Hiperventilação o que é ? e porque a pessoa hiperventila?

7 respostas
Hiperventilação o que é ? e porque a pessoa hiperventila?
Olá Considerando as colocações acima, observe que existem algumas causas emocionais que podem contribuir com o sintoma da hiperventilação. Se é algo recorrente, procure observar-se e identificar os pensamentos que possam provocar esta sensação. Conhecer estes "gatilhos" podem ajudar a superar e evitar o desconforto. Tente e seja feliz.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com oque os colegas colocaram. Também é possível se desencadear a hiperventilação de forma mecânica e consciente, apartir de exercícios respiratorios, por exemplo em exercícios respiratorios, para baixar a ansiedade, orienta-se que se sente ou deite, evitando tonturas ou até quedas. Em reforço da parede abdominal em artes marciais. Sintomas psicológicos como os citados acima. Alguns problemas cardíacos também podem levar a pessoa em momento específico, a hiperventilar. É importante fazer uma avaliação com médico clínico para definir se for o caso de tratamento.
A hiperventilação é um dos sintomas que podem aparecer quando a pessoa tem uma resposta de medo ou ansiedade frente a algum estímulo. Se caracteriza por a pessoa respirar de forma mais rápida e intensa. Essa reação está ligada a estratégias de luta/fuga que são adaptativas em situações onde há perigo a vida, aumentando as chances de sobrevivência do indivíduo. A hiperventilação é um dos sintomas que vai ajudar a pessoa a lutar/fugir, pois aumenta as trocas gasosas.
A hiperventilaçao é o aumento da quantidade de ar que ventila os pulmões, seja pelo aumento da frequência ou intensidade da respiração.
A pessoa hiperventila devido á ansiedade, exercícios físicos, febres, e doenças respiratórias. A hoperventilaçao pode estar associada também ao ataque de pânico, histeria e outros transtornos de ansiedade, segundo a classificação CID 10.
Espero contribuído!
Monica
Gostaria de acrescentar que quando a hiperventilação se dá por causa da ansiedade é possível controlá-la e isso é importante porque ela não só causa muitos sintomas, como também sensações físicas bem desagradáveis. há exercícios específicos a isso associados às técnicas de relaxamento e técnicas de meditação também podem ajudar. um abraço!
A hiperventilação pode partir de questões emocionais, recorrentes ou únicas. É preciso investigar melhor o momento em que isso aparece ou apareceu para que possa trabalhar a questão. Para isso existem diferentes técnicas e áreas, podem segui com um psicólogo ou outro profissional.
A hiperventilação é uma respiração rápida e superficial que ocorre quando uma pessoa respira mais ar do que o necessário para suprir suas necessidades de oxigênio. Isso pode resultar em uma queda nos níveis de dióxido de carbono (CO2) no sangue, o que pode levar a uma série de sintomas desconfortáveis. Alguns dos sintomas comuns da hiperventilação incluem:

1. Tontura ou vertigem.
2. Respiração rápida e superficial.
3. Formigamento nas mãos e nos pés.
4. Sensação de falta de ar.
5. Batimentos cardíacos rápidos.
6. Confusão ou sensação de desrealização.
7. Cãibras musculares.
8. Ansiedade intensificada.

As pessoas podem hiperventilar por várias razões, incluindo:

1. Ansiedade: A hiperventilação é frequentemente desencadeada por ansiedade, estresse ou pânico. Nessas situações, a pessoa respira mais rapidamente do que o necessário, muitas vezes sem perceber.

2. Exercício intenso: Durante o exercício vigoroso, a respiração pode aumentar para suprir o corpo com mais oxigênio. No entanto, em alguns casos, isso pode levar à hiperventilação se a pessoa não controlar a respiração adequadamente.

3. Dor ou desconforto: Algumas pessoas podem hiperventilar em resposta a dor intensa ou desconforto físico.

4. Distúrbios respiratórios: Em casos raros, distúrbios respiratórios, como a síndrome da hiperventilação, podem levar a episódios crônicos de hiperventilação.

5. Distúrbios médicos: Certas condições médicas, como febres altas, distúrbios metabólicos ou doenças pulmonares, também podem levar à hiperventilação.

É importante abordar a hiperventilação de forma adequada, pois a queda nos níveis de CO2 no sangue pode causar desconforto significativo. Para ajudar alguém que está hiperventilando, é recomendável:

1. Fazer a pessoa respirar mais lentamente: Peça à pessoa para respirar profundamente pelo nariz e, em seguida, expirar lentamente pela boca. Tente guiá-la através de respirações controladas.

2. Usar uma sacola de papel (opcional): Respirar em uma sacola de papel pode ajudar a pessoa a reter um pouco mais de CO2 e restaurar o equilíbrio respiratório.

3. Oferecer apoio emocional: Tranquilize a pessoa, lembrando-a de que a hiperventilação geralmente não é perigosa e que os sintomas podem ser controlados.

Se a hiperventilação persistir ou estiver associada a uma condição de saude subjacente, é importante procurar ajuda médica para avaliação e tratamento adequado como num pronto socorro de clinica medica.

Especialistas

João Felipe Franca

João Felipe Franca

Médico do esporte

Rio de Janeiro

Uirá Henriques

Uirá Henriques

Psiquiatra

Campina Grande

Agendar uma visita
Guilherme Ward Leite

Guilherme Ward Leite

Pneumologista, Médico clínico geral

São Paulo

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 18 perguntas sobre Hiperventilação
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.