Há uma semana notei uma secreção branca saindo de uma das mamas, quando eu apertava. Fui num mastologista

4 respostas
Há uma semana notei uma secreção branca saindo de uma das mamas, quando eu apertava. Fui num mastologista e não tenho nódulo palpável. A secreção parou após uma semana. Estou com exame marcado, porém muito nervosa. Pode ser câncer? Não tenho outros sintomas e possuo menos de 30 anos.
Olá. A descarga papilar uniductal, cristalina (em água de rocha) ou sanguinolenta, unilateral, espontânea é suspeita. A descarga papilar bilateral, multiductal e a expressão geralmente é benigna.
A possibilidade câncer de mama para a sua idade é muito baixa.
Na avaliação da mama, o exame físico e os exames de imagem são fundamentais.
Se o seu exame físico é normal, a probabilidade de câncer é muito baixa.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, secreção esbranquiçada saindo pelo mamilo não é indicação de câncer, mesmo assim deve ser avaliada pelos exames de imagem e de laboratório, principalmente a dosagem da Prolactina que é um hormônio produzido na Hipófise e produz leite. Pode ser estimulado por alguns medicamentos como antidepressivos. A dosagem da Prolactina é feita no sangue.
A principal característica de que a saída de líquido pelo mamilo necessita investigação é o fato de ser espontânea e contínua, ou seja, ocorre sem a expressão da papila e se mantém por semanas. Descargas papilares brancas, não se enquadram entre as de aspecto mais suspeito, as quais se apresentam com aspecto cristalino como a água ou sanguíneas. Outro dado importante a considerar é a idade, já que em pacientes abaixo de 40 anos as descargas estão associadas a diagnóstico de malignidade mamária em menos de 3% dos casos, já em pacientes entre 40 e 60 anos esta associação se dá em 10% dos casos e em pacientes com mais de 60 anos com descarga papilar a associação com câncer chega a 30% dos casos. Em pacientes jovens, o principal exame de imagem para avaliação complementar de mamas é a ultrassonografia, já que em virtude da alta densidade das mamas nesta idade, a mamografia tem menor capacidade para avaliação.
A descarga papilar esbranquiçada transitória isolada em paciente jovem não é um sintoma que sugira malignidade. O mais importante você já fez que foi procurar atendimento, fique tranquila, não há motivos para alarde.

Especialistas

Felipe Peres de Oliveira Ferreira

Felipe Peres de Oliveira Ferreira

Oncologista

Vitória

Débora Azevedo

Débora Azevedo

Oncologista

Salvador

Andre Katz

Andre Katz

Oncologista

São Paulo

Osvaldo Alfonso Pinto Artigalas

Osvaldo Alfonso Pinto Artigalas

Geneticista

Porto Alegre

Rafael Cruz

Rafael Cruz

Oncologista

Fortaleza

Aryella Silvestre Borges de Menezes Lourencin

Aryella Silvestre Borges de Menezes Lourencin

Cirurgião oncológico

São José do Rio Preto

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 236 perguntas sobre Câncer de mama
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.