Há uns 6 meses tive a primeira crise de ansiedade, sensação de medo, medo da morte, coração saindo p

28 respostas
Há uns 6 meses tive a primeira crise de ansiedade, sensação de medo, medo da morte, coração saindo pela boca. Percebi nas crises posteriores que a intensidade dependia do meu medo, então consegui me controlar e não tenho mais crises, porém sinto muitos sintomas de ansiedade, tais como: temores nos músculos e pálpebras, as vezes dores no corpo e taquicardia, percebi tb que esses sintomas ocorrem 90% quando estou em casa, quando estou no trabalho, praia ou academia não ocorre. Devo procurar um cardiologista antes de procurar um psicólogo? Ou se meu caso já é de TAG?
Bom, primeiramente sempre indico que procure um psicólogo e um médico de sua confiança, para que ambos possam fazer o trabalho em conjunto.
O médico vai te passar uma série de exames gerais pra te dar a certeza de como está sua parte física. Na terapia vamos trabalhar essa ansiedade, os sintomas físicos e psíquicos. Quando ficamos ansiosos é comum que primeiro apareça os sintomas físicos e só depois é que percebemos que há os sintomas psicológicos como: medo, angústia, insegurança, etc. É importante fazer a terapia para que possa aprender a lidar com tudo isso, entender porque isto acontece, principalmente, quando está em casa, quais os fatores que fazem com que você se sinta assim. Procure a ajuda de ambos os profissionais, quanto mais rápido começar, melhor vai se sentir em relação aos estados ansiosos e os outros sentimentos que circulam a ansiedade. Espero ter lhe ajudado!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 150

Olá,
Você está conseguindo controlar os sintomas e isso é muito bom, porém é uma etapa do que precisa fazer para voltar a um equilíbrio emocional.
O tipo de ansiedade que está desencadeando esses sintomas, pode estar inconsciente, encoberta por algum tipo de defesa de si mesmo, algum medo ou mesmo um trauma.
Oriento a buscar ajuda de um profissional da psicologia, para fazer uma avaliação.
Te convidamos para uma consulta: Avaliação psicológica - R$ 150
Para que seus sintomas acabem de vez é necessário entender os motivos emocionais que desencadeam isso! Alem disso,voce já tem uma boa pista,pois percebe que os sintomas surgem só em sua casa.Procure um psicólogo!
Você tem conseguido controlar os sintomas e isso é muito importante porque demonstra que seus recursos internos estão funcionando. Porém, você sinalizou que alguns sintomas ainda persistem quando você está em casa. Nesse sentido, é importante iniciar ou permanecer no processo terapêutico para ser identificado a origem ou gatilhos que disparam a ansiedade nesse ambiente: como está sendo sua rotina em casa? o que acontece em casa que pode estar acionando sua ansiedade? Identificado o porquê é necessário aprender a lidar com isso. Provavelmente em outros ambiente sua mente esteja focada nas atividades (trabalho, exercício, paisagens ou pessoas que circulam pela praia). Lembrando que a consulta médica também é super importante e recomendada. Através dela você terá as informações de como está funcionando sua parte física e, precisando, poderá ajustar alguma coisa também. Medicina e Psicologia, nesse caso, andam bem em conjunto. Se cuida!
O transtorno de ansiedade é um problema muito comum na contemporaneidade e que tem tratamento eficaz através de um bom acompanhamento psicológico. O uso de medicamentos pode ser benéfico, mas não obrigatoriamente necessário, e só deverá ser indicado após uma criteriosa avaliação. O psicólogo irá trabalhar em conjunto com o médico e ajudar você nesse cuidado que você agora está precisando. Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 160
Olá, se faz necessário ir ao médico também para dar uma olhada em tudo que seja biológico. No entanto, a base destes sintomas é o medo. Medo de que? Investigar bem este tema poderá te ajudar muito e, para tanto, se faz necessário a psicoterapia. Bom caminho!
Olá! Tentar controlar os sentimentos, pensamentos e emoções pode ter um efeito paradoxal. Se eu te falasse "Não pense em um bolo de chocolate com cobertura de chocolate" o que provavelmente aconteceria? O bolo de chocolate apareceria nos seus pensamentos, você salivaria ou poderia se sentir enjoada caso não gostasse de chocolate. Quando tentamos controlar, evitar, eliminar uma emoção, pensamento ou sentimento, podemos aumentar ainda mais nosso sofrimento. Pelo o que você diz, seus sintomas ainda continuam, talvez até mais intensos. Imagino que você agiu assim porque é difícil ficar em contato com essas experiências dolorosas e esse foi o jeito que você aprendeu a lidar com o que ocorre dentro da sua pele.
Nós seres humanos aprendemos desde a tenra infância a resolver/solucionar situações no mundo externo e isso se generaliza para nosso mundo interior, sendo que essas estratégias ao invés de ajudar, nos prejudicam. Acredito que as nossas emoções não são problemas a serem resolvidos, elas estão ali para nos guiar, para nos sinalizar o que tem de importante nas nossas vidas.
Não descarte a possibilidade de realizar uma consulta médica e exames para verificar sua saúde física e no que diz respeito a sua saúde emocional é importantíssimo ressaltar que você já está identificando os contextos nos quais as crises aparecem, com o início da psicoterapia, o psicólogo poderá lhe acompanhar e lhe ajudar a compreender de forma mais ampla o que está acontecendo nesse atual momento da sua vida. Se cuide! Um abraço!
Oi oi
Vamos lá, pelo seu relato não diria de primeira ser TAG, existem alguns momentos que você se controlar, isso é um bom sinal.
Em outros momentos não; O que seria ideal procurar um psicólogo e junto desse profissional entender o seu momento de vida, ou em que contextos essa ansiedade aumenta; e também buscar um médico e verificar qualquer aspecto de ordem biológica,

Abraço,
Se cuide.
Olá! Bom saber que você não se entrega mais às crises. Com o tempo, aprendemos a enfrentar alguns sintomas. Este é um importante passo do autoconhecimento! Mas ainda é possível aprofundar. Entender de gatilhos... ou seja... quais temas/situações desencadeiam as crises de ansiedade. Importante notar também que você aprendeu a relaxar, e assim, evita crises maiores. Medo, de modo geral, faz parte da vida. E como você lida com eles? Precisa de ajuda? Conta comigo! Até mais!
Parece que não conseguiu controlar suas crises. Para uma avaliação mais precisa, procure um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade
Olá. A avaliação por especialidade médica é um bom caminho, devemos descartar toda hipótese que possa ser biológica, porém é de suma importância você procurar um profissional psicólogo para avaliar sobre os sintomas de ansiedade que ainda persistem. Onde o mesmo poderá trabalhar estas questões na psicoterapia. Desejo-lhe melhoras..
O trabalho do médico junto com o psicológo são de fundamental importância, são trabalhos com objetivos distintos, porém complementares. Te oriento buscar um psicólogo para tratar suas emoções, pois , através de seu relato percebo sua necessidade e que é fundamental para a regulação emocional, autoconhecimento e uma melhor qualidade de vida. Assim como buscar um bom médico para avaliar questões biológicas.
Olá!! Procure ambos, o trabalho conjunto é fundamental para
um melhor resultado. No psicólogo será possível investigar e identificar as causas psicológicas e emocionais desses sintomas e você junto com o terapeuta terão ferramentas para tratar e lidar com o que lhe vem ocorrendo. Não deixe de procurar ajuda pois, já tem um sofrimento bem presente que pode lhe prejudicar na rotina e dia a dia.
Olá, você precisa consultar com psicólogo e psiquiatra.

Um profissional vai combater os sintomas ( escolhendo e acompanhando o efeito do medicamento). E o outro, vai trabalhar as causas da ansiedade.
Lembrando que vivemos em um mundo de causa e efeito. A ansiedade é o resultado, não a causa! Lembre-se que o Brasil é o país mais ansioso do mundo segundo a Organização Mundial de Saúde. Está tudo bem sofrer dessas emoções alteradas. O que não é bacana, é que você negligencie as causas.

Abraços
Pela descrição, você estava tendo ataques de pânico (tipo mais agudo e intenso de uma crise de ansiedade) e aprendeu, com sucesso, a identificar o que aumentava a intensidade da crise (no caso, o quanto você acreditava que aquilo era potencialmente ameaçador a sua vida), conseguindo assim, maior capacidade de regulação emocional. É provável que os sintomas atuais relatados sejam manifestações da ansiedade, mas nunca se pode excluir a possibilidade de uma alteração biológica. Sendo assim, se possível, descarte a dúvida e procure um profissional de saúde mental para realização de diagnóstico e tratamento adequado. Abraços!
Importante sua questão.
É sim muito importante descartarmos outras causas para os sintomas, mas, mesmo descartando é necessário passar por uma avaliação com um psicólogo para fechar o diagnóstico de TAG. Mesmo que não cumpra os critérios diagnósticos para o transtorno, incomoda e deve ser tratado por um profissional. Fico feliz que esteja buscando se cuidar. Espero que fique bem!
Que bom que você já consegue se perceber e controlar as crises, uma vez que uma das principais ferramentas contra a ansiedade é o autoconhecimento. Mas como ainda existe um grande incomodo seria interessante buscar o acompanhamento psicológico, para que juntos vocês avaliem a necessidade de mais exames e acompanhamento médico de várias especialidades. Qualquer coisa estou a disposição para ajudar.
Esses também podem ser sintomas de ansiedade. Mas é sempre importante descartar as hipóteses fisiológicas antes de tratar diretamente como ansiedade, portanto, é adequado sim que primeiramente procure um cardiologista.
Olá, boa noite!

São sintomas de ansiedade, mas também é necessário buscar um médico para compreender se essas ações do corpo tem alguma justificativa biológica também.
Nossa mente e corpo trabalham juntas então, a ajuda psicológica virá para te ajudar a compreender melhor os sentimentos e sensações que você tem antes, durante e após essas crises. Bem como auxiliar você com mais ferramentas para lidar com elas até que elas possam diminuir e não persistir.

Um abraço
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 180
Olá! É importante que você procure os dois profissionais. Fazer exames médicos poderá descartar hipóteses de problemas físicos e dessa forma você pode ser concentrar no tratamento psicológico.
Os sintomas de TAG são:
Ansiedade e preocupação excessivas (expectativa apreensiva), ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com diversos eventos ou atividades (tais como desempenho escolar ou profissional).
O indivíduo considera difícil controlar a preocupação.
A ansiedade e a preocupação estão associadas com três (ou mais) dos seguintes seis sintomas (com pelo menos alguns deles presentes na maioria dos dias nos últimos seis meses).
1. Inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele.
2. Fatigabilidade.
3. Dificuldade em concentrar-se ou sensações de “branco” na mente.
4. Irritabilidade.
5. Tensão muscular.
6. Perturbação do sono (dificuldade em conciliar ou manter o sono, ou sono insatisfatório e inquieto).
A ansiedade, a preocupação ou os sintomas físicos causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Olá, sugiro que você procure os dois profissionais, para descartar hipóteses de problemas físicos e tratar os sintomas da ansiedade. Os sintomas que você citou são comuns em quadros de ansiedade, e na primeira consulta a psicóloga consegue fazer uma avaliação para identificar se é um transtorno de ansiedade. Busque ajuda para que consiga maneja os sintomas e tenha qualidade de vida. Espero que fique bem.
Olá, muitos dos sintomas que você descreveu são característicos de ansiedade, mas antes de tudo é importante que você busque uma avaliação médica com um profissional de confiança para garantir que esteja tudo bem com a sua saúde física. Os sintomas de ansiedade por vezes são semelhantes aos problemas cardiológicos, por isso é importante que sempre seja descartado qualquer problema de saúde. Caso não haja nenhum problema na sua saúde física, cabe refletir que há alguns tipos diferentes de ansiedade e tudo varia de acordo com os sintomas, a intensidade, em que ambiente ocorrem e quais são os pensamentos que surgem quando as crises ocorrem. Em casos de ansiedade, o suporte psicológico pode te ajudar a lidar com a redução dos sintomas físicos, o medo e a preocupação que surge por conta disso. Quando os sintomas afetam o seu conforto e bem-estar de forma intensa também é recomendada a avaliação psiquiátrica para auxiliar na redução da ansiedade de maneira mais eficiente.
Olá! Pelo que relatou, os sintomas são de ansiedade. É necessário que busque ajuda psicológica e também com um médico, para que faça exames e descarte possíveis problemas de saúde. Os dois profissionais podem trabalhar juntos para uma melhor compreensão e acolhimento do seu caso.
Olá! É necessário investigar o que pode estar te causando sofrimento. A ansiedade é uma forma de se proteger de um perigo, é um sentimento normal quando ocorre em relação ao perigo real, mas se ocorrer em situações sem motivo aparente é porque algo não está bem. O fato de ocorrer somente quando está em casa e não em outros ambientes, é porque é preciso começar a analisar como está sua vida pessoal, com que você convive ou o que está fazendo nesse contexto. Me parece estar mais relacionado a um sintoma de aspecto emocional, mas é válido investigar, começando a terapia e também com um médico.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Boa tarde! Procure um psicólogo e um medico que você confie para fazer uma melhor avaliação da parte física. Caso ele perceba que não exista nada no físico, o psicólogo vai lhe auxiliar a resolver as questões emocionais. Abraço!
Olá. Você pode procurar ambos ao mesmo tempo, cardiologista e psicólogo. Para poder afirmar um diagnóstico é preciso uma avaliação completa. Abraços.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Entendo que enfrentar sintomas de ansiedade pode ser muito desconfortável, especialmente quando afetam a qualidade de vida. É positivo que você tenha sido capaz de identificar padrões em suas crises de ansiedade e encontrar maneiras de controlá-las. No entanto, ainda é importante abordar os sintomas de ansiedade que persistem e estão impactando sua vida diária.
No seu caso, é recomendável considerar uma abordagem holística, envolvendo tanto um cardiologista (ou um clínico geral ou médico de família) quanto um psicólogo. Agendar uma consulta com um médico pode ser útil para descartar quaisquer problemas de saúde que possam estar contribuindo para seus sintomas de taquicardia.
A psicoterapia pode lhe ajudar a compreender o que sente, tratar a ansiedade. Durante a terapia, causas, padrões de pensamento e comportamento serão tratados.
Estou aqui para oferecer suporte e orientação durante este processo. Havendo interesse por iniciar a psicoterapia, por favor, entre em contato para agendar uma consulta. Me mande uma mensagem! Estou à disposição para lhe ajudar a entender e superar seus sintomas de ansiedade, para que você possa viver uma vida mais tranquila e equilibrada. Estou aqui por você. Conte comigo! Sucesso naquilo que busca e até breve! Abraços, Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo