Hipocondríase é hereditário?

5 respostas
Hipocondríase é hereditário?
Acredita-se que o tipo de personalidade, a experiência de vida (cuidados excessivos com a saúde, histórico de doença grave ou morte na família), transtorno de ansiedade e questões hereditárias estejam envolvidas, porem não se sabe ao certo a causa da doença.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! A hipocondria é um medo excessivo e persistente sem uma causa orgânica que se justifique, ou nenhum dado clínico que se evidencie.Não se sabe ainda qual a causa, porém existe diversas causas, podendo ser hereditária, da própria personalidade da pessoa, e até mesmo de experiência de vida.Ter preocupação em excesso com a saúde é um sinal de que algo não vai bem, e o profissional especializado para lhe auxiliar é o psicólogo. Espero ter ajudado. Abraços!
Assim como com outras patologias psiquiátricas a origem da doença depende da interação entre o ambiente e a genética.A forma com que se lida com acontecimentos traumáticos ou frustrantes, dita resiliência, as crenças que são formadas durante a criação e convivência com os pares, e a possibilidade de herdar fator genético dos pais Todos esses são fatores que interferem para o aparecimento de uma alteração psiquiátrica, incluindo a hipocondríase.

Atenciosamente,
Há uma hipótese associada com mães extremamente ocupadas e passam uma mensagem equivocada a seus filhos de que só receberão carinho se estiverem doentes. Claro, a mãe não tem culpa, cada criança faz uma interpretação das situações vividas por ela. A hipocondria pode ser utilizada também como uma forma de evitar lidar com os problemas reais.Isso acontece quando a pessoa sente que não tem controle dos seus problemas, e passa a focar-se muito em si mesmo, como forma de evitá-los. Bem, são possibilidades. Contudo, a hipocondria faz parte de um quadro de ansiedade. A interpretação que cada pessoa dá aos fatos de sua vida, as crenças construídas desde a infância e sua genética é que definem os transtornos psicopatológicos.
Embora não seja uma doença hereditária, a família desempenha um papel importante na história desse sujeito e de como ele vai reagir quando exposto a algum tipo de doença. Na verdade muitos especialistas concordam que muitos hipocondríacos são formados em uma casa que tenha se dado muita importância aos cuidados com saúde ou para pequenos inconvenientes como gripe, uma dor de cabeça ou qualquer outro sintoma com pouca intensidade ou frequência; no entanto é reagido com muito exagero e excesso de cuidados e auto medicação.
Atenciosamente.

Especialistas

Osmar Hanashiro

Osmar Hanashiro

Psicólogo

Registro

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Maurício Lacerda Caldeira Filho

Psiquiatra

Ipatinga

Mônica Arraes Moreira

Mônica Arraes Moreira

Psicólogo

Rio de Janeiro

Fernanda Rangel da Silva

Fernanda Rangel da Silva

Psicólogo

Campos Dos Goytacazes

Wanglares Neto

Wanglares Neto

Psicólogo, Terapeuta complementar

Rio Claro

Sandra Ribeiro

Sandra Ribeiro

Psicólogo

Brasília

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Hipocondríase
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.