Hipertireodismo pode ser a causa de linfonodos? Estou com três em regiões diversas do pescoço a mais

2 respostas
Hipertireodismo pode ser a causa de linfonodos? Estou com três em regiões diversas do pescoço a mais de um mês e trato o hipertireodismo, tenho nenhum sintoma.

É compreensível que a presença de linfonodos aumentados no pescoço cause preocupação, especialmente se você já está tratando uma condição como o hipertireoidismo. O hipertireoidismo é caracterizado por uma produção excessiva de hormônios da tireoide, mas geralmente não é diretamente associado ao aumento dos linfonodos.

Os linfonodos, ou gânglios linfáticos, normalmente aumentam de tamanho como resposta do sistema imunológico a infecções ou inflamações. Embora o hipertireoidismo possa ter um impacto na função imune, ele não é reconhecido como uma causa direta de aumento dos linfonodos. No entanto, algumas condições relacionadas à tireoide, como a tireoidite, que é uma inflamação da tireoide, podem levar a mudanças nos linfonodos devido a processos inflamatórios ou infecciosos.

É fundamental avaliar a natureza desses linfonodos que você menciona. Se eles são duros, se movem facilmente ou se são sensíveis ao toque, e também considerar se você tem outros sintomas como febre, perda de peso ou mal-estar geral. Também é relevante verificar se existe alguma infecção ou outra inflamação no corpo que possa estar contribuindo para o aumento dos linfonodos.

Dado que você relata a presença desses linfonodos por mais de um mês sem outros sintomas, seria prudente consultar um médico para uma avaliação detalhada. O médico poderá realizar exames apropriados para determinar a causa subjacente do aumento dos linfonodos e oferecer um tratamento adequado. A abordagem da medicina integrativa nesse caso seria benéfica, pois considera todos os aspectos da sua saúde para desenvolver um plano de cuidado que aborda tanto a causa quanto os sintomas de sua condição.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, tudo bem? Primeiramente prazer em conhecer você, é uma grande satisfação te ter por aqui e poder te auxiliar!

Sim, existe correlacao tanto de causa como de consequencia...

Sugiro não fazer nada por conta própria e buscar ajuda de um endocrinologista para te auxiliar com medicamento/doses específicas para o caso (se necessário), até mesmo por Teleconsulta.

Espero ter ajudado, fico a disposição!

Atenciosamente,
Dr. André Mahmoud
lnsta: @andremahmoud.endocrino
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.