflamatório após um tratamento de canal são bem comuns de serem prescritos, uma vez que a grande maioria dos tratamentos são em decorrência de infecções bacterianas e necessitam do auxílio antibiótico para debelar a infecção. Em casos de canal que não haja infecções a prescrição do anti-inflamatório pode ser suficiente. Espero ter te ajudado e até breve.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Na maioria dos casos, a medicação não é necessária. Somente em casos bem específicos, como por exemplo, quando há febre, prostração (cansaço excessivo) ou algum tipo de abcesso (inchaço). Em casos "normais", quando não há sinais de infecção secundária, não há motivo de utilizar antibióticos. Já o uso do anti-inflamatório pode ser plausível para modular/controlar a inflamação, pois o tratamento de canal pode gerar uma mínima inflamação nos tecidos periapicais, que ficam lá na pontinha da raiz. Espero ter ajudado, abraços
Dependendo do estado em que se encontrava o dente ou seja se ele estava muito infeccionado a medicação se faz necessário, portanto, se ele não estava muito infeccionado apenas um anti-inflamatório poderia resolver, mas neste caso , somente avaliado radiograficamente se teria condições de saber se foi bem tratado
Depende,tem quer ser avaliado mas pode ser nescessario a medicação se o dente estava muito imflamado ,com lesão periapical ou com fistula .
Sua dentista prescreveu analgésico, antibiótico e anti-inflamatório. Nem sempre prescrevemos estas medicações após o tratamento endodôntico (de canal), mas em muitos casos isso é comum. Especialmente o tratamento com antibiótico não deve ser suspenso antes do fim. Recomendo seguir as orientações da profissional que fez o atendimento e fique atento(a) aos sintomas, relatando cada detalhes principalmente se não perceber melhora. E não deixe de fazer a restauração definitiva do dente tão logo a colega que realizou o tratamento de canal diga que já pode realizá-lo, para não correr outros riscos.
O antibiótico não é indicado após o tratamento endodôntico comum. O anti-inflamatório ou o analgésico podem ser prescritos pois a própria instrumentação do canal gera uma inflamação transitória dos tecidos de suporte, mas ainda assim não fazem parte do tratamento, servindo apenas para o controle da dor pós operatória, por cerca de 3 dias, em média.

Especialistas

Caroline Borges

Caroline Borges

Dentista

Goiânia

Flávio De Paiva Medeiros

Flávio De Paiva Medeiros

Dentista

Varginha

Carolina de Souza

Carolina de Souza

Dentista

Curitiba

Elisa Grillo

Elisa Grillo

Dentista

Brasília

Sabrina Guimarães

Sabrina Guimarães

Dentista

Belém

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 147 perguntas sobre Abcessos dentários
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.